quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Bebê feliz, bebê esperto

Bebê feliz, bebê esperto

O que faz diferença no desenvolvimento do seu filho é você estar ligado nele – conversando e brincando desde os primeiros dias

Por Mindy Berry Walker / Tradução e reportagem de Samantha Melo, filha de Sandra e Tião
Uma das perguntas que os pediatras mais ouvem é: “Meu filho está se desenvolvendo bem?” É, você não está sozinho. É mais do que esperado que você se sinta inseguro e queira que seu filho cresça saudável e feliz.

Perguntas como “será que é normal ele chorar tão pouco?” ou “ele já não deveria ter começado a engatinhar?” vivem atormentando a gente. E não à toa. É durante os três primeiros anos de vida que o bebê tem seu cérebro “construído”. Ou seja, a criança está desenvolvendo a estrutura que vai usar para entender o mundo e se relacionar. É nessa idade que as células fazem as conexões e criam “circuitos” pelos quais vão transitar as informações.

Hoje é consenso que o desenvolvimento de uma criança não depende apenas da genética. Ele é influenciado diretamente pelo meio. Por isso, você pode ter grande papel nesse processo. Calma, não é para pirar e sair comprando DVDs, CDs e livros educativos.

Coisas básicas como falar bastante com o seu filho, brincar e sorrir para ele contribuem para que se desenvolva. Para o bebê, as relações iniciais, estabelecidas com o pai e a mãe, são o parâmetro para enxergar os demais e o universo em volta.

“Tudo o que você faz para seu filho representa um mundo de informações novas que ele vai captar, processar e aproveitar na ‘obra’ que está realizando dentro da sua cabecinha”, diz o neuropediatra e colunista da Pais & Filhos, dr. Saul Cypel, pai de Marcela, Irina, Eleonora e Bruna, nosso guru no tema.

Existe uma ordem natural para o chamado desenvolvimento neuropsicomotor: a criança precisa necessariamente sentar-se firme sem apoio antes de conseguir andar, por exemplo. Essa sequência você não tem como mudar, mas pode estimulá-lo a engatinhar oferecendo-lhe brinquedos que “andem” ou a ficar de bruços colocando-o sobre um tapete com desenhos coloridos. Há várias  medidas cotidianas que você pode tomar para colaborar com o desenvolvimento integral do seu
filho. Aprenda algumas delas.
* Narre ações cotidianas ao seu bebê
Isso o ajudará a desenvolver a linguagem. Durante uma troca de fraldas, você pode dizer: “Agora vamos trocar a fralda. Oh, você está com uma assadura, vamos passar pomada para cuidar dela”. Isso expõe seu filho a uma centena de palavras. É bem diferente de colocá-lo no trocador mudo e sair  calado. Seu filho entende o que você está fazendo, apenas ainda não sabe responder com palavras.

* Saia de casa
Saídas cotidianas (tipo ir ao supermercado) podem parecer banais para você; mas, para seu bebê, essas voltinhas fornecem ricas experiências sensoriais: a exposição a novos rostos, sons e cheiros. Quanto mais você sair de casa, melhor. Ir com você sempre ao mesmo supermercado estabelece bases para a aprendizagem posterior sobre a permanência do objeto (o fruto ainda está naquela seção mesmo quando não estamos!). E de causa e efeito (se cumprimentam o funcionário que oferece um pedaço de presunto para beslicar!).

* Desligue a TV
Pesquisa recente da Universidade de Massachusetts em Amherst descobriu que, quando a TV está ligada, os adultos gastam cerca de 20% a menos de tempo conversando com os filhos – e quando o fazem, eles estão menos atentos do que quando ela está desligada. Tente ouvir música junto com ele em vez de ligar a TV.

* Amamente o seu bebê
O leite materno contém o ácido graxo que impulsiona o cérebro, o DHA, por isso vai ajudar o pequeno em seu desenvolvimento cognitivo. Além disso, amamentar possibilita interações importantes: o  contato com a pele da mãe, olhar nos olhos dela... Se não puder amamentar, procure dar a mamadeira num lugar calmo, concentrando-se no seu bebê.

* Diga o nome dele
Crianças com até 6 meses prestam mais atenção às palavras que vêm logo depois do seu nome do que às palavras ditas após o nome de outra criança. Para ajudar seu bebê a absorver mais informações, substitua "Onde está a bola?" por "Onde está a bola do Lucas?"

* Aponte tudo
Apontar permite que as crianças se comuniquem antes que possam falar. Elemento essencial do  discurso, o apontar também ajuda a descobrir como as palavras e os objetos estão relacionados, uma vez que você provavelmente vai nomear a coisa que seu bebê está apontando. (Se ele aponta em direção à mamadeira, você pode dizer: "Você quer seu leite?") Você pode tomar sua mão e apontar com ele enquanto diz "Olha aquele carro vermelho!"

* Priorize a hora da soneca
Dormir durante o dia reforça a capacidade de um bebê de absorver novos conceitos. Um estudo da Universidade do Arizona apontou que bebês de 15 meses de idade que dormiam à tarde foram capazes de lembrar informações que lhes foram dadas anteriormente e aplicá-las a uma nova situação (24 horas depois, os que não tinham dormido não tinham mantido nenhuma informação). Mas qual deve ser o limite? Os bebês pequenos geralmente precisam de um ou dois cochilos de duas horas diárias. A partir de cerca de 15 meses, eles normalmente requerem um único cochilo de duas horas diárias. Cochilar pode fortalecer a capacidade do seu bebê de absorver novas informações e conceitos.
* Faça parte da diversão do seu bebê
Quando seu pequeno está brincando, junte-se a ele sempre que der. Em um estudo no qual as crianças receberam blocos para brincar em casa, aquelas que tiveram ganhos significativos no desenvolvimento da linguagem estavam acompanhadas dos pais – que as ajudaram a brincar.

* Construa habilidades cognitivas
com o esconde-esconde Brinque bastante da famosa brincadeira de esconder o rosto nas mãos e depois aparecer. Por volta dos 5 meses, seu bebê vai sorrir quando você revelar seu rosto, porque ele começa a perceber que você ainda existe quando não pode te ver. Mais tarde, ele vai começar a estender a mão para mover a sua quando você se esconder – porque vai poder prever onde você está. Aos 9 meses, ele pode tentar te imitar.
* Deixe seu filho tentar sozinho
Em um estudo recente da Universidade de Washington, os pesquisadores apresentaram a crianças uma ferramenta que poderia ajudálas a pegar os brinquedos fora de alcance. Um grupo de crianças começou a testá-lo sozinho, enquanto o outro grupo simplesmente assistiu a um adulto usá-lo  repetidamente. O resultado: somente o primeiro grupo reconheceu o que os adultos iam fazer com a ferramenta. Se você quer que seu bebê se torne mais hábil usando uma colher, mostre-lhe como usar uma e depois deixe-o tentar sozinho.
* Crie uma rotina de leitura
A leitura aumenta o vocabulário, a memória e a atenção, e também estimula a criatividade. Crianças que têm contato com livros costumam se sair melhor na escola. Escolha livros com rimas, para ajudar com o reconhecimento de padrões; livros com sons e texturas, para ensinar causa e efeito; e livros fotográficos, para encorajar o reconhecimento de objetos.
Consultoria: Saul Cypel é professor livre docente de Neurologia Infantil, consultor da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (Desenvolver a cr iança para desenvolver a sociedade), diretor do Instituto de Neurodesenvolvimento Integrado (INDI) e neuropediatra. TEL.: (11) 3079-2888, www.fmcsv.org.br

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