Programa do Discovery Kids quer ensinar inglês para as crianças
Em WordWorld, seu filho vai adquirir noções básicas da língua de um jeito divertido. Saiba mais sobre o programa e saiba como a TV pode ajudar no aprendizado da línguaSimone Tinti
Em cada episódio, os personagens enfrentarão desafios e dúvidas e, para resolvê-los, utilizarão as palavras: as letras vão se juntar e ganhar vida para se transformarem nos objetos que representam, trazendo a solução para os problemas da turma de bichos. Além das aventuras na televisão, as crianças também poderão brincar com sopas de letrinhas e outros jogos no site do canal. “O objetivo é introduzir vocabulário em inglês, aos poucos, por meio do oral, do auditivo e do visual. Ela ouve a palavra ‘dog’, vê o ‘dog’ e o identifica como um cachorro. Tudo isso, claro, no contexto de uma história”, explica Mônica Fuhrken, pedagoga que assessorou o projeto na dublagem para o português. Ou seja, é uma exposição ao idioma, e não apenas uma repetição de palavras. “Não basta fazer com que a criança decore números ou repita o alfabeto em inglês, por exemplo. O ideal é que exista uma mensagem a ser transmitida”, afirmam Vanessa e Fátima Tenório, diretores do Systemic Bilingual, sistema de ensino de inglês adaptado à realidade brasileira.
Outra atração de TV que também tem esse objetivo, e que até pouco tempo estava na grade da TV Cultura é o Sesame English, um programa com os personagens da Vila Sésamo em diferentes situações com falas em inglês. Em cada episódios as crianças aprendem frases do dia a dia, como “what time is it?” (“que horas são?”), “put on your coat” (“coloque seu casaco”), entre outras. Ou seja, o programa também insere as crianças no universo de um segundo idioma da maneira com que ele é falado – e não pela mera repetição.
E você, como ajudar em casa? O primeiro passo é não forçar a criança a assistir determinado programa ou ouvir determinada canção. “Ela precisa ter uma referência de que aprender uma nova língua é prazeroso”, afirma Vanessa. Além disso, você não precisa falar em inglês se esse não é o seu idioma materno. A educadora explica que, para incentivar seu filho, o indicado é estimular o contato dele com a língua por meio de filmes, desenhos animados e canções.
********************-----***********************
Ontem assisti o primeiro episódio de WordWorld com a Cecília e eu adorei, como tenho o inglês como segunda língua sempre ensino uma coisinha ou outra pra Cecília e esse desenho veio bem a calhar, achei ele super divertido e interessante, claro que eu fiquei explicando pra Cecília que Dog é Cachorro, já que ela sabe o que é cachorro e que o cachorro faz au-au.
Claro que ela não aprendeu tudo de uma vez, mas ela ficava repetindo tudo.
A Cecília já sabe falar I Love You (o som sai algo como - Iviuviuu) graças a um ursinho de pelúcia que de tanto ela apertar não fala mais.
E ela também fala algumas coisas em japonês, graças a minha avó que ensina pra ela, é muito bonitinho aquele toquinho de gente falando japonês.
beijos
5 comentários:
Essa moçinha tá um barato!!
Então quer dizer que ela vai falar 3 linguas!!!fantástico heim!!!!rsrsrsrs
Já vai poder trabalhar na copa !!kkkkkkk
Deve tá uma fofa!
Pois é...tô com a macaca sabe...doida varrida de raiva!!!
Super beijo pra vocês...
Ju e Clara
É uma pena que isso não seja acessível à todos. =(
Q jóia né Teh....é bom q desde cedo ela ja vai aprendendo...ai fica bemmm mais facil pro futuro...
A idéia do desenho é bem legal! Pena que o Enzo ainda não tem idade para acompanhar, mas a iniciativa é boa!
Agora to aqui imaginando a Cecília falando japonês... Grava Teh hehehe merece um post!
Olá, você está espalhando fake news, iremos te deletar
Postar um comentário