quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Desenvolvimento, Terrible Two ou é"tudo normal"?

Olá pessoal.
Estou em terras desconhecidas, naveguei... naveguei e não quero morrer na praia.
Cecília com seus 2 anos e quase 9 meses, tem me pegado com umas coisas que eu tô ficando cheia de cabelos brancos!

-A Mentira
A Cecília tem falado umas mentirinhas, nada grave e nada tão cabeludo. Mas eu acho ela tão nova pra começar a mentir! Afinal quando a gente "aprende" e começa a mentir? Ou porque ela começou a mentir?
São sempre coisas bobas, e eu sempre converso com ela, e falo que é errado, que ela não pode mentir.
Um caso, foi quando a tia estava tomando banho e a cecília entrou no banho também, ai ela cansou e começou a chorar, fui tirar a Cecília do banho, estava secando ela e perguntei (segue dialogo):
-Filha porque você tá chorando?
-Porque a dinda me pegou. (aos prantos)
-Mas filha ela te pegou lá no quarto e veio te dar banho?
-Fooooooooiiiiii!
(só que a Cecília que foi sozinha por livre e espontanea vontade.)
Ou quando ela fala que alguém brigou com ela, sem ter brigado..
São essas mentiras...

Via site Crescer: A habilidade de mentir 
1 . Com quantos anos as crianças começam a mentir?

Algumas antes dos 2 ou 3 anos. Quando chega aos 4, a maioria diz mentiras ocasionais. Isso parece se desenvolver mais ou menos ao mesmo tempo que outros sinais cognitivos, uma consequência da sofisticação desse crescimento.
2. Existe um período no qual mentir é normal?
Sim. Por nossas vidas inteiras. Estudos feitos com adultos sugerem que nós contamos cerca de sete mentiras por dia. A maioria delas, pequena. Por exemplo, quando uma amiga pergunta se você gostou do vestido dela, mesmo achando a cor feia, você diz que gostou, para não a ofender. O que não é normal é mentir cronicamente e, quando chega aos 10 anos, a maioria das crianças mente desse modo. Já as bem novinhas vão mentir mais indiscriminadamente, como negar que bateu no cachorro, quando você estava lá e viu que foi ela. É assim que aprendem o que podem ou não fazer.

-A Perereca
A Cecília esta mexendo muitooooo na perereca dela. Sei que é normal, evito brigar. Sei que ela esta conhecendo o corpo, mas as vezes ela mexe tanto que machuca. E eu não sei mais como explicar. Alguém que já passou por isso, pode me ajudar? Como lidar?

Via site Crescer: Curiosidade sobre o próprio corpo
Desde cedo, as crianças têm curiosidade sobre o próprio corpo. Por volta dos 3 anos de idade, época que coincide com a retiradas das fraldas, o “autodescobrimento” aumenta.
Surpresos, os pais tendem a repreendê-las de imediato, com frase do tipo “Não mexe ai!”. Acontece que a masturbação faz parte do desenvolvimento da criança tanto quanto andar e falar. “Só pode ser considerada um problema se for freqüente, um indicativo de que a criança não está sentindo prazer em outras atividades”, alerta o sexólogo Marco Ribeiro, autor de Sexo, como Orientar seu Filho (Editora Planeta). No lugar de recriminar o ato, relacionando sexo a algo ruim e proibido, ele recomenda que os pais aproveitem a oportunidade para falar sobre o assunto. “Em primeiro lugar, devem explicar a diferença sobre público e privado. Podem dizer, por exemplo, que assim como o xixi, a masturbação é um momento íntimo”, sugere. Para o alívio dos pais, a curiosidade dos pequenos, em geral, passa logo e só vai reaparecer na adolescência. 

-Coisas de meninos e meninas
Cecília começou a me questionar sobre coisas de meninas e coisas de meninos, tipo, se ela pode brincar de carrinho, ou se ela pode gostar de azul (que "sao coisas de meninos"),ou quando passa o comercial de um jogo (brinquedo) ela pergunta se ela pode brincar com aquele tipo de brinquedo, sempre digo que sim, porque eu realmente acho que ela pode, acho ela muito nova pra fazer esse tipo de questionamento.

Desenvolvimento Infantil
As características mostradas são as mais comuns para cada faixa etária. É normal que a criança apresente um ou outro aspecto adiantado ou atrasado em relação à tabela de desenvolvimento, e isto vai depender essencialmente dos estímulos que a criança recebe no seu dia a dia.

Nenhum comentário: