terça-feira, 15 de maio de 2012

Hora de comer ou de se aborrecer?

Já contei aqui o quanto a Cecília pode ser difícil de comer, porque ela simplesmente aboliu certos alimentos da sua dieta, depois de me descabelar, implorar, brigar, negociar, adotei uma postura, não forço mais, não brigo (tanto) e principalmente não vou me descabelar mais.
A Cecília até um ano e pouco comia de tudo e mais um pouco, comia até pedra e terra se dessem pra ela, com 10 meses largou a amamentação, com 1 ano e meio aboliu as frutas, com quase dois aboliu o chocolate (isso porque ela só tinha comido chocolate uma vez na vida na pascoa). Na hora do almoço sentava no cadeirão e comia sozinha e com ajuda (o chão, a cadeira, o cachorro..etc também comiam com ela).
Não sei se foi a mudança da casa ou se foi por ela chegar agitada da escola, ou a correria do dia a dia, a hora do almoço se tornou um verdadeiro inferno, uma briga, um desespero só, eu não conseguia comer, ela não conseguia comer, eu ficava nervosa, ela ficava nervosa, e todo mundo la em casa ficava nervoso, porque a Cecília não sentava pra comer, ela não ficava quieta pra comer, ela não queria comer sozinha e todo mundo se aborrecia. Depois de tentar algumas técnicas sem muito sucesso, fiz o seguinte, pedi pra minha funcionaria dar comida para Cecília na boca, ligo a TV coloco um filme, e a Cecília começou a comer tudo, a gente não brigou mais e a hora do almoço ficou mais tranquila.
A Cecília ainda não come frutas, apesar de conhece-las, pegar nelas, colocar na boca mas não engole. Mas ela toma suco, então sempre tem sucos diferentes e comecei a fazer sucos mix também, ela não gosta muito mas as vezes toma um pouco. Não tenho problema com os legumas, as vezes ela reclama mas come tudo, coloco abobrinha, cenoura, chuchu, e ela manda ver. Adora um macarrão também e uma sopinha.
Li um artigo muito interessante na revista Epoca - Crianças 3 x 0 ComidaQue fala sobre esses dilemas na hora de comer. Super me identifiquei.

"Os pais não podem obrigar os filhos a comer. Mas podem cuidar para que a hora da refeição seja um momento de prazer para a família. E dizer mais com seu próprio prato do que com qualquer palavra."

4 comentários:

marilia prado disse...

Bom, a experiência c o Pedro ta sendo super satisfatoria, ja senta no cadeirão e até chora p comer, fica batendo a mao pedindo mais.
Vamo ver como fica daki p frente

Roberta Aquino disse...

Bem .. deveria ser o primeiro né .. hehehehe .. mas nem sempre é assim. A Luma tem dias tb que testa minha paciência. Mas não fico correndo atras dela ou coisa parecida .. coloco ela na cadeirinha e digo .. que tem que sentar pra comer .. e ela tem melhorado ... confie e insista que vai dar certo .. bjs

http://princesaluma.blogspot.com.br/

Dayane Cavalcante disse...

Oi!Eu vi que sua filha também ganhou os sapatinhos da promoção, vc já recebeu o segundo sapato???
dayaneabreu@gmail.com

Loreta disse...

Oieee,

Será q é mal da idade??
O Pedro me dá trabalho pra comer mas a Caca não dava, agora ta começando a chatiar pra comer!!
Ainnnn.... ser mãe não ;e bolinho não!! rsrsrs

bjo!

Loreta
@bagagemdemae