terça-feira, 27 de julho de 2010

WordWorld - Discovery Kids

Programa do Discovery Kids quer ensinar inglês para as crianças

Em WordWorld, seu filho vai adquirir noções básicas da língua de um jeito divertido. Saiba mais sobre o programa e saiba como a TV pode ajudar no aprendizado da língua

Simone Tinti

  Divulgação
Nesta segunda-feira, um novo grupo de simpáticos bichos chega às telas do Discovery Kids. A turma é formada pelo cachorro Dog, a ovelha Sheep, o sapo Frog, o porco Pig, a formiga Ant e o urso Bear. Achou curioso? Pois o programa, chamado de WordWorld, tem o objetivo de inserir as crianças brasileiras no universo da língua inglesa. Ao nomear os personagens com o seu significado em inglês, a animação vai fazer com que os pequenos se familiarizem com um segundo idioma.

Em cada episódio, os personagens enfrentarão desafios e dúvidas e, para resolvê-los, utilizarão as palavras: as letras vão se juntar e ganhar vida para se transformarem nos objetos que representam, trazendo a solução para os problemas da turma de bichos. Além das aventuras na televisão, as crianças também poderão brincar com sopas de letrinhas e outros jogos no site do canal. “O objetivo é introduzir vocabulário em inglês, aos poucos, por meio do oral, do auditivo e do visual. Ela ouve a palavra ‘dog’, vê o ‘dog’ e o identifica como um cachorro. Tudo isso, claro, no contexto de uma história”, explica Mônica Fuhrken, pedagoga que assessorou o projeto na dublagem para o português. Ou seja, é uma exposição ao idioma, e não apenas uma repetição de palavras. “Não basta fazer com que a criança decore números ou repita o alfabeto em inglês, por exemplo. O ideal é que exista uma mensagem a ser transmitida”, afirmam Vanessa e Fátima Tenório, diretores do Systemic Bilingual, sistema de ensino de inglês adaptado à realidade brasileira.

Outra atração de TV que também tem esse objetivo, e que até pouco tempo estava na grade da TV Cultura é o Sesame English, um programa com os personagens da Vila Sésamo em diferentes situações com falas em inglês. Em cada episódios as crianças aprendem frases do dia a dia, como “what time is it?” (“que horas são?”), “put on your coat” (“coloque seu casaco”), entre outras. Ou seja, o programa também insere as crianças no universo de um segundo idioma da maneira com que ele é falado – e não pela mera repetição.


E você, como ajudar em casa? O primeiro passo é não forçar a criança a assistir determinado programa ou ouvir determinada canção. “Ela precisa ter uma referência de que aprender uma nova língua é prazeroso”, afirma Vanessa. Além disso, você não precisa falar em inglês se esse não é o seu idioma materno. A educadora explica que, para incentivar seu filho, o indicado é estimular o contato dele com a língua por meio de filmes, desenhos animados e canções.

********************-----***********************
Ontem assisti o primeiro episódio de WordWorld com a Cecília e eu adorei, como tenho o inglês como segunda língua sempre ensino uma coisinha ou outra pra Cecília e esse desenho veio bem a calhar, achei ele super divertido e interessante, claro que eu fiquei explicando pra Cecília que Dog é Cachorro, já que ela sabe o que é cachorro e que o cachorro faz au-au.
Claro que ela não aprendeu tudo de uma vez, mas ela ficava repetindo tudo.
A Cecília já sabe falar I Love You (o som sai algo como - Iviuviuu) graças a um ursinho de pelúcia que de tanto ela apertar não fala mais.
E ela também fala algumas coisas em japonês, graças a minha avó que ensina pra ela, é muito bonitinho aquele toquinho de gente falando japonês.

beijos

5 comentários:

Juliana disse...

Essa moçinha tá um barato!!
Então quer dizer que ela vai falar 3 linguas!!!fantástico heim!!!!rsrsrsrs
Já vai poder trabalhar na copa !!kkkkkkk
Deve tá uma fofa!

Pois é...tô com a macaca sabe...doida varrida de raiva!!!
Super beijo pra vocês...
Ju e Clara

Tuka Siqueira disse...

É uma pena que isso não seja acessível à todos. =(

Tah disse...

Q jóia né Teh....é bom q desde cedo ela ja vai aprendendo...ai fica bemmm mais facil pro futuro...

Vanessa e Enzo disse...

A idéia do desenho é bem legal! Pena que o Enzo ainda não tem idade para acompanhar, mas a iniciativa é boa!
Agora to aqui imaginando a Cecília falando japonês... Grava Teh hehehe merece um post!

Google Brasil disse...

Olá, você está espalhando fake news, iremos te deletar