domingo, 10 de abril de 2011

Saiba como preparar comidinhas saborosas e nutritivas para seu filho.

Papinhas saudáveis de bebê fazem sucesso entre mães famosas
Saiba como preparar comidinhas saborosas e nutritivas para seu filho.
Barbara Duffles Do EGO, no Rio

Até os seis meses de idade, a Organização Mundial da Saúde recomenda o aleitamento materno exclusivo. Mas, depois do sexto mês, os bebês devem começar a comer papinhas (sem interromper a amamentação), e aí vem a dúvida: é possível fazer comidinhas gostosas e nutritivas para o filhote, mesmo sem usar sal e temperos fortes?

Regina Sarmento, nutricionista de mamães famosas como Juliana Knust, Camila Pitanga e Nívea Stelmann, explica que as papinhas ficam bem saborosas se forem usados temperos frescos, como alecrim, alho, orégano, entre outros. Cozinhar com pouca água também ajuda a manter o sabor dos alimentos. A nutricionista recomenda ainda o uso de alimentos integrais e orgânicos, pois além de estarem livres de agrotóxicos e pesticidas, podem conter até três vezes mais nutrientes que os produzidos em culturas comuns.

Segundo ela, a melhor estrutura de uma papinha é usar sempre uma folha, dois legumes de cores diferentes, um tubérculo, um cereal, feijão (só o caldo até o oitavo mês), um tipo de carne (só o caldo até o oitavo mês) e uma colher chá de óleo ou ½ gema de ovo.

Veja abaixo orientações de Regina Sarmento, que explica quais alimentos podem ser usados, quais devem ser evitados e sugere boas combinações de papinhas saborosas. Confira!



Um comentário:

Unknown disse...

A informação de que Regina Sarmento foi Nutricionista dos filhos de Juliana Knust, Nivea Stelmann e Camila Pitanga está incorreta.
Agradeceria se o texto fosse corrigido.
Atenciosamente,
Regina Sarmento