sábado, 5 de junho de 2010

Por que as fraldas vazam?

Eu resolvi fazer essa pesquisa porque como mãe gasto um dinheirão em fraldas para a Cecília, e como mãe sei que nem todas são boas, que outras são "maravilhosas" e que todas elas se não tiverem o uso correto vazam.
Em conversas com outras mães, e nessa troca de experiências e pedidos de indicação de qual fralda é a melhor, sempre ouço uma mãe ou outra falando que a fralda X não é boa porque vaza, ou que a fralda Y e boa porque absorve mais ou que a fralda Z é ruim porque meleca e outros assuntos parecidos.
Sendo assim começei a me perguntar: porque a fralda vaza mesmo? Porque será que a fralda X é melhor que a Y que é inferior a Z?
Eu já usei varias marcas de fraldas na Cecília e sei que não tem como comparar uma com outra porque cada fralda é diferente, mas nem por isso eu deixo de ter a minha preferida, que na minha opinião preencheu meus requsitos, absorção e conforto na minha filha. Mas com a inflação e as promoções são tentadoras assim como a falta de dinheiro, de vez em quando não tenho como comprar a minha favorita então compro a com melhor preço que preencha meus requisitos de escolha.
A Cecília desde bebezinha tinha coxa grossa e foi por causa das coxas dela que eu tinha que mudar o tamanho da fralda dela. Porque mesmo que na embalagem venha (de X kilos a Y kilos) os bebês não tem as anatomias iguais, uns são mais coxudos, outros mais barrigudos, grandes e pequenos e esses são um dos grandes fatores que contribui para que a fralda vaze.
Tem também a questão da troca, não é porque na embalagem esta escrito a fralda dura até X horas é que ela realmente vá durar essas horas, tudo depende da quantidade de xixi que o bebe faz, a quantidade de liquido que o bebê toma, então se o seu bebê bebe 300 ml de suco a cada 1 hr (como a Cecília) a fralda que teoricamente duraria 12 hrs possa durar menos, porque o bebê pode ou não fazer muito xixi.
E o outro X da questão é a colocação da fralda. Se ela for colocada errada é claro que ela vai vazar, se ela não ficar bem fechadinha é claro que quando o bebe fizer cocô ele vai espalhar até o teto.
Então a alguns meses eu entrei em contato com algumas marcas de fraldas descartaveis, algumas responderam ao meu e-mail e outras não, mas para as que responderam as respostas foram unanimes e muito parecidas com a que eu encontrei no FAQ da Pampers (única marca que tem um FAQ no site) e lá está escrito assim:

Por que as fraldas vazam?
A escolha da fralda certa para o seu bebê é fator fundamental na prevenção de vazamentos que podem ocorrer por várias razões: escolha inapropriada da versão da fralda; frequência de trocas inadequada; ajuste, tamanho ou forma de colocação incorretos. Quanto ao tamanho, é importante lembrar que a instrução em Kg nos pacote serve como um guia que se aplica à maioria dos bebês e serve para auxiliá-la na escolha do tamanho, mas além disso você deve considerar também outras características como por exemplo o formato do corpinho, seu desenvolvimento, seus hábitos alimentares, o quanto se movimenta, etc. Lembre-se que nem todos os bebês são iguais, mesmo que esteja dentro do peso indicado na embalagem, ele pode precisar de um outro tamanho. Bebês de mesmo peso podem ter estruturas físicas diferentes, fazendo que necessitem de outros tamanhos de fraldas e diferente capacidade de absorção. 

Que tamanho de fralda é mais indicado para o meu bebê?
As indicações constantes nas embalagens das fraldas funcionam como um guia e costumam se adequar à maioria dos bebês. Entretanto, sabemos que alguns bebês, ainda que tenham o mesmo peso podem ter estruturas diferentes, o que faz com que tenham necessidades diferentes quanto aos tamanhos de fraldas. Por exemplo, um bebê com 10 kg pode ser magro e comprido e outro com o mesmo peso pode ser gordinho e ter menor estatura. Na verdade, o que mais importa para escolha do melhor tamanho para o seu bebê é o ajuste correto da fralda, que não deve ficar nem larga (pode favorecer vazamentos) nem apertada (pode irritar a pele). 


Por que as fraldas vazam apenas durante à noite?
As fraldas Pampers são desenvolvidas para manter a pele do bebê seca durante o dia e também à noite. Mas a capacidade de absorção das fraldas pode variar de acordo com a necessidade e hábitos de cada criança. Se o seu bebê precisa de maior absorção durante à noite, recomendamos utilizar a fralda Pampers Noturna, que oferece maior proteção. 

Com que frequência devo trocar o meu bebê?
A freqüência de troca é influenciada pelo peso e idade do bebê, a quantidade de líquidos que ingere, o clima e os hábitos da mãe. Nos primeiros meses de vida, por exemplo, um bebê necessitará ser trocado com muito mais freqüência que um bebê de mais idade. Ainda que não possamos recomendar uma freqüência para a troca, sugerimos que o bebê seja trocado todas as vezes que sua pele comece a ficar úmida, e quando evacuar.


OBS.: Não existe fralda perfeita. (rs)
Bom fim de semana.
Beijos
Tenikey

5 comentários:

Ana Cunha disse...

Oi, Teh. Tudo bem?
Olha, eu tenho que discordar um pouco da sua última frase...em partes. Não sei se você viu, mas eu havia feito um post falando sobre a minha saga com as fraldas noturnas.
Bem, veja só. Normalmente, quando esfria um pouco mais, a fralda do Caio acaba vazando. Entretanto, a fralda do Cauê vaza com menos frequência, ou não vaza. Isso deve significar que a "fralda perfeita" para um, não é a "fralda perfeita" para o outro. E olha que é a mesma mãe que troca os dois, hein? Será que eu troco direito só a fralda de um e a do outro não???
Acho que essa coisa de porque vaza, porque não vaza tem mais a ver com o tipo físico-biológico de cada bebê do que, propriamente, a maneira com que a mãe troca. É claro que trocar a fralda de maneira "correta" também influencia, mas, talvez, menos do que as necessidades individuais de cada baby e que a qualidade do produto, não?
Tudo nessa vida é tão relativo, depende muito do ponto de vista, né?

Bom, um beijo pra vc e pra linda da Cecí.

CalvinGirl disse...

Eu que em breve terei minha filha tenho que aprender essas coisas não é?
Mas a unanimidade é: fralda é coisa cara.

To gostando um monte do seu blog!

Tenikey disse...

Ah Ana, a parte da utima frase foi uma brincadeira né, eu sei que os bebes não sao iguais, dai o problema com o vazamento na fralda dos gemeos e esse foi um dos assuntos que eu abordei no texto.
Quando eu fui pra SP e tava MUITO frio a fralda noturna da Cecília vazou tb e ela tinha bebido MUITO liquido, vazamento acontece e tudo a nossa volta influencia nos nossos bebês.
então não existe fralda perfeita mesmo.
beijos Teny

Ana Cunha disse...

Ah, guria. Eu só estava dando um exemplo. Não me leve a mal.
É que esse negócio de comentar pela internet, às vezes, parece que a pessoa tá nervosa, né? :P
Hahahaha
Eu só queria te mostrar que tudo na vida é relativo. Inclusive, fraldas noturnas.
:D

Desculpa qualquer mal entendio.
Beijocas

mamaedealice disse...

Oi Teh.
Por aqui as fraldas estão fazendo bem o que tem que fazer, há tempos não tenho um acidente.
Estamos usando de dia a TM Tripla Ação M que absorve bem, mas acho rim de colocar direito e tb que o elástico marca muito na perninha.
Pra usar de dia também estou usando uma Fralda uruguaia (se chama Babysec) que uma amiga indicou, não levei muita fé porque custou 22 centavos cada fralda, mas é muito boa, igual a Pampers Noturna e Diurna, fininha e muito gostosa ao toque.
De noite estou usando a TM Noturna, é ótima, mais confortável, não fica inchadona como a tripla proteção e nunca vazou.
Mas é como vc disse, cada um se adapta melhor com uma marca! O negócio é ir conhecendo os hábitos do bebe e ver o que casa melhor. A Alice usa 3 a 4 fraldas por dia, então por enquanto não custa tão caro.
Bj pra vcs!