sábado, 8 de outubro de 2011

Outubro Rosa - Cancêr de Mama

Outubro é o mês dedicado à conscientização da importância da detecção precoce do câncer de mama, o que aumenta as chances de cura da doença
Para conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e mobilizar diferentes níveis da sociedade envolvidos de alguma forma com a questão, o Brasil, assim como outros países, adere ao Outubro Rosa e colore prédios e monumentos públicos com a cor do movimento.
O Outubro Rosa prevê diversas atividades ao longo de todo mês, em várias cidades do país, onde destaca-se a iluminação de prédios e monumentos históricos na cor rosa. A Femama, com apoio da Clinique, iluminará o Cristo Redentor, na capital fluminense, na noite do dia 4 de outubro. Também ganharão a iluminação pink o Santuário Nossa Senhora da Penha, no Rio de Janeiro, e o Palácio do Congresso Nacional, em Brasília.



Este ano compreendem o Lançamento Nacional do Outubro Rosa 2011 as seguintes ações:

Iluminação Santuário Nossa Senhora da Penha

Data: 04/10/2011
Horário: 17h

Iluminação Cristo Redentor

Data: 04/10/2011
Horário: 20h

Iluminação Palácio do Congresso Nacional

Data: 05/10/2011
Horário: 18h30
 
O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente na população feminina brasileira e é uma doença curável quando descoberta a tempo. Por isso, o diagnóstico precoce e os exames de rotina são muito importantes. O Instituto Nacional de Câncer (Inca), órgão auxiliar do Ministério da Saúde, recomenda a realização anual do exame clínico das mamas por um profissional treinado em mulheres com idade entre 40 e 49 anos. Já a mamografia é recomendada a cada dois anos em mulheres com idade entre 50 e 59 anos sem sintomas. Essas recomendações podem mudar conforme orientação médica.  
  • O que é Câncer de Mama?O câncer de mama é uma doença que se caracteriza pela multiplicação anormal de células da mama.
  • Como detectar o câncer de mama?Através de exames clínicos de mama, que são exames nos quais médicos e enfermeiros observam e apalpam os seios à procura de nódulos ou outras alterações, e, especialmente, através da mamografia.
  • Porque o auto exame é importante?
    O auto-exame é importante para que a mulher conheça seu corpo, em especial sua mama, e possa reconhecer alterações nos seios. Entretanto, ele não substitui a importância do exame clínico feito por um profissional da saúde, e tampouco, a mamografia.
  • Câncer de mama é tudo igual?
    Não, há várias formas de manifestação da doença e conhecer o tipo de câncer é imprescindível para determinar o tipo de tratamento a que a paciente será submetida.
  • Tem como prevenir?
    Conhecer os fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama e realizar acompanhamento médico anualmente são as principais orientações para a prevenção do câncer de mama.
  • E os tipos de tratamento?
    O tipo de tratamento varia de acordo com o diagnóstico que somente o médico pode fornecer e depende do tipo de câncer que foi desenvolvido. Alguns exemplos são: radioterapia, quimioterapia, cirurgia, hormonioterapiae terapia molecular.

Fonte: 
Portal Nacional de Saúde – Unimed do Brasil 
Outubro Rosa Femama 2011
Mais sobre o Cancêr de Mama aqui.

Nenhum comentário: