sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O bafão de jacaré

Reparei nesses ultimos dias que a Cecília está com mau hálito. E olha que ela escova os dentes pelo menos 3 vezes por dia e antes de dormir.
Nunca levei a Cecília no dentista, mas vou marcar para proximo mês uma consulta pra ela, pra ver o porque do mau cheiro na boquinha. Também vou leva-la na pediatra porque pode ser a alimentação ou digestão.
Ela também costuma respirar um pouco pela boca, o tempo seco e muito quente daqui também não está ajudando na respiração.

Mau hálito (1 a 3 anos)
Meu filho anda com mau hálito. O que pode estar causando isso?
Crianças saudáveis (e adultos também!) podem às vezes apresentar mau hálito ou halitose. Veja a seguir alguns dos principais motivos que levam a isso:

• Higiene bucal ruim: é normal que bactérias vivam na nossa boca e interajam com partículas de comida localizadas entre os dentes, na gengiva, na língua e até na superfície das amígdalas. Isso pode levar ao mau hálito, especialmente se a comida ficar parada nesses lugares por muito tempo (na falta de uma boa escovação para removê-la).

Cáries, tártaro e abscessos dentários podem provocar mau hálito em crianças de qualquer idade, ao contrário da gengivite, mais comum de causar o problema em adultos.

• Boca seca: se seu filho respira pela boca -- por causa de um nariz entupido, por exemplo --, as bactérias na região tendem a crescer mais livremente.

• Corpo estranho: uma ervilha, feijão, pequeno brinquedo ou qualquer outro objeto estranho que seu filho tenha colocado no nariz pode causar mau hálito. Isso é especialmente comum entre crianças pequenas, que adoram colocar coisas onde não devem!

• Chupar dedo ou chupeta: eles podem acabar com mau cheiro, que passa para a boca, por causa da exposição contínua a saliva e bactérias bucais. Chupetas também podem acumular resíduos alimentares.

• Doença ou alergia: às vezes sinusite, amigdalite ou até alguma reação alérgica podem levar ao problema. Crianças com refluxo também tendem a ter um hálito com odor forte. Se esse for o caso, a criança provavelmente terá outros sintomas, como desconforto depois de comer.

• Alimentos fortes: cebola e alho, por exemplo, podem temporariamente causar mau hálito enquanto estão sendo processados pelo corpo.

Mais aqui:
Mau Hálito - Pais e Filhos
E criança tem mau hálito - Blog do tio dentista

Um comentário:

Ana Cunha disse...

Guria, veja se não é sinusite. O Cauê estava com bafo também e quando levamos no pediatra era sinusite. O duro é que a gente esperou muito pra curar a sinusite, virou pneumonia.

Cuidado e boa sorte ;)
B eijos