quinta-feira, 4 de março de 2010

Problemas e soluções na retirada das fraldas

O que fazer se...
Thais Lazzeri

RICARDO CORRÊA
...o xixi escapa na cama?


Se estiver na fase da retirada noturna, diminua a ingestão de água da criança a partir das 17 horas, leve-a ao banheiro antes de deitar-se e uma vez na madrugada. Se as fraldas já foram excluídas do dia-a-dia dela, pode ser um alerta para problemas fisiológicos ou emocionais, como mudanças na rotina. Converse com o pediatra, mas não volte a colocar fraldas.

... a privada vira um monstro?
Algumas crianças sentem nojo, outras têm medo do vaso sanitário. Acompanhe seu filho ao banheiro e fique por perto, explique que é lá que tudo precisa ser feito. Se o banheiro é um local de discussão, porque os pais obrigam a criança a usá-lo, ela certamente vai sentir medo e preferir fazer em um local mais tranqüilo, como na sala.

... o menino não quer usar o banheiro?
Em vez de insistir para que faça xixi em pé, veja se ele se sente mais confortável sentado. Não é só menina que senta no banheiro. Não brinque sobre esse assunto. Também é importante a ajuda do pai, afinal, a criança tende a seguir um modelo, e nada melhor – e seguro – do que a figura paterna.

... a volta às aulas significa volta às fraldas?
Pode ser que sim. Fale com a professora. As escolas costumam dar orientação para ajudar nessa transição. De qualquer maneira, seu filho vai se acostumar ao novo ambiente e fazer como os colegas de sala. As "escapadas" são passageiras e devem ser tratadas com naturalidade.

Um comentário:

Si Collet disse...

ainda nao cheguei nessa fase.. mas vou deixar o seu post da listinha dos q "Lí por ai" pra pode ler dpois q eu tiver q tirar a fralda da Bia..