sexta-feira, 8 de abril de 2011

Ensinamentos

A Cecília com apenas dois anos me surpreende a cada dia.
Quando chega na escola, vai o caminho todo cumprimentando as pessoas, as outras professoras e outros pais, fala BOM DIA para todos. Na hora de ir embora a mesma coisa. Super socializada. (Se o homem do saco passar leva ela.)
Brinca e respeita as outras crianças, não a vejo fazendo distinção por raça ou cor, se a criança é mais nova ou mais velha, ela é educada e carinhosa com todos.(Porque eu já vi crianças com 2 anos sendo racistas e preconceituosas)
Ela tem o costume de pedir desculpas, falar obrigada, dar bom dia e boa noite, oi e tchau para todos. Eu acho muito bonitinho, porque eu não vejo mais crianças terem esse costume, e eu sei que por vezes é falta de hábito dos próprios pais, porque a criança tem um funil e tudo que ela vê e ouve ela retem.
Eu vi alguns casos esses dias, que fiquei pasma, mas cada um é cada um, e eu não vou usar exemplos.
Mas acredito que se todos os pais, tirarem poucos segundos de seu dia cansativo e estressante, para abraçarem, deitarem com seus filhos, usar as palavrinhas mágicas (porque a gente não pode exigir deles o que a gente não usa), assistir quem sabe um desenho (daqueles que eles já viram mil vezes e adoram), falar o quanto eles são especiais e amados, coisas como o que aconteceu no Rio de Janeiro ontem podem ser evitadas.
Se a gente puder ensinar as crianças a respeitarem o proximo como a si mesmo, assim sim teremos um mundo melhor. Não adianta apenas a gente lutar contra o aquecimento global.

OBS.: Esse textinho rolou no orkut e achei interessante repassar:
PAIS INSTRUAM SEUS FILHOS... 
1- A menina que você chama de gorda, passa dias sem comer para perder peso. 
2- O menino que você chama de burro, quem sabe tenha problemas de aprendizagem. 
3- A menina que você acabou de chamar de feia passa horas arrumando-se para que pessoas como você a aceitem. 
4- O menino que você provoca e goza na escola, pode receber maus tratos em casa e
você só estará contribuindo para destruir sua auto-estima e pode estar criando um assassino como o do Rio. 

Se você é contra o BULLYING (violência psicológica) e quiser… Compartilhe!

Um comentário:

Anônimo disse...

PARABENS, LI SEU TEXTO E O ACHEI MUITO ESPECIAL, OBRIGADA POR FORNECER AO MUNDO UMA ÓTIMA SEMENTE.