terça-feira, 13 de abril de 2010

Criança e festa "de adulto" ou Cecília e os casamentos das amigas da mamãe.

Essa postagem é dedicada para minha amiga Lívia.

Quando a Cecília tinha 4 meses eu fui a um casamento com ela, mesmo o casamento sendo a noite pude e tive que leva-lá comigo pois ela era muito pequena e ainda mamava o peito, eu tinha a compania das minhas amigas (que poderiam me ajudar e ajudaram) e o "casamento + jantar" era no mesmo local, não teve baile, nem festa, nem bebidas alcoolicas e acabou super cedo.
Esse ano eu tenho uns QUARTO casamentos para ir e decidi que não vou levar a Cecília em nenhum!
Agora vocês me perguntam: Tenikey porque você não quer levar a Cecília nos casamentos das suas amigas?


Tenho dois casamentos para ir um no dia 30/04 (casamento n°1) e outro no dia 14/05 (casamento n°2), ambos serão realiados a noite, sendo o n°1 aqui na cidade onde eu moro e o casamento n°2 será no Rio de Janeiro.
Eu decidi que não levarei a Cecília em nenhum dos dois casamentos porque:
-irei sozinha a eles;
-eles serão a noite - bem no horário que a Cecília costuma dormir;
-não acho que vai ser confortável para uma criança de 1 ano;
-nenhum dos dois casamentos vai ter um espaço reservado para criança;
E finalmente porque se a Cecília for comigo eu não vou aproveitar o casamento e nem a festa de casamento.

No casamento n°1 minha amiga não restringiu criança, até porque a familia dela é bem grande e ela tem vários primos/sobrinhos pequenos, mas recebi convite somente para mim, então não tenho como levar um acompanhante para ir comigo (caso eu quisesse levar a Cecília) para me ajudar. O casamento n°1 vai ser realizado em uma chácara que fica um pouco distante, e eu vou de carona, então se a Cecília fosse comigo e ficasse com sono e eu quisesse ir embora eu não teria como, a Cecília ia ficar casada e agitada e eu angustiada sem ter muito o que fazer.

No casamento n°2 minha amiga (a noiva) quer muito que eu leve a Cecília comigo, mas eu já disse que não vou levar, já expliquei meus motivos (todos os de cima) e mesmo assim ela esta chateada.
Eu estou numa situação bem complicada, nós moramos no TO vou para o RJ com a Cecília e ficaremos na casa do meu pai (que mora na Tijuca) e o casamento dela vai ser em São Gonçalo (onde ela mora), vou dormir lá na casa dela e ficarei de favor/visita, a única pessoa que a Cecília convive é comigo, ela vai estar em um ambiente totalmente estranho (e eu também), acho muita judiação com minha filha ficar levando ela pra lá e pra cá. Minha amiga disse que vai passar o dia todo num spa (dia da noiva) como que eu fico numa casa em que eu não conheço ninguem ainda mais com uma criança, me diz? Fora que o casamento é na igreja e a festa em outro lugar, se a Cecília ficar cansada/sono/irritada como faço pra ir embora? Enfio a Cecília de volta no meu útero? Então para ir ao casamento n°2 vou deixar a Cecília com meu pai (vódrasta, bisavós, tia avó, tios), durmo por lá, aproveito a festa e volto no dia seguinte.
A Cecília não é de estranhar pessoas mas eu realmente não sei como vai ser quando formos para o RJ, afinal ultima vez que nós fomos ela tinha apenas 2 meses, muita coisa já aconteceu, a Cecília cresceu, e hoje praticamente ela não conhece ninguém lá né!? Eu vou pro RJ uns dias antes do casamento n°2  justamente pra Cecília se acostumar com o povo lá de casa e eu poder ir pro casamento tranquila.

Eu até cogitei levar a Cecília nos casamentos, afinal ela também foi convidada pelos noivos, mas como levar se o local não dispõe de fraldário, espaço reservado para criança e eu não vou ter acompanhante? Pedi várias opiniões para algumas amigas, no twitter e fiz algumas pesquisas sobre esse assunto.
No Twitter:
- A @marlagass disse que acha melhor deixar a criança em casa ou ficar pelo menos ate o jantar porque levar criança pra festa desgasta todo mundo, ela contou também que já levou a filha dela no casamento de uma prima e que foi uma "tri função", ela não aproveitou nada e nem conseguiu conversar com ninguem.
- A @LILIMOITINHO disse que já levou o filho em vários casamentos, e que dá muito trabalho mas que sempre vai acompanhada do marido, sogra ou cunhadas.
- A @ConsuZurloNepo contou que nunca passou por isso ainda, mas que se o casamento fosse de alguém da familia ela levaria e que sabe que ficaria super estressada.

No MSN
Minha amiga Lianja contou que já levou sua filha em um casamento e que na hora do beijo a fofa gritou "eca! que nojo!" e que tinha uma mãe ao lado que teve que assistir a cerimônia do lado de fora da igreja pois o bebê não parava de chorar.

Nas pesquisas:
Nos blogs Quando eu Casar e Vanessa e Fernando tem um post bem legal, mas fala sobre quando os noivos não querem a presença de crianças no casamento e as controversias que esse desejo pode causar, bem estar ou mal estar nos convidados e na familia e o que fazer quando se quer crianças na festa de casamento.
No blog Noiva.com a Gabrieli Chanas mostra um save de date bem discreto e direto sobre festa para adulto. Achei bem interessante e com esse jeitinho discreto e educado os pais podem se organizar no que fazer com as crianças.
Se os noivos aceitasm e querem a presença de crianças na festa o Vale Casar ensina o que fazer com elas na festa. Algumas dicas deles são:
  • Sala de Cochilo – Crie no salão, juntamente com a sua decoradora, um espaço onde vocês possam espalhar alguns colchonetes e uma televisão com filmes infantis para que as crianças possam dormir caso já estejam cansadas.
  • Mesa de Atividades – Monte no salão uma mesa com lápis de cor, giz de cera, livro, papel e brinquedos silenciosos. É distração garantida.
  • Mesa de Guloseimas – Uma ótima alternativa para o paladar infantil e também para controlar a ansiedade de atacar sua mesa de doces e bem casados antes do tempo! Converse com sua doceira e peça a ela que desenvolva uma mesa bem colorida com diversas opções de guloseimas. Sugestões: Marshmallows, pirulitos, balas mastigáveis, chocolates, algodão doce, brigadeiro, cajuzinho e beijinho.
E a Carla e Liana da Wedding&Co. ensinam uma maneira elegante de não convidar crianças para o casamento aqui.

E com vocês? Já aconteceu uma situação parecida? O que vocês fizeram e se levaram as crianças como elas se comportaram?
Será que eu estou errada de não querer levar a minha filha?

Beijinhos...

3 comentários:

Elaine disse...

(tinha postado com o perfil da minha cunhada, apaguei e to colocando com o meu agora !)

No meu caso eu levaria, mas eu iria com meu marido...

Acho que vc está certa em não leva-la aos casamentos mesmo. Tira o peso da consciencia e se joga!

bjs

Nerd Pai disse...

Bem, sou contra:Os pais e a criança não aproveitam. Só stress

Tah disse...

Ficou ótimo flor...meu pacotinho ainda não foi entregue só chega em setembro, mas penso o seguinte, como já lhe comentei, levar os pequenos pra uma festa de adultos, à noite e sozinha, é fria, pq nem vc nem eles aproveitam, criança tem seu ritmo, e tem dias que eles acordam não gostando de nada, ou seja, a mamãe ficará na função e não vai curtir a festa, terão muitas oportunidades e ocasiões pra Ceci te acompanhar, e principalmente qdo tiver maiorzinha, e entender melhor...