quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Socialização e adaptação da criança na pré-escola

Por: SESC Escola - TO

Nos dias de hoje, em que a mulher assume cada vez mais atividades fora do lar, é comum as crianças irem mais cedo para a escola.
Os pais diante do fato de que a mãe precisa recomeçar a trabalhar, podem optar por deixar seu filho em um Berçario (Pré-Escola), deixar com familiares ou contratar uma babá. A escolha deve ser feita com maturidade, pois podem surgir críticas e como os pais são os responsáveis pela criança devem estar seguros de sua decisão.
A opção sendo por uma escola, os pais e familiares podem fazer uma pesquisa no bairro em que moram por uma escola que de adapte as suas expectativas, exemplo: (porte da escola - pequena, média ou grande -  número de alunos por sala, filosofia da escola, valor da mensalidade, etc) sempre é bom uma visita pelo espaço físico e uma conversa com a direção.
A adaptação da criança está na dependência da orientação da educadora, que deverá conhecer suas necessidades básicas, seuas características evolutivas e ter informações quanto aos aspectos de saúde, higiêne e nutrição infantil (todas estas informações devem ser passadas pelos pais em entrevista prévia com a direção através da anamnese). Sendo assim, a socialização da criança desenvolve-se harmoniosamente adquirindo superioridade sob o ponto de vista da independencia, confiança em si, adaptabilidade e rendimento intelectual.
As atividades programadas devem basear-se em suas necessidades e interesses: crianças são ávidas para explorar, experimentar, colecionar, perguntar, aprendem depressa e desejam exibir suas habilidades.
As atividades como percepção visual, percepçao visomotora e coordenação motora, percepçao auditiva, linguagem oral, percepções gustativas e olfativas, percepção tátil, educação artística e educação física integram o processo de aprendizagem da criança com o processo de socialização.
Caberá à pré-escola estimular e orientar a criança, considerando os estagios de seu desenvolvimento, aceitando-a e desafiando-a a pensar. O ambiente que estimule a atividade criadora da criança, além de contribuir para seu desenvolvimento global, estará, certamente favorecendo a aproximação da criança à realidade escolar.
Saliento que o desenvolvimento da criança deve ser acompanhada principalmente pelo pais, pois a escola é apenas um suporte facilitador para todo o processo. Os pais também devem acompanhar a rotina da criança através da agenda escolar, onde a educadora anota recados para os pais ou comunica como foi o dia da criança.

A seguir algumas informações sobre o processo de adaptação do mini grupo:
- A decisão de colocar seu filho na escola deve resultar de uma atitude pensada, consciente e segura.
- A vinda da criança para a escola deve ser preparada, entretanto, evite longas explicações para ela, pois isso pode despertar suspeitas e insegurança.
- A separação, apezar de necessária, é um processo doloroso tanto para a criança quanto para a mãe, mas é superado em pouco tempo.
- Cuidados devem ser tomados nesse periodo de adaptação em relação a : troca recente de residência, retirada de chupeta ou fraldas, troca de mobília do quarto, perda de parente próximo ou animalzinho de estimação.
- O choro na hora da separação é frequente e nem sempre significa que a criança não queira ficar na escola.
- A ausencia de choro não significa que a criança não esteja sentindo a separação.
- Evite comentários sobre a adaptação da criança em sua presença.
- Cabe à mãe entregar a criança ao educador, colocando-a no chão e incentivando-a a ficar na escola. Não é recomendável deixar o educador com o encargo de retirar a criança do colo da mãe.
- Nunca saia escondido do seu filho. Despeça-se naturalmente.
- A sala de atividades é um espaço que deve ser respeitado e sua presença nela, além de dificultar a compreensão da separação, fará as outras crianças cobrarem a presença de suas mães.
- Incentive a criança a procurar a ajuda do seu educador quando necessitar algo, para que crie laço afetivo com ele.
- Lembre-se que a professora atende às crianças em grupo, procurando distribuir sua atenção, igualmente, promovendo junto com a mãe a integração da criança.
- Se os pais confiam na escola, sentirão segurança na separação e esse sentimento será transmitido à criança, que surpotará melhor a nova situação.
- O periodo de adaptação varia de criança para criança, é único e deve ser avaliado individualmente pelo professor.
- Evite interrogatórios sobre o dia da criança na escola.
- Poderão ocorrer algumas regressões de comportamento durante o periodo de adaptação, assim como alguns sintomas psicossomáticos (febre, vomitos, etc).
- è comum verificar-se nessa fase uma ambivalência de sentimentos. O desejo de autonomia da criança e a necessidade de proteção ocorrem simultaneamente.
-Cuidado com a aparente adaptação. Os pais devem respeitar o periodo estabelecido pela escola.
- É importante que a criança traga, durante os primeiros dias, um brinquedo, objeto, fotos dos pais ou algo que goste. Este é considerado, para nós. o objeto transicional.

Recebi esse texto ontem na reunião na nova escola da Cecília e achei bem interessante por parte da escola querer nos tranquilizar e nos ensinar como teremos que agir durante esse periodo de novidades que aconteceram com as crianças e conosco. Achei interessante dividir com minhas amigas que ou estão passando por essa mesma fase que eu ou com aquelas que ainda vão passar.
O importante é sabermos que tudo leva um tempo e que nenhum criança é igual a outra. Eu acho que a Cecília não vai me dar trabalho nesse periodo de adaptação porque ela já esta acostumada a passar grandes periodos de tempo longe de mim, e esse sofrimento a gente passou quando eu tive que voltar a trabalhar. Acredito que vamos tirar essa adaptação na escola de letra.
Beijos

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