quinta-feira, 29 de abril de 2010

Para mães: Dicas sobre assuntos gerais.

Banho morno para baixar a febre
A água deve estar com a temperatura em torno de 25°C. outra opção é aplicar compressas embebidas também em água na mesma temperatura.
A febre é resultado de um comando do cérebro, que faz o organismo aumentar a temperatura corporal a fim de combater um agente estranho. Em contato com um meio externo mais frio, como a água, o organismo automaticamente regula a temperatura, fazendo a febre baixar.
Indicado para bebês e qualquer idade.


Massagem para alivar a cólica  
Basta friccionar o abdome do bebê, com movimentos circulares lentos, em sentido horário. O ideal é fazer a massagem com os dedos anular, médio e indicador, repetindo a manobra de 80 a 100 vezes.
A massagem provoca um aquecimento local, que faz a musculatura relaxar. Como conseqüência, a dor dá uma trégua. A compreensão leve do abdome também facilita a eliminação dos cases causadores da cólica.
Indicado para bebês e qualquer idade.


Sem susto na hora do engasgo 
Durante a mamada, se o bebê der aquela tossidinha mais forte, acalme-se e espere que ele se recupere. Esses engasgos são comuns quando a criança suga mais do que consegue engolir, não atrapalham na respiração, e o organismo reage por meio do reflexo da tosse. Os bebês maiores podem se engasgar com miudezas levadas à boca. Se isso acontecer, vire a criança de bruços e comprima a região do tórax, provavelmente o objeto vai saltar para fora. Nunca tente colocar os dedos dentro da garganta da criança para não correr o risco de empurrar ainda mais fundo o que está entalado. 

Compressas com pano morno para aliviar dor de ouvido 
Basta aquecer uma fraldinha de pano limpa com ferro de passar. O tecido morno, a temperatura bem confortável, deve ser aproximando da orelha do bebê.
O calor provoca vasodilatação e relaxa a musculatura da região, aliviando a dor.
Indicado para bebês e qualquer idade.


Lenço umedecido em álcool contra dor de garganta e tosse 
Basta umedecer o lenço em uma mistura de um copo de água morna com uma tampinha de álcool e prendê-lo ao pescoço do bebê.
O álcool aquece a região e provoca sensação de bem-estar.
Indicado para crianças acima de 1 ano e meio, sob supervisão atenta dos pais.
Tome cuidado, pois o álcool, quando concentrado, pode causar intoxicação, pela aspiração, e queimaduras na pele. Fique atenta ainda ao perigo de sufocamento.


Não interrompa 
Muitas crianças têm dificuldades de manter a concentração por longos período e é difícil compensar isso. Elas simplesmente não conseguem se concentrar tão bem quanto um adulto. Uma das melhores coisas a fazer para ajudar seu filho a manter a atenção é não interrompê-lo quando está absorto em alguma coisa. Espere para intervir quando a atenção se desviar, sem esquecer de elogiá-lo por fazer um bom trabalho.

O melhor lugar para brincar 
Abram espaço. Seu filho querer esparramar os brinquedos e, literalmente, deitar e rolar. Para garantir as segurança, mantenham-no sempre longe de escadas, janelas e portas que poderão bater com o vento. Se levá-lo ao playground ou à pracinha, observem se há brinquedos próprios para a idade dele e quais suas condições de uso.

A pele está escamando 
Normal, especialmente nas primeiras três semanas de vida, e atinge inclusive o couro cabeludo. É que o bebê passou do meio líquido para p seco e entra em contato com o tecido das roupas e com produtos como xampu e sabonete. A camada superficial da pele sai para dar lugar a uma mais resistente.

Reidratar em caso de diarréia 
Cozinhe o arroz como de costume, desligando o fogo antes que a água seque por completo. A papinha atua mais ou menos como o soro caseiro, feito à base de água, sal e açúcar. Também na papa entram sal e água. O açúcar fica por conta dos carboidratos do arroz.
Essa papinha serve para crianças que já se alimentam com papinhas salgadas, normalmente acima dos 6 meses.
Diarréia pode levar a desidratação 
É a desidratação que põe em risco a saúde. A quantidade de líquidos do organismo precisa ser mantida estável porque é pelo sangue que chegam o oxigênio e os outros nutrientes necessários para o bom funcionamento de cada célula do corpo. E se falta líquido todos os órgãos ficam com desempenho comprometido.  


Para acalmar o bebê
Misture, em meio copo de água filtrada, uma colher de sobremesa de açúcar.
Em situações de stress, o organismo libera um hormônio, a adrenalina, que estimula o metabolismo e leva a um consumo maior da glicose – cuja taxa ficará reduzida no sangue. A água com açúcar repõe a glicose perdida, proporcionando uma sensação imediata de bem-estar.
Indicado para crianças que já se alimentam com sucos, normalmente acima dos 6 meses. 


Remédio natural para cólicas
Uma boa alternativa sem efeitos colaterais é um remédio natural que combina a erva-doce com a chicória. Trata-se de um pó rosado que diminui as contrações e facilita o funcionamento dos intestinos. O ideal é a mãe aplicar diretamente no seio, para que o pimpolho pegue o peito e sugue o remédio, ou colocar um pouco direto na boquinha do bebê.

Tosse sem catarro 
Diferentemente do que muita gente imagina, a tosse seca não é sinal de pneumonia. Mas é sempre bom que o pediatra examine o pequeno, pois esse tipo de tosse geralmente está associado a alguma alergia. Aparece mais nos dias frios, coincidentemente quando os baixinhos estão mais agasalhados.

OBS.: Essas dicas eu recebi por email quando estava grávida e não sei a onde a pessoa que me mandou encontrou porque ela não colocou a fonte, quem souber por favor coloca no comentário que eu edito o post depois.
Beijos             

Nenhum comentário: