quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Assaduras de bebês: como evitar e tratar

Combinar trocas frequentes de fraldas com cuidados preventivos é o melhor caminho para deixar seu filho longe das assaduras

Crescer


 Fernando Martinho
Os médicos são unânimes: para evitar dermatites no bumbum do bebê, as famosas assaduras, a receita é trocar as fraldas com frequência. São no mínimo oito trocas de fraldas por dia. "A regra é fazer as trocas após as mamadas, que ocorrem, em geral, a cada três horas, ou logo após a evacuação", afirma a pediatra Maria Aurora Brandão.
Esse primeiro cuidado é essencial para garantir a higiene e a saúde da pele do bebê, durante o período em que ele usar fralda, ou seja, até por volta dos dois anos e meio. Com a constante troca de fraldas, afastam-se os principais motivos da assadura: a umidade, o abafamento e a contaminação por fungos e bactérias presentes na urina e nas fezes.

Também é importante investir em fraldas de boa qualidade e de alta absorção, e buscar cremes eficientes na prevenção de assaduras e que tenham sido dermatologicamente testados. "E essa escolha deve ser feita em conjunto com o pediatra da criança", diz a especialista.



Quando assar...
Mesmo fazendo a higiene adequada, o bebê poderá ter assaduras, que nada mais que são do que inflamação na pele. Isso ocorre por vários motivos, mas é mais comum quando a criança está sensível, com a imunidade baixa devido a um resfriado ou virose, ou quando suas fezes estão mais ácidas, com cheiro forte, o que pode ser motivado pela troca de alimentação.
Confira algumas dicas práticas para ajudar seu filho a se livrar desse incômodo e quando é caso de procurar o médico:
- Se perceber que a pele do bebê na região das penras e do bumbum está irritada, limpe-a bem com água morna e sabonete, e faça as trocas de fraldas ainda mais frequente. . É bom deixar o bebê por alguns minutos sem fralda, em caso de tempo quente, para ventilar o local.

- Pele vermelha pede proteção extra com pomada contra assadura. Busque produtos fáceis de remover para não machucar a pele do bebê. Eles devem conter substâncias hidratantes, regeneradoras e hipoalergênicas, sem perfumes e corantes, para evitar maior agressão da pele já irritada. Mas nada de fórmulas com antibióticos e antifúngicos, a não ser com indicação médica. Já existem pomadas que previnem e tratam as assaduras.

- Não use talco na troca da fralda. Apesar de parecer adequado para manter as dobrinhas secas, o produto pode abafar a pele e irritar ainda mais.Também há risco de as partículas serem aspiradas pelo bebê;

- Nada de investir em receitas caseiras, como maisena ou outras substâncias, sem consultar o pediatra.
- Se a irritação não melhorar em 24 horas e ocorrer infecção, procure um médico. As assaduras são bastante doloridas e vão irritar o bebê. Nos casos mais graves, pode até ocorrer febre.

Nenhum comentário: