segunda-feira, 26 de abril de 2010

Para mães: Dicas sobre amamentação

Dicas para a mamãe amamentar fora de casa   
• Procure usar roupas soltas para facilitar o acesso ao seio;
• Escolha um lugar calmo, sem muito barulho e sem corrente de vento, onde mãe e bebê possam estar em uma posição confortável;
• Não tenha pressa. Deixe que o bebê mame a vontade. Tenha consciência e que a amamentação é importante para o bem-estar da mãe e do filho e tente se desvincular dos tabus existentes.

A melhor posição para a amamentação  
Coloque o nenê junto ao seio como se ele estivesse sentado, sem deixar que a cabecinha caia muito para trás. Os lábios devem ficar virados para fora, apoiados na mama, formando a famosa boca do peixinho. É importante também que ele esteja bem acomodado e confortável.

O leite está secando    
 A quantidade de leite produzido varia de um dia para o outro, e às vezes, pode haver uma diminuição temporária do mesmo.
Você pode diminuir o intervalo entre as mamadas e aumentar a freqüência das mesmas; deixar esvaziar 1° peito antes de passar para o 2°; procure repousar durante o dia, alimentar-se bem, tomar líquidos.

Bico invertido (voltado para dentro)  
 Existe um exercício básico, próprio para fazer com que os bicos se projetam. Deve ser realizado a partir do quarto mês de gestação. Com os dedos, a mulher executa movimentos de rotação para a esquerda e para a direita, para cima e para baixo, repetindo-os várias vezes ao dia.   

Os benefícios da mãe com o aleitamento

• Redução do risco de hemorragia no pós-parto, que pode levar à morte;
• Diminuição da incidência de câncer de mama e de ovário;
• Menor risco de anemia;
• Proteção contra osteoporose e um auxiliar dos métodos anticoncepcionais quando exclusivos até 6 meses.


Aspectos positivos da amamentação  
A amamentação é prática, pois o leite já está pronto e não estraga nunca. Não é preciso aquecer, lavar, desinfetar...E é econômica, já que não é preciso pagá-la e raramente a criança necessitará de remédios. O aleitamento faz com que o laço materno se fortaleça. E também é benefício para o meio ambiente por não deixar resíduos. Além de ser essencial para o crescimento da criança, a amamentação reduz as chances de doenças fatais, como diarréia e pneumonia. Obesidade, doenças cardiovasculares, linfomas e diabetes também estão em outros distúrbios que podem ser prevenidos com o aleitamento materno.

Estado emocional durante a amamentação  
Quando a mulher está tensa e ansiosa, o organismo produz grande quantidade de adrenalina, substância que pode comprometer a produção do leite. Aprender a amamentar é uma experiência que exige tempo e paciência. Estar relaxada, numa posição confortável (para mãe e bebê), pode facilitar o aprendizado.  

OBS.: Essas dicas eu recebi por email quando estava grávida e não sei a onde a pessoa que me mandou encontrou porque ela não colocou a fonte, quem souber por favor coloca no comentário que eu edito o post depois.
Beijos

2 comentários:

Carolina disse...

Muito bom, só faltou a dica das blusas de amamentação: http://www.vialacteamodas.com.br

Tenikey disse...

Olá Carolina, eu ja tinha divulgado s blusas de amamentar nesse post aqui http://oamordececilia.blogspot.com/2009/12/blusas-para-amamentar.html

beijos