quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Machucado em bebê

UM GUIA COMPLETO PARA SABER O QUE FAZER PARA QUE UM SIMPLES RALADINHO NÃO VIRE DOR DE CABEÇA PARA A CRIANÇA NEM PRA VOCÊ



Criança vive caindo, ralando o joelho, batendo a boquinha e assim por diante. Por mais que tomamos cuidados, acontece mesmo. É normal e faz parte da infância, principalmente na fase em que os pequenos começam a engatinhar ou começar a andar. Deixe seu filho explorar o mundo, mas fique atenta à coleção de machucados que seu pequeno explorador pode acabar ganhando. Alguns passam rápido, mas outros precisam de cuidados especiais. Como diferenciar cada um deles e como agir quando seu bebê se machucar? Nós preparamos algumas dicas pra te ajudar.

1. Lave com água e sabão: é o essencial em qualquer machucado, lavar o mais rápido possível com água e sabonete. Se tiver, pode até passar um soro fisiológico. Mas o fundamental mesmo é a água e o sabão.

2. Estanque o sangue. Se estiver sangrando muito, é preciso fazer pressão com uma gaze ou com um paninho limpo, apertando com força até estancar o sangue e lavando com bastante água. Se o sangramento for muito grande, ligue para o médico e leve ao pronto socorro.

3. Não passe açúcar, sal, nenhum tipo de pó, maizena ou outras coisas inadequadas no machucado. O ideal é só lavar bem e, se preciso, levar ao médico.

4. Faça um curativo. Depois de estancar o sangue e limpar a ferida, faça um curativo com gaze e esparadrapo. O algodão não é bom porque pode deixar fiapinhos.

5. Cuide do curativo. É preciso também trocar o curativo com frequência, quando ele estiver úmido, molhado ou com sangue. Deve-se lavar bem a ferida a cada troca de curativo.

6. Proteja a ferida. Tenha cuidado para que a criança não entre em contato com animais domésticos, tanquinho de areia, não tome sol na região da ferida e não arranque a casquinha do machucado.

7. Em caso de queimadura: lave com água e sabão, dê bastante água para a criança e leve ao médico. Nada de passar pasta de dente ou outras substâncias inadequadas. Se fizer bolha, não fure a bolha!

8. Quando o bebê se suja: Em caso de a criança se machucar em contato direto com o chão, terra ou areia, lave bem e leve direto ao médico.

9. Automedicação, nem pensar. Se estiver cuidando sozinha do machucado, nunca medique a criança sem prescrição. No máximo passe um anti-séptico a cada troca de curativo.

10. Em picadas de inseto. O sinal de que a picada infeccionou é quando fica vermelho por baixo e com uma crosta amarela em cima, tipo uma bolinha de pus. Tem que lavar com água e sabão e levar no pediatra para tomar ou passar um antibiótico, caso ele avalie que seja necessário.

CONSULTORIA: DRA DANIELA GRAFF, FILHA DE JACQUELINE E RUGGERO GRAFF, É ESPECIALISTA EM DERMATOLOGIA INFANTIL

Nenhum comentário: