quinta-feira, 15 de abril de 2010

Como escolher a cadeirinha ideal

Definir corretamente a cadeirinha é o primeiro passo para garantir a segurança da criança dentro do carro. Um item importante, por exemplo, é levar em conta a idade e o peso do ocupante mirim. Veja a seguir as informações a considerar na hora da compra de um assento infantil.

Fotos: Alex Silva Produção: Alê Ravizza Agradecimentos: Chicco, Pbkids e Chicletaria estrada com crianças pequenas Como sei qual cadeira escolher

O primeiro passo para escolher a cadeirinha de carro ideal é verificar em qual grupo seu filho se encontra - isso tem a ver, basicamente, com o peso da criança. Com base na avaliação, você saberá qual modelo escolher: bebê-conforto, assento de segurança ou assento de elevação. Veja abaixo

Grupo 0+ - Bebês de até 13 kg (o limite recomendado já foi de 9 kg, mas hoje o padrão de segurança passou a ser de 13 kg, daí o símbolo de "mais" colocado depois do 0) ou qualquer criança abaixo de 1 ano.

Grupo 1 - Bebês de 9 a 18 kg necessariamente acima de 1 ano (embora se recomende atrasar o máximo possível a troca do bebê-conforto pelo assento de segurança), chegando até os 3 ou 4 anos, dependendo do desenvolvimento da criança.

Grupo 2 - Crianças de 15 a 25 kg, geralmente entre 3 e 8 anos.

Grupo 3 - Crianças de 22 a 36 kg, geralmente entre 5 e 10 anos.

Indicação conforme o tipo de assento
Peso Tipo de assento Grupo de massa
0 a 13 kg Bebê-conforto 0+
0 a 18 kg Bebê-conforto conversível em assento de segurança 0+ e 1
0 a 25 kg Bebê-conforto conversível em assento de segurança 0+, 1 e 2
9 a 18 kg Assento de segurança 1
9 a 36 kg Assento de segurança conversível em assento de elevação* 1, 2 e 3
15 a 36 kg Assento de elevação* 2 e 3
* A criança precisa ser alta o bastante para o cinto não machucar seu pescoço.

Qual tipo devo comprar

A rigor, todas as cadeiras certificadas podem ser usadas conforme suas especificações, embora especialistas defendam um tratamento mais cauteloso a recém-nascidos, particularmente os prematuros. Para as crianças nessa faixa etária, eles recomendam que o assento seja a versão exclusiva para o Grupo 0+ e não a conversível. Portanto, se você pretende adquirir um modelo conversível para não ter de gastar duas ou três vezes com cadeirinhas, use um bebê-conforto emprestado até a criança completar 3 meses ou então evite circular de carro com ela nesse período.

2 comentários:

Rô, Vivi e Anna C. disse...

Oi meninas !

Saudades de vcs !
Hoje que fui ler os posts que vc colocou... eu estava bem atrasada !

Quero comentar 1° sobre as festas de casamento que vc tem... eu e Rô tivemos e teremos alguns casamentos este anotambém.
Em Janeiro tivemos dois, mas não fomos em nenhum pois Anna Clara estava com 20 dias de vida.
Em Março tivemos outro e fomos só na Igreja, pois alem de Anna Clara estar com 2 meses a viajem deixou-a bem cansada.
Agora em Abril teremos um, mas optamos por não ir, pois a experiência que tivemos de viajar com ela não foi boa. O casamento será em SP.
Em Julho teremos um em SP também e neste estamos pensando em ir, pois até lá ela estara com 6 meses, mas não sei se ficaremos para a festa. E em Outubro teremos outro em SP também, só que neste seremos padrinhos então seremos obrigados a ficar na festa.
Então, eu acho que vc deve ir sim mas levar a Cecilia pode deixá-la bem cansada e vc pode acabar não aproveitando a festa. Deixá-la com sua mãe ou com seu pai (quando tiver que ir para o Rio) não vai fazer de vc uma mãe má! muito pelo contrário, vc estará zelando pelo bem-estar dela. Então faça o que vc esta pensando em fazer, quando for para o Rio, vá um pouco antes para que ela possa se sentir a vontade com todos por lá. E assim vc não ficará preocupada.

Agora quero falar que vc é muito guerreira e não tenho nem metade da sua força. Parabéns porque vc conseguiu e ainda consegue cuidar da Cecília sozinha. Quando falo sozinha, é em relação a ter um companheiro, porque mãe e pai podem ajudar mas não é a mesma coisa.
É uma barra Teny, esta sendo bem dificil para mim, sem o Rô aqui esses dois dias. Fico contanto as horas, os minutos e os segundos para que chegue logo sexta, quando terei que ir buscá-lo no aeroporto.

Você é um exemplo... parabéns de verdade por toda as dificuldades que vc teve que enfrentar. Mas vc venceu e Cecília é linda e forte e tem uma excelente mãe.

Mega Beijo, saudades master de vcs !

Vi, Rô e Anna Clara

Ana Cunha disse...

Eu me arrependi tanto de mudar a cadeirinha dos bbs. Estamos com um bb conforto e outra é a cadeirinha de 0 a35 quilos. Uma porcaria pq quando eles dormem, ficam todos tronchos... caídos...
Odiei!
Mas como eles já vão fazer um ano, na época, achamos necessário.
Vamos retardar o quanto for possível a troca da outra cadeira.

Beijos!@