sábado, 9 de outubro de 2010

sugestões para estimular o desenvolvimento educativo para a criança, unindo pais e filhos.

No post do sorteio da mochilinha da Danoninho eu pedi que minhas amigas deixassem uma sugestão para unir pais e filhos em brincadeiras para estimular o desenvolvimento educativo de nossos pimpolhos, e recebi muitas sugestões interessantes.

- Ana Letícia
"Sugiro um bingo de letras! O bingo sera identico ao de números, só que com as letras, a criança pode visualizá-las e manuseá-las, facilitando assim a familizarização da criança com as mesmas! Pais e filhos podem brincar e se divertir bastante!"

- Mariza
"Sugiro um ditado mudo para crianças que já escrevem, os pais mostram um objeto e a criança escreve o nome, do seu jeito."


- Fabiola
"Ler para e com a criança ainda é o melhor caminho para um desenvolvimento completo intelectual e emocional para qualquer um de nós, eu sou exemplo disso porque tenho duas filhas e leio pra elas desde que estavam na minha barriga e sempre compramos juntas os livrinhos, elas preferiam eles ao invés de brinquedos por muitas vezes e hoje elas pegaram o gosto pela leitura e leem pra mim."

- Vanessa - também sugeriu a leitura
"Como tenho um pequeno bem pequeno em casa comecei o estímulo com o primeiro livrinho pois acho que assim ele já vai captar a idéia de que livros - e a leitura - é bem divertido!"

- Milena - também sugeriu a leitura com associação imagem + objeto
"A minha sugestão é bem simples é a que uso com a minha filha de 1 ano e 8 meses um livro simples com apenas uma figura e com o nome, ela ainda não sabe ler claro né, mas estimulamos ela por dizer o que é assim ela já sabe o nome de várias coisas."

- Tuka
"Nós brincamos de desenhar coisas simples, casinha, flor, coração... mamãe desenha e as filhas "enfeitam" o desenho. Também adoram quando faço o contorno das mãozinhas no papel, depois inventamos histórias sobre os desenhos e mamãe vai colocando as letrinhas dos nomes das coisas e do nome das crianças. Elas adoram essa brincadeira!"

- Ana Paula
"A dica dos livrinhos já foi dada por aqui, então aí vai minha adaptação: contar histórias para a criança, sem a ajuda de livros, também é muito prazeroso. Dividir com a criança histórias da nossa infância, contar histórias da família, ou inventar histórias com personagens que a criança goste, como fadas, princesas, dragões e dinossauros, é um belo exercício de criatividade que também encanta as crianças, e contribui com o desenvolvimento da criança."

- Thalita
"Ler e escutar historinhas infantis, eu tenho TODOS os meus livros até hoje e lembro com carinho das letras e contos que tenho, quando a minha fofinha chegar vou querer estimular e fazer o que minha mamãe fazia comigo."

- Tenikey
A minha sugestão é ensinar de forma divertida e sem pressão, com a Cecília eu canto e assisto a seus desenhos favoritos, leio livros e dou livros pra ela, mostro as imagens e falo seus nomes, uso a associação de imagem e palavra.
EX.: nós temos uma cachorra, então ensinei assim Duda (nome proprio do animal) - cachorro - au au - dog.
A Cecília já sabe que o cachorro/ dog faz auau e que a sua se chama Duda.

E vocês como estimulam seus filhos??
Bom fim de semana.
Beijos
Tenikey e Cecília

3 comentários:

Leticia disse...

Feliz dia das crianças

Unknown disse...

O mais importante para estimulá-los é estar por perto e dar muito carinho. Sem isso nenhum estímulo será suficiente.

Beijos

Tah disse...

Oiiiiiiiiiiiiii
Eu to "simetendo"...rs
Acho q a leitura e contação de história são super importantes para o desenvolvimento...qdo mais cedo a criança é inserida nesse mindo, mais cedo ela vai falar, vai ler...tomar gosto por esses pequenos prazeres...
Davi tem uma coleção diga já...

Bjs pra vc e pra Ceci e Feliz dia das Crianças