sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Primeira semana de aula

A primeira semana de aula da cecília foi bem tranquila, aceitou super bem essas 2 hrs diarias na escolinha, e semana q vem ela já vai ficar o periodo todo da manhã.
A gente acorda cedinho, ela faz um pouco de charme pra acordar, mas logo ela desperta e ja corre pro banheiro tomar banho pra se aprontar, pega a mochila e fica me apressando.
Tive um pequeno problema com a fabricante dos uniformes porque não encontrei pro tamanho dela então estou aguardando a fabrica me avisar e comprar no tamanho correto (ps: só encontrei do short/saia).
Todo dia eu pergunto como foi na escola e a Cecís sempre responde feliz e contente que foi muito bom, que ela "bincou cas quianssas" (brincou com as crianças), me conta o que ela lanchou e que dançou, cantou e desenhou. Tudo que ela adora!
Hoje quando fui busca-la ela estava no colo de um professor (acho que é o de educação física - são muitos professores (as)) ai perguntei pra Cecília no carro: "Filha quem era o moço que estava com você no colo? Era seu professor?" ela muito rápida respondeu: "Não mamãe, era o tio." (rsrsrs)
Segue algumas fotos que eu tirei hoje:
Saindo de casa

A caminho da escola



Na escola.

PS: Agora eu dou beijo e abraço antes de abrir a porta da salinha, porque eu abria antes ela entrava e não se despedia de mim.
PS 2:  Ela fala bom dia e oi pra todo mundo no caminho pra sala, e já sabe o caminho e vai sozinha.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Receitas Caseiras por Marília Prado

Minha amiga Marília me mandou essas receitas caseiras de chás que a gente pode tomar para melhorar algumas enfermidades, eu ainda não cheguei a tomar nenhuma, mas a mãe dela já fez ela tomar várias vezes.

Fica a dica:


Xarope de mamão
Indicação: bronquite, asma
modo de usar: ferva 2 xícaras de chá de flores de mamão-macho em 1 litro de água e 4 xícaras de açúcar, até formar xarope.
Tire do fogo e acrescente 2 paus de canela e quatro flores de laranjeira fresca. deixe esfriar. coe.
modo de usar: 1 colher de chá 3 vezes ao dia.
_____________________________________________________________
Chá de folha de amora
Pegue algumas folhas de amora, quanto mais verdes melhor, lave bem, e ferva em um litro de água filtrada. Coe
Esse chá é bom para cólicas intestinais, dores no fígado, inchaço e é digestivo também, pode ser tomado para ressaca.
_____________________________________________________________
Chá de salsinha
Pegue um maço de salsinha, lave bem, ferva em um litro de água filtrada.
Coe. Tome pela manha ou quando sentir necessidade
Esse chá é bom para Inchaço por retenção de líquidos
­­­­­­­­­­­­­­­­­______________________________________________________________
Em caso de queimaduras de 1° e 2° grau, passar clara de ovo levemente batida em cima da lesão, ela é rica em colágeno e diminui o ardor, pode-se repetir de 4 a 5 vezes por dia, não lavar a película que se forma onde é passada a clara..
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­_____________________________________________________________
Água de coco batida com gengibre é um santo remédio para enxaqueca e dores fortes de cabeça.
_____________________________________________________________
Suco de laranja com cenoura e beterraba, tomar por no mínimo uma semana antes de se bronzear, o betacaroteno contido nesses legumes ajudam na obtenção de uma cor natural e duradoura
_____________________________________________________________
Se você tem um machucado, por exemplo uma unha infeccionada, retire aquela pelinha de tem dentro da casca de ovo e envolva o machucado, ela “puxará” todo o pus que está causando a infecção, de modo a deixar o machucado limpo e pronto para ser tratado de dentro para fora com um anti-séptico.
O mesmo pode ser feito com farinha de trigo e mel envolto em gaze.
Dói, você sente latejar, mas logo passa e melhora de vez.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Primeiro dia de aula!!

Hoje foi o primeiro dia da vida academica da Cecília!
Acordamos cedo, tomamos banho e nos arrumamos pra ir pra escola. Chegando lá ela adorou, entrou na salinha falou com as outras crianças, com as professoras e nem me deu tchau.
O primeiro dia da adaptação ela só ficou 2 horas na escola, cantou, dançou e brincou muito. Quando fui busca-la ela estava super animada.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

UTILIDADE PUBLICA - GOLPE DA LISTA TELEFONICA

O golpe da publicidade na lista telefônica: a empresa vítima recebe algum contato por parte de uma empresa editora de listas telefônicas (as vezes se apresentam como empresas de publicidade ou como filiadas de companhias telefônicas). No contato, muito gentil e prestativo, são solicitados dados supostamente para atualização de informações para a tal lista telefônica ou para outras finalidades, sempre deixando entender ou falando abertamente que se trata de algo gratuito ou sem custos adicionais além da conta do telefone. Freqüentemente eles pedem também alguma informação particular de quem atender (números de documentos), supostamente por razões de segurança e confiabilidade das informações fornecidas. Em alternativa eles pedem para enviar as tais informações por fax ou preenchendo e retornando um formulário que eles enviam também por fax. Neste caso freqüentemente também solicitam que alguém assine para confirmar as informações.
Depois de algum tempo chegará uma fatura da tal empresa, ou de outra parecida, cobrando um valor (normalmente entre 500 e 1500 Reais, muitas vezes parcelados) para inclusão dos dados em alguma lista telefônica ou para anúncios ou publicidades. Se a empresa vítima não pagar eles ameaçarão ações na justiça e cobrarão de forma insistente alegando que foram contratados para incluir a empresa na tal lista ou para publicar os anúncios, que o serviço foi prestado e que as informações para tanto foram fornecidas por Fulano ou Beltrano (quem confirmou as informações por telefone e/ou assinou os documentos confirmando por fax), apresentando para tanto as provas que coletaram na hora do contato inicial (número do documento, fax enviado com/sem assinatura etc...).
Existe uma variante em que o contato é feito diretamente por uma empresa de cobrança da tal lista telefônica e, quando questionados, eles (ou a própria empresa da lista telefônica) solicitam que seja assinado e enviado por fax um requerimento pré-formatado (por eles) para que possam ser fornecidas maiores informações ou documentos que comprovem a divida. Neste documento existem clausulas de admissão da divida que, uma vez assinadas, serão executadas. Em alternativa, de posse de um exemplar da assinatura, serão forjados documentos supostamente enviados por fax autorizando a tal publicação nas listas telefônica com conseqüente cobrança.
A cobrança de títulos prescritos, falsos ou inexistentes: existem algumas variantes desta modalidade. Em alguns casos a vítima (pessoas física ou pequena empresa) recebe um contato (por telefone, e-mail ou carta) de um suposto cartório de títulos ou de um suposto escritório de advocacia, supostamente sediado em algum lugar distante. No contato a vítima é informada da iminência do protesto de supostos títulos (boletos, contratos, cheques...) por ele emitidos e não pagos, e que para evitar tal ocorrência (que acarretaria maiores custos e a inclusão do nome nos órgãos de restrição ao crédito), deve fazer um deposito imediato de certa quantia. Quando solicitados a enviar copia de tal titulo os golpistas não apresentam nada (alegando qualquer desculpa) ou, às vezes apresentam cópias de documentos falsificados (em alguns casos com a ajuda voluntária ou não de funcionários internos quando a vítima for empresa).
Na realidade se trata de ameaça vazia pois não existe nenhum titulo em condição de ser protestado nem razões para inclusão nos órgãos de restrição.
Em outra modalidade, os golpistas coletam, junto a empresa e outras entidades, cheques antigos devolvidos na época e nunca pagos, mas também amplamente prescritos em função do tempo passado. Com estes documentos nas mãos realizam uma cobrança muito agressiva informando a vítima que em caso de não pagamento de um valor estipulado para acordo o nome da mesma seria incluído nos órgão de restrição ao crédito e uma ação de cobrança judicial seria imediatamente iniciada. Quando solicitados não tem problemas em apresentar cópia do cheque prescrito. O intuito é assustar a vítima para fazer com que aceite um acordo e realize pagamentos que na realidade são totalmente indevidos por ser o título prescrito.

É importante saber que vários casos deste tipo são passíveis de ações de recuperação (quando os golpistas não tiverem já sumido), sobretudo em força do Código de Defesa do Consumidor. A melhor defesa, porém, é sempre ter um controle firme sobre a própria administração, contabilidade e processo de pagamentos.

Via Telefone

Ligação falsa oferecendo renovação de contrato

O anunciante recebe um fax com a cópia de seu anúncio publicado na edição anterior da TeleListas.net impressa ou com a impressão do seu anúncio no site junto, com a ligação de uma empresa, que propõe a renovação do contrato. Em alguns casos, o anunciante é pressionado a fazer o pagamento e ameaçado de ter o nome da sua empresa no Serasa ou SPC.
Ocorrem também, casos em que os dados da empresa são solicitados para fins de anúncio gratuito e posteriormente é enviado um boleto de cobrança.
O que fazer?
Não efetue nenhum pagamento. Reúna o maior número possível de documentos enviados pela empresa golpista: fax, contratos, boletos, etc, e procure as autoridades competentes, como Ministério Público ou Defensoria Pública.

Ligação falsa de cartório propondo negociação de protestos

Importante: tenham sempre em mente que Cartórios não realizam cobrança e nem negociam parcelas de dívidas, eles protestam a dívida.
O que fazer?
Uma boa dica é buscar na lista telefônica ou no site de buscas - pode ser o próprio TeleListas.net - se o Cartório existe e se o número de telefone informado confere. Você pode fazer a busca na lista pelo título "Cartório" e o nome, ou pelo telefone; e no site, pela palavra-chave "Cartório" ou o nome.

O Procon alerta: contratos fechados via fax, telefone ou Internet são válidos. “O consumidor sempre tem que ficar atento quando alguém liga pedindo seus dados. Os dados cadastrais são sua identidade, e com essas informações é possível contratar em nome delas. Por isso é tão importante saber com quem está falando do outro lado da linha antes de fazer qualquer tipo de negócio”, explica a coordenadora do Procon em Belo Horizonte, Stael Riani. “É preciso ter atenção, senão o consumidor vai ter sua vida financeira toda travada”.
O Procon recomenda ainda que quem estiver interessado em divulgar seus negócios procure saber se as empresas que oferecem anúncios existem mesmo, onde estão estabelecidas e há quanto tempo funcionam.
Fonte: G1


O que fazer se você já foi vítima do golpe:
O primeiro passo é guardar o documento que os golpistas enviaram por fax e obter o maior número de informações possível sobre a falsa editora de listas. Com as informações e o contrato em mãos o próximo passo é procurar o Procon e registrar uma queixa. Depois deve-se fazer denúncias no site Reclame Aqui e no site do Jornal o Globo - Defesa do Consumidor, não se pode esquecer de imprimir as páginas com as reclamações.

Agora vem um dos passos mais importantes, procurar um advogado e pedir que elabore uma Carta de Cancelamento de Contrato com todas as cláusulas possíveis, solicitando o Cancelamento de toda e qualquer edição de publicação do "Serviço Contratado". Feito isso a vítima do golpe deve encaminhar todos esses documentos (registro no Procon, denúncias nos sites e a Carta elaborada pelo advogado) a editora de listas que os golpistas dizem representar.
É muito provável que os vigaristas voltem a importunar e a fazer ameaças, nesse caso o melhor a fazer é tomar medidas drásticas: procure a polícia, leve todos os documentos já mencionados, inclusive o contrato que foi assinado e registre um Boletim de Ocorrência.
Sempre que possível grave as ligações, hoje em dia vários celulares e telefones fixos possuem essa funcionalidade, elas poderão servir como prova, caso seja necessária uma mais tarde.
Tomadas essas atitudes, se o dinheiro não for reembolsado e os golpistas não se manifestarem, procure novamente o advogado e abra um processo, pois hoje em 90% desses casos, quando a vítima procede de maneira correta os criminosos acabam sendo presos.
Com as precauções certas anunciar em listas telefônicas, tanto online quanto impressas, pode se tornar um ótimo negócio, para a editora, para o cliente e para o usuário final da lista.
Para obter mais informações, ler depoimentos e conhecer as principais empresas que aplicam o golpe você pode acessar o blog O Golpe da Lista Telefônica, que contém mais informações para não cair nessa armadilha.
 
Depoimentos que encontrei na internet sobre o mesmo caso.

Assistência Técnica-CONTRATO ENGANOSO

Golpe, Lista Telefônica Classitel, atualização de lista.



quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Cecília chegou!

Cecília chegou de viagem ontem a tarde, sai do trabalho e vim correndo para casa, porque sim, eu estava morrendo de saudades da minha filha e não aguentava mais ficar longe dela.
Cheguei em casa igual uma louca chamando por ela e ela estava no quarto brincando, veio me deu um abraço, um beijo e só. Isso mesmo.. não me deu muita bola não.. rsrs
Depois de muito adular ela veio no meu colo e ficou mais carinhosa..
Voltou toda pretinha, gordinha e falando horrores!!! Voltou cantando todo tipo de música e até dançando forró!!
Está cheia e biquinis e maios, roupas e sapatos novos.
SUPER HIPER MEGA mimada e manhosa. E com a rotina as avessas.
Minha mãe comprou um cadeirão novo para colocar no carro, porque esse item estava precisando mesmo, pegou uma promoção super barata em Alagoas, adorei esse presente (estava na minha lista de urgencias).
Hoje eu tirei o dia de folga pra ficar com a pequena, para matar a saudade e colocar umas coisas em ordem. Estou adorando ficar juntinho dela, mas amanhã vou trabalhar.
Toda hora a Cecília vem com uma novidade,morro de rir.
É muito bom estar com minha vida completa!
beijo

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O ônus e o bônus de ser mãe (ou: mãe é mãe!!!)

Por: Calu

Quando escrevi meu último post sobre a falta do silêncio e a saudade de mim mesma (aqui) um comentário me chamou a atenção, e me deixou pensando a respeito pelos últimos 4 dias. Ele começa assim:
Acabei de me separar e agora tenho inveja da vida que meu ex-marido leva: ele não precisa ter a responsabilidade de cuidar do filho todos os dias e pode voltar a "ser ele" mais vezes na vida.
Passei os últimos dias relembrando minha vida de mãe em diferentes fases: quando eu estava com o pai dos meus filhos que era muito ausente, depois da separação como mãe solteira de gêmeos de 1 ano e hoje, casada com meu marido que é extremamente participativo. E independente da fase, da condição, do estado civil, uma coisa é fato: o filho é da mãe! 

Vamos falar da regra, não da excessão:

Quando um filho fica doente, quem falta ao trabalho?
Quem é mais discriminada no mercado de trabalho pelo fato de ter um filho?
Quem tem o corpo completamente transformado, e os horrmônios alterados pela gestação?
Quem acorda toda noite, de hora em hora porque "eu tenho que trabalhar amanhã" e "você fica em casa o dia inteiro"?
Quando um filho tem um pesadelo ou está doente, por quem ele chama?
Pra quem a escola liga em caso de emergência?
Com quem os filhos ficam em caso de separação?

A resposta para todas essas perguntas é a mesma! A mãe.

E muitas vezes isso é um peso sim, não só para quem se separou. É claro que mães solteiras ou separadas carregam um fardo maior, mais difícil. Mas independente de quem é o pai do seu filho - e que será pai para sempre, independente do que aconteça - não tem comparação o papel da mãe e do pai no dia-a-dia de um filho.

Não estou entrando no mérito de formação de caráter, de valores, nada disso. Meu ponto aqui é baseado no comentário da Fabi. A Responsabilidade de criar o filho, é da mãe! #Fato

Para quem é casada, quantas vezes você já não se pegou numa situação com filho chorando, fralda suja, cachorro precisando passear, telefone tocando, etc e você olha pro sofá/varanda/cama/rede e seu marido tá lá.... como se tudo estivesse em paz cochilando/vendo tv/lendo/tomando cerveja/no computador? E tudo que você consegue pensar é: "Não é possível! Eu não acredito que esse folgado está vendo que eu tô precisando de ajuda e não tira a bunda do sofá!" ou então: "Ele faz de propósito. Só pode ser! Vamos ver até onde ele vai."

Eu entendo exatamente o sentimento da Fabi, porque passei por isso. Inclusive enquanto estava com o pai dos meus filhos: que injustiça ele poder fazer happy-hour, viajar, seguir a vida e eu ter que ficar em casa com o pijama sempre golfado. Graças a Deus minha separação foi muito tranquila em relação a sentimentos. Os dois queriam seguir rumos diferentes, então não teve traição, mágoa, alguém querendo voltar. Mas eu tive essa inveja que a Fabi fala. Claro que eu tive! Eu tinha que morar num apartamento de 3 dorm. com playground, infraestrutura para crianças e rede nas varandas enquanto ele podia morar num loft novaiorquino descolado sem grandes despesas ou compromissos.

Me sentia injustiçada. Achava isso um absurdo: eu não dormia, eu não tinha fim de semana, eu não podia me dar ao luxo de escolher se ia pegar eles ou não, não jantava fora porque eles dormiam cedo...

Até que um dia eu enxerguei o Bônus que vem com tudo isso:

Quando eu penso no "tamanho" que é EU ser responsavel pela existência de dois seres humanos, que um dia serão duas pessoas com historia, caráter, valores, moral... e vão ser resultado direto de mim, do que eu faço. Eu estou acompanhando e moldando dois seres humanos desde o útero, de uma maneira que pai nenhum jamais vai poder experimentar!

Eu olho para minha própria história e vejo o "peso" que minha mãe teve na minha formação e na minha vida, e tem até hoje, e penso que é exatamente isso que eu sou e serei para eles. Esse é o "peso" que eu tenho na vida deles.

E eu penso que com o ônus da anulação de muitos papéis na nossa vida, vem também o bônus de poder estar lá, presenciando esse milagre todo dia. Coisa que eles muitas vezes não tem ou não querem. No fundo, a inveja deveria ser no sentido contrário, Fabi.

Pense em tudo que os pais perdem com a ausência: os detalhes, as pequenas coisas, cada descoberta nova, o sorriso quando te vê logo cedo, o faz de conta, os segredos trocados na hora de dormir, as tiradas engraçadas que nos fazem gargalhar mesmo nos piores dias, os apelidos só nossos, as piadas bobas, o pesadelo que só acalma quando pegamos no colo e damos um abraço e tudo fica bem. Os sonhos que eles contam ainda descabelados assim que acordam.

De repente eu vejo que isso é muito maior do qualquer outra coisa mundo! Torna todo o resto banal e desimportante...

Para ler mais sobre o assunto:
post da @micalmartins: participação do pai

Retirei esse post do blog Mulher e Mãe. A Calu falou tudo, é como eu me sinto as vezes presa em uma ilha chamada Cecília, onde essa ilha só pode contar comigo para limpar e cuidar, onde eu não tenho outra pessoa pra dividir as responsabilidades, mas essa ilha é minha e graças a mim ela contuará sempre linda.

Socialização e adaptação da criança na pré-escola

Por: SESC Escola - TO

Nos dias de hoje, em que a mulher assume cada vez mais atividades fora do lar, é comum as crianças irem mais cedo para a escola.
Os pais diante do fato de que a mãe precisa recomeçar a trabalhar, podem optar por deixar seu filho em um Berçario (Pré-Escola), deixar com familiares ou contratar uma babá. A escolha deve ser feita com maturidade, pois podem surgir críticas e como os pais são os responsáveis pela criança devem estar seguros de sua decisão.
A opção sendo por uma escola, os pais e familiares podem fazer uma pesquisa no bairro em que moram por uma escola que de adapte as suas expectativas, exemplo: (porte da escola - pequena, média ou grande -  número de alunos por sala, filosofia da escola, valor da mensalidade, etc) sempre é bom uma visita pelo espaço físico e uma conversa com a direção.
A adaptação da criança está na dependência da orientação da educadora, que deverá conhecer suas necessidades básicas, seuas características evolutivas e ter informações quanto aos aspectos de saúde, higiêne e nutrição infantil (todas estas informações devem ser passadas pelos pais em entrevista prévia com a direção através da anamnese). Sendo assim, a socialização da criança desenvolve-se harmoniosamente adquirindo superioridade sob o ponto de vista da independencia, confiança em si, adaptabilidade e rendimento intelectual.
As atividades programadas devem basear-se em suas necessidades e interesses: crianças são ávidas para explorar, experimentar, colecionar, perguntar, aprendem depressa e desejam exibir suas habilidades.
As atividades como percepção visual, percepçao visomotora e coordenação motora, percepçao auditiva, linguagem oral, percepções gustativas e olfativas, percepção tátil, educação artística e educação física integram o processo de aprendizagem da criança com o processo de socialização.
Caberá à pré-escola estimular e orientar a criança, considerando os estagios de seu desenvolvimento, aceitando-a e desafiando-a a pensar. O ambiente que estimule a atividade criadora da criança, além de contribuir para seu desenvolvimento global, estará, certamente favorecendo a aproximação da criança à realidade escolar.
Saliento que o desenvolvimento da criança deve ser acompanhada principalmente pelo pais, pois a escola é apenas um suporte facilitador para todo o processo. Os pais também devem acompanhar a rotina da criança através da agenda escolar, onde a educadora anota recados para os pais ou comunica como foi o dia da criança.

A seguir algumas informações sobre o processo de adaptação do mini grupo:
- A decisão de colocar seu filho na escola deve resultar de uma atitude pensada, consciente e segura.
- A vinda da criança para a escola deve ser preparada, entretanto, evite longas explicações para ela, pois isso pode despertar suspeitas e insegurança.
- A separação, apezar de necessária, é um processo doloroso tanto para a criança quanto para a mãe, mas é superado em pouco tempo.
- Cuidados devem ser tomados nesse periodo de adaptação em relação a : troca recente de residência, retirada de chupeta ou fraldas, troca de mobília do quarto, perda de parente próximo ou animalzinho de estimação.
- O choro na hora da separação é frequente e nem sempre significa que a criança não queira ficar na escola.
- A ausencia de choro não significa que a criança não esteja sentindo a separação.
- Evite comentários sobre a adaptação da criança em sua presença.
- Cabe à mãe entregar a criança ao educador, colocando-a no chão e incentivando-a a ficar na escola. Não é recomendável deixar o educador com o encargo de retirar a criança do colo da mãe.
- Nunca saia escondido do seu filho. Despeça-se naturalmente.
- A sala de atividades é um espaço que deve ser respeitado e sua presença nela, além de dificultar a compreensão da separação, fará as outras crianças cobrarem a presença de suas mães.
- Incentive a criança a procurar a ajuda do seu educador quando necessitar algo, para que crie laço afetivo com ele.
- Lembre-se que a professora atende às crianças em grupo, procurando distribuir sua atenção, igualmente, promovendo junto com a mãe a integração da criança.
- Se os pais confiam na escola, sentirão segurança na separação e esse sentimento será transmitido à criança, que surpotará melhor a nova situação.
- O periodo de adaptação varia de criança para criança, é único e deve ser avaliado individualmente pelo professor.
- Evite interrogatórios sobre o dia da criança na escola.
- Poderão ocorrer algumas regressões de comportamento durante o periodo de adaptação, assim como alguns sintomas psicossomáticos (febre, vomitos, etc).
- è comum verificar-se nessa fase uma ambivalência de sentimentos. O desejo de autonomia da criança e a necessidade de proteção ocorrem simultaneamente.
-Cuidado com a aparente adaptação. Os pais devem respeitar o periodo estabelecido pela escola.
- É importante que a criança traga, durante os primeiros dias, um brinquedo, objeto, fotos dos pais ou algo que goste. Este é considerado, para nós. o objeto transicional.

Recebi esse texto ontem na reunião na nova escola da Cecília e achei bem interessante por parte da escola querer nos tranquilizar e nos ensinar como teremos que agir durante esse periodo de novidades que aconteceram com as crianças e conosco. Achei interessante dividir com minhas amigas que ou estão passando por essa mesma fase que eu ou com aquelas que ainda vão passar.
O importante é sabermos que tudo leva um tempo e que nenhum criança é igual a outra. Eu acho que a Cecília não vai me dar trabalho nesse periodo de adaptação porque ela já esta acostumada a passar grandes periodos de tempo longe de mim, e esse sofrimento a gente passou quando eu tive que voltar a trabalhar. Acredito que vamos tirar essa adaptação na escola de letra.
Beijos

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

1° reunião escolar

Hoje foi a primeira reunião escolar na nova escola da Cecília.
As professoras são uns amores, e a primeira impressão foi otima. Eu não estou muito preocupada com a questão de adaptação porque a Cecília esta mais do que acostumada a ficar grandes periodos de tempo sem mim, a minha preocupação é como vai ser a interação dela com as outras crianças.
A turminha dela esta bem dividia entre meninos e menina, ja a turminha da tarde têm 12 meninos e 3 meninas.
Entreguei todos os materiais escolares.. e nossa quanta coisa eles vão usar durante o ano!!! Só faltou a camiseta grande usada pra substituir o avental nas aulas de educação artistica.
Essa semana vou providenciar o uniforme e segunda-feira começa a adaptação na escola. A primeira semana ela vai ficar cerca de 2 horas na escola, e se nos primeiros dias ela já se der bem o periodo de tempo vai aumentar e na outra semana ela já ficará o periodo da manhã inteiro.
As professoras estabelecem uma rotina bem interessante com as crianças e com o tempo elas vão pegando o ritmo, bem parecido com o que eu já faço com a Cecília.
Na reunião tinha várias mães preocupadas em deixar os filhos na escola e preocupadas com esse periodo de adaptação mas esse medo eu não tenho.
Minhas expectativas são as melhores possiveis, e até segunda vou conversar com a Cecília pra ela não levar um susto.

Amanha ela deve chegar de viagem e eu não vejo a hora de rever ela, e poder abraçar e beijar ela muitão!!!
Muitas novidades pra acontecer e eu quero saber tudo da viagem.
beijos e boa noite.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

R$ 25,00

Um homem chegou em casa tarde do trabalho, cansado e irritado encontrou o seu filho de 5 anos esperando por ele na porta .
- “Pai, posso fazer-lhe uma pergunta?”
- “O que é?” – respondeu o homem.
- “Pai, quanto você ganha em uma hora?”
- “Isso não é da sua conta. Porque você esta perguntando uma coisa dessas?”, o homem disse agressivo.
- “Eu só quero saber . Por favor me diga, quanto você ganha em uma hora?”
- “Se você quer saber, eu ganho R$ 50 por hora.”
- “Ahh…” o menino respondeu, com sua cabeça para baixo.
- “Pai, pode me emprestar R$ 25,00?”
O pai estava furioso,
“- Essa é a única razão pela qual você me perguntou isso? Pensa que é assim que você pode conseguir algum dinheiro para comprar um brinquedo ou algum outro disparate? Vá direto para o seu quarto e vá para a cama. Pense sobre o quanto você está sendo egoísta .Eu não trabalho duramente todos os dias para tais infantilidades.”
O menino foi calado para o seu quarto e fechou a porta.
O homem sentou e começou a ficar ainda mais nervoso sobre as questões do menino.
Como ele ousa fazer essas perguntas só para ganhar algum dinheiro?
Após cerca de uma hora, o homem tinha se acalmado e começou a pensar.
Talvez houvesse algo que ele realmente precisava comprar com esses R$ 25,00 porque ele realmente não pedia dinheiro com muita freqüência. O homem foi para a porta do quarto do menino e abriu a porta.
-”Você está dormindo, meu filho?”, Ele perguntou.
- “Não pai, estou acordado”, respondeu o menino.
- “Eu estive pensando, talvez eu tenha sido muito duro com você a pouco…”, afirmou o homem. “Tive um longo dia e acabei descarregando em você. Aqui estão os R$ 25 que você me pediu.”
O menino se levantou sorrindo. “Oh, obrigado pai!” gritou. Então, chegando em seu travesseiro ele puxou alguns trocados amassados.
O homem viu que o menino já tinha algum dinheiro, e começou a se enfurecer novamente.
O menino lentamente contou o seu dinheiro , em seguida olhou para seu pai.
- “Por que você quer mais dinheiro se você já tinha?” – Gruniu o pai.
- “Porque eu não tinha o suficiente, mas agora eu tenho”, respondeu o menino.
- “Papai, eu tenho R$50,00 agora. Posso comprar uma hora do seu tempo… Por favor, chegue mais cedo amanhã em casa. Eu gostaria de jantar com você.”
O pai foi destroçado. Ele colocou seus braços em torno de seu filho, e pediu o seu perdão.
É apenas uma pequena lembrança a todos vocês que trabalham arduamente na vida. Não devemos deixar escorregar através dos nossos dedos o tempo sem ter passado algum desse tempo com aqueles que realmente importam para nós, os que estão perto de nossos corações. Não se esqueça de compartilhar esses R$50,00 no valor do seu tempo com alguém que você ama.
Se morrermos amanhã, a empresa para a qual estamos trabalhando, poderá facilmente substituir-nos em uma questão de horas. Mas a família e amigos que deixamos para trás irão sentir essa perda para o resto de suas vidas.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Mais alguns dias ou a falta que me faz

Cecília só chegará na terça-feria. Ela esta adorando a viagem, com todos que eu converso me falam as mesmas coisas, que ela esta boazinha, que não para de comer, que adora ir pra praia, que não dá nenhum trabalho e que chora (bem pouquinho) por mim.
Minha irmã colocou mais fotos no orkut, então eu fico vendo e revendo as fotos, a carinha de feliz e de sapeca dela.
Claro que eu estou tentando aproveitar esse tempo que estou sozinha em casa, pra ter o meu momento, dormir mais tarde (tento acordar tarde também), saio quando eu posso, assisto os programas de tv que eu gosto (e não o Discovery kids), leio um livro, mas o vaziu de chegar em casa e não encontrar niguem é muito desconfortável, porque eu moro com mais outras 5 pessoas e a casa vive cheia de amigos, praticamente todas as noites é uma festa e TODOS eles estão em Alagoas. TODO mundo me deixou sozinha aqui.
Então a falta da Cecília é muita, mas a falta do pessoal também é bem grande.
As vezes eu posso não falar ou demostrar, mas eu adoro estar perto dos meus queridos.
Bom agora tenho que aguentar mais 4 dias para rever TODO mundo.


PS: todo dia eu ligo pra Cecília, e a frase dela hoje no telefone foi: "mamãe deixa eu ir brincar com Tatá" ( com voz de brava e mandona) vê se eu posso..


Beijos

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Cecília em Maceio

Hoje eu chorei!!! Minha irmã colocou algumas fotos lá de Maceio, que lugar lindooo!!!
Meu coração ta faltando um pedaço sem a Cecília aqui...
Olha que gostosura!!!
Cecís a milaneza


Vai voltar um tiçãozinho de tão pretinha de sol...
Te amo demais minha vida.
Faltam 3 dias pra te ter de volta pra mim.

beijos

Bebê feliz, bebê esperto

Bebê feliz, bebê esperto

O que faz diferença no desenvolvimento do seu filho é você estar ligado nele – conversando e brincando desde os primeiros dias

Por Mindy Berry Walker / Tradução e reportagem de Samantha Melo, filha de Sandra e Tião
Uma das perguntas que os pediatras mais ouvem é: “Meu filho está se desenvolvendo bem?” É, você não está sozinho. É mais do que esperado que você se sinta inseguro e queira que seu filho cresça saudável e feliz.

Perguntas como “será que é normal ele chorar tão pouco?” ou “ele já não deveria ter começado a engatinhar?” vivem atormentando a gente. E não à toa. É durante os três primeiros anos de vida que o bebê tem seu cérebro “construído”. Ou seja, a criança está desenvolvendo a estrutura que vai usar para entender o mundo e se relacionar. É nessa idade que as células fazem as conexões e criam “circuitos” pelos quais vão transitar as informações.

Hoje é consenso que o desenvolvimento de uma criança não depende apenas da genética. Ele é influenciado diretamente pelo meio. Por isso, você pode ter grande papel nesse processo. Calma, não é para pirar e sair comprando DVDs, CDs e livros educativos.

Coisas básicas como falar bastante com o seu filho, brincar e sorrir para ele contribuem para que se desenvolva. Para o bebê, as relações iniciais, estabelecidas com o pai e a mãe, são o parâmetro para enxergar os demais e o universo em volta.

“Tudo o que você faz para seu filho representa um mundo de informações novas que ele vai captar, processar e aproveitar na ‘obra’ que está realizando dentro da sua cabecinha”, diz o neuropediatra e colunista da Pais & Filhos, dr. Saul Cypel, pai de Marcela, Irina, Eleonora e Bruna, nosso guru no tema.

Existe uma ordem natural para o chamado desenvolvimento neuropsicomotor: a criança precisa necessariamente sentar-se firme sem apoio antes de conseguir andar, por exemplo. Essa sequência você não tem como mudar, mas pode estimulá-lo a engatinhar oferecendo-lhe brinquedos que “andem” ou a ficar de bruços colocando-o sobre um tapete com desenhos coloridos. Há várias  medidas cotidianas que você pode tomar para colaborar com o desenvolvimento integral do seu
filho. Aprenda algumas delas.
* Narre ações cotidianas ao seu bebê
Isso o ajudará a desenvolver a linguagem. Durante uma troca de fraldas, você pode dizer: “Agora vamos trocar a fralda. Oh, você está com uma assadura, vamos passar pomada para cuidar dela”. Isso expõe seu filho a uma centena de palavras. É bem diferente de colocá-lo no trocador mudo e sair  calado. Seu filho entende o que você está fazendo, apenas ainda não sabe responder com palavras.

* Saia de casa
Saídas cotidianas (tipo ir ao supermercado) podem parecer banais para você; mas, para seu bebê, essas voltinhas fornecem ricas experiências sensoriais: a exposição a novos rostos, sons e cheiros. Quanto mais você sair de casa, melhor. Ir com você sempre ao mesmo supermercado estabelece bases para a aprendizagem posterior sobre a permanência do objeto (o fruto ainda está naquela seção mesmo quando não estamos!). E de causa e efeito (se cumprimentam o funcionário que oferece um pedaço de presunto para beslicar!).

* Desligue a TV
Pesquisa recente da Universidade de Massachusetts em Amherst descobriu que, quando a TV está ligada, os adultos gastam cerca de 20% a menos de tempo conversando com os filhos – e quando o fazem, eles estão menos atentos do que quando ela está desligada. Tente ouvir música junto com ele em vez de ligar a TV.

* Amamente o seu bebê
O leite materno contém o ácido graxo que impulsiona o cérebro, o DHA, por isso vai ajudar o pequeno em seu desenvolvimento cognitivo. Além disso, amamentar possibilita interações importantes: o  contato com a pele da mãe, olhar nos olhos dela... Se não puder amamentar, procure dar a mamadeira num lugar calmo, concentrando-se no seu bebê.

* Diga o nome dele
Crianças com até 6 meses prestam mais atenção às palavras que vêm logo depois do seu nome do que às palavras ditas após o nome de outra criança. Para ajudar seu bebê a absorver mais informações, substitua "Onde está a bola?" por "Onde está a bola do Lucas?"

* Aponte tudo
Apontar permite que as crianças se comuniquem antes que possam falar. Elemento essencial do  discurso, o apontar também ajuda a descobrir como as palavras e os objetos estão relacionados, uma vez que você provavelmente vai nomear a coisa que seu bebê está apontando. (Se ele aponta em direção à mamadeira, você pode dizer: "Você quer seu leite?") Você pode tomar sua mão e apontar com ele enquanto diz "Olha aquele carro vermelho!"

* Priorize a hora da soneca
Dormir durante o dia reforça a capacidade de um bebê de absorver novos conceitos. Um estudo da Universidade do Arizona apontou que bebês de 15 meses de idade que dormiam à tarde foram capazes de lembrar informações que lhes foram dadas anteriormente e aplicá-las a uma nova situação (24 horas depois, os que não tinham dormido não tinham mantido nenhuma informação). Mas qual deve ser o limite? Os bebês pequenos geralmente precisam de um ou dois cochilos de duas horas diárias. A partir de cerca de 15 meses, eles normalmente requerem um único cochilo de duas horas diárias. Cochilar pode fortalecer a capacidade do seu bebê de absorver novas informações e conceitos.
* Faça parte da diversão do seu bebê
Quando seu pequeno está brincando, junte-se a ele sempre que der. Em um estudo no qual as crianças receberam blocos para brincar em casa, aquelas que tiveram ganhos significativos no desenvolvimento da linguagem estavam acompanhadas dos pais – que as ajudaram a brincar.

* Construa habilidades cognitivas
com o esconde-esconde Brinque bastante da famosa brincadeira de esconder o rosto nas mãos e depois aparecer. Por volta dos 5 meses, seu bebê vai sorrir quando você revelar seu rosto, porque ele começa a perceber que você ainda existe quando não pode te ver. Mais tarde, ele vai começar a estender a mão para mover a sua quando você se esconder – porque vai poder prever onde você está. Aos 9 meses, ele pode tentar te imitar.
* Deixe seu filho tentar sozinho
Em um estudo recente da Universidade de Washington, os pesquisadores apresentaram a crianças uma ferramenta que poderia ajudálas a pegar os brinquedos fora de alcance. Um grupo de crianças começou a testá-lo sozinho, enquanto o outro grupo simplesmente assistiu a um adulto usá-lo  repetidamente. O resultado: somente o primeiro grupo reconheceu o que os adultos iam fazer com a ferramenta. Se você quer que seu bebê se torne mais hábil usando uma colher, mostre-lhe como usar uma e depois deixe-o tentar sozinho.
* Crie uma rotina de leitura
A leitura aumenta o vocabulário, a memória e a atenção, e também estimula a criatividade. Crianças que têm contato com livros costumam se sair melhor na escola. Escolha livros com rimas, para ajudar com o reconhecimento de padrões; livros com sons e texturas, para ensinar causa e efeito; e livros fotográficos, para encorajar o reconhecimento de objetos.
Consultoria: Saul Cypel é professor livre docente de Neurologia Infantil, consultor da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (Desenvolver a cr iança para desenvolver a sociedade), diretor do Instituto de Neurodesenvolvimento Integrado (INDI) e neuropediatra. TEL.: (11) 3079-2888, www.fmcsv.org.br

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Saudade que dói no peito






























Depois de todas essas fotos, vocês já devem adivinhar como estou me sentindo, a saudade apertou pra valer!!
Uma retrospectiva da Cecília do nascer até os dois anos.
Estou sentindo muita saudade do ronco, do cheiro, da voz, dos abraços e beijos dela.
Ainda faltam 4 dias para ela chegar em casa, nós nunca ficamos tanto tempo longe uma da outra. Falo com ela todos os dias por telefone, ouvir a voz dela acalenta meu coração.
Fico aqui me coçando de curiosidade pra saber como ela está lá em Maceio, se esta boazinha, comendo e dormindo bem, se sente a minha falta.
Sei que ela esta bem, e que esta com pessoas que ela conhece e que convivem com ela, ela não poderia estar em melhores mãos, essa viagem serviu de crescimento pra mim e um meio de aproximar mais a Cecília com a minha mãe.
Estou sentindo muita saudades delas.
Beijos

sábado, 8 de janeiro de 2011

chegaram em maceio

Acabei de falar com a Cecília, eles chegaram em Maceio mais ou menos 16 hrs. A viagem foi traquila e minha mãe disse que esta tudo bem e que a Cecília se comportou.
Estou com tanta saudade da Cecília!!! E ela só volta dia 16...
Tão fofa ela falando no telefone comigo... disse que estava boazinha e que também está com saudade (como se ela entendesse isso) e disse que me amava também (isso ela entende).
A pior parte pra mim é dormir sozinha, afinal ela sempre dormiu comigo na cama desde que nasceu. Minha dependencia por ela é maior que a dela por mim (isso é um fato).
Quando eu tiver mais noticias eu posto mais.
Bom fim de semana.
Beijos

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Sozinha por 10 dias

Bom dia pessoal.
Ficarei sozinha por uns 10 dias, todo mundo de casa viajou, inclusive a Cecília, primeira vez que ficamos separadas por muito tempo, eles foram para Maceio e eu fiquei.
Ela acordou hoje de madrugada toda bonitinha pra ir viajar com a avó. Meu coração ficou super micro. Já estou com saudade da minha pequena.
Mandei quase uma mudança de coisas nessa viagem, e passei e repassei o "MANUAL" da Cecília pra todo mundo. Ensinei como se faz o ROSA (leite) dela. Mandei alguns dos brinquedos favoritos, o dvd portatil pra ela assistir aos desenhos no caminho, pois eles foram de carro.
Estou super ansiosa para saber como ela vai se comportar nessa viagem.
Lá em Maceio ela irá encontrar com tio Day, Sueli e o primo Thomas lá de São Paulo, com o Tatá e a Daisy (amigos daqui que ela estava morrendo de saudades deles).
Será que ireisobreviver esses dias todos??
Contando os segundos para esse periodo passar rápidinho.
Desejem-me sorte... rsrs

beijos de uma mamãe abandonada.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

NAOMI

Antes de eu ter a Cecília eu não me entendia muito bem com a minha mãe, o fato da gente ser muito parecida (e cabeça dura) e alguns fatos que aconteceram durante a minha adolescencia atrapalharam muito nossa relação, quando eu engravidei foi muito dificil pra ela aceitar no começo, mas quando a Cecília nasceu muita coisa mudou. mudou nela, mudou em mim e mudou a nossa relação. Claro que como em todos os relacionamentos as vezes a gente se desentende, mas quem nunca de desentende com a familia??
Mas o fato é que hoje eu entendo muito mais ela, e tudo que ela fez e deixou de fazer por mim e depois pelas minhas irmãs.
Minha mãe é uma verdadeira guerreira que criou 3 filhas praticamente sozinha, cuida de uma empresa e dá duro todo dia.
E amanhã é aniversário da minha mãe!!! 52 anos.
Quero dizer que eu amo ela demais e que ela é tudo na minha vida, e se eu sou o que sou hoje em dia eu devo a ela.

Parabéns mamãe!! Feliz aniversário!!!

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Vou ser tia de um MENINO

Hoje eu, minha irmã e meu cunhado descobrimos o sexo do bebê!!!
Meu afilhado é um MENINO de 220g e 160bpm.
Eu pedi pra ver o nariz mas ele não deixou, estava sentado numa posição ruim pra ver o rosto então não sei dizer se ele vai sair com nariz lindo igual ao da Cecília.
Em compensação estava de perna arreganhada e não parava de mostrar o peruzão!!!
O nome ainda é uma briga, mas tudo indica que vai ser chamar Guilherme Takahashi Lima.
Pelo menos a minha avó vai conseguir chamar o bisneto sem problemas (ela consegue falar "Guilherme") para a satisfação do meu tio.
Eu e minha irmã queriamos que o bebê fosse menina, mas o que importa é que nasça com saúde.
Eu estou muito feliz!!!