quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Cartilha para desfraldar

Fraldas nunca mais
Com 1 ano e meio a criança está pronta para fazer xixi no penico. Mas vai precisar da orientação e, claro, muita paciência dos pais
Quer tirar a fralda do seu bebê? Pois saiba que não basta deixar a criança pelada, fazendo xixi à vontade. “Ela só conseguirá se livrar das fraldas se for preparada para isso”, avisa o pediatra Renato Lopes de Souza, da Universidade Federal de São Paulo. O sucesso depende da maturidade do pequeno e da paciência dos pais. Fisiologicamente a criança está pronta para abandonar as fraldas a partir de 1 ano e 6 meses. “É quando adquire o controle dos músculos e nervos do ânus e da uretra”, justifica Souza. Até os 4 anos, no entanto, acidentes ainda são normais.

Para botar em prática essa habilidade, a cabeça do seu filho precisa ser treinada — e aí entram os pais. Mostre a ele as questões que envolvem o troninho. O xixi na fralda, o cocô que vai embora na descarga e a importância dos hábitos de higiene são algumas lições. É importante perguntar se ele gostaria de experimentar o banheiro. Aqueles que já estão no ponto costumam mostrar a fralda molhada ou avisam que vão fazer cocô. Também não suportam ficar sujos e pedem para ser trocados.

A fralda diurna é a primeira a ser abolida. Uma tática boa é colocar a criança, assim que acordar, no penico ou no vaso sanitário. Nesse caso não se esqueça do redutor de assento, peça fundamental para deixar o baixinho mais seguro diante daquele baita buracão. No início pode ser que ele faça apenas um pinguinho de xixi, mas tudo bem. A partir daí é só levá-lo a cada duas horas ao banheiro. Com o cocô é mais fácil, porque a criança já está habituada a fazer sempre no mesmo horário.

Quando o pequeno conseguir controlar o xixi e o cocô e aprender a usar o penico ou vaso sanitário (o que pode levar até quatro meses), é hora de abandonar a fralda noturna. Para isso ele deve dormir em cama, pois pode dar vontade de correr para o banheiro durante a noite. Também é essencial abolir a última mamada. São 250 ml de líquido a menos na bexiga. E a regra principal: antes de dormir a criança precisa fazer xixi.

Não é aconselhável deixar passar da época certa para desfraldar. A criança pode se acomodar e, depois, o processo fica mais complicado. Também é péssimo forçar a barra. Quando não está preparado, o pequeno acaba segurando demais o xixi. Daí, o conselho para os pais é abandonar o processo por uns 15 dias e, então, tentar novamente
Veja os conselhos dos médicos para ajudar os pais e as crianças nesse processo

1ª semana
Leve o pequeno ao banheiro a cada duas horas para fazer xixi. No caso de cocô, respeite os horários de costume. Espere sempre ao lado dele, sem apressá-lo, até que finalize a tarefa. Limpe-o e vista a cueca ou calcinha.

Dica: cante parabéns e festeje as primeiras vezes do xixi e cocô no peniquinho.

2ª semana
Continue levando a criança para fazer xixi e cocô, mas deixe-a sozinha no banheiro. Peça que chame quando tiver terminado.

Dica: recaídas são esperadas. Jamais dê bronca. Em vez disso, diga coisas como: “Você fez xixi na calça, mas não tem problema. Dá próxima vez conseguirá chegar a tempo ao banheiro”.

3ª semana
Deixe a decisão de ir ao banheiro por conta da criança, mas pergunte se não está com vontade pelo menos umas quatro vezes ao dia. Dica: quem limpa o pequeno são os pais, mas mostre para ela como se faz. Nunca se esqueça de apertar a descarga e lavar as mãos (as suas e as da criança) depois de usar o banheiro.

4ª semana Agora não pergunte nem ofereça. Deixe que a criança vá ao banheiro por conta própria.

Dica: compre cuecas e calcinhas coloridas e com personagens para incentivá-la.

FONTE: Site bebe

9 comentários:

Ana Cris disse...

Parece ser tão fácil...ai,ai,ai... se fosse assim tava bom...
A minha eu começei com 1 ano e 8 meses, estava esperando a boa vontade da minha sogra desfraldar o meu cunhado (com 2 anos e 4 meses). Como eles passam muito tempo juntos achei que seria inutil tirar dela sem ele tirar tb. Mesmo assim ela teve uma assadura horroroso, o que me fez tirar a fralda noturna, e naturalmente parou de fazer xixi na cama. Pensei que seria fácil. Começamos juntas a desfraldas os dois. O meu cunhado no primeiro dia já pedia p ir no banheiro. (Nâo moramos juntas, então só sei o que foi falado). No fim de semana, tempo que eles passam juntos, o cunhado já não fazia xixi na roupa de jeito nenhum, enquanto a Bia fazia uma na roupa e uma no penico.
Ontem, depois de 15 dias é que ela pediu p fazer xixi. Isso pq tinha feito na roupa antes. na Parte da tarde.
Acho que para ela não fazer mais na roupa mesmo, e pedir ainda vai um mes. E o coco não tem jeito. Nenhum dos dois fazem. A Bia só percebe quando sente o peso na calçinha. e sei pq eu perguntei, quer coco bia, ela não... ai olhei a calçinha e o coco tava saindo, e ela andando, parece que nem tava percebendo, não sei.
Sei que ao contrário de todos, desfraldei a noite, ela não faz de jeito nenhum faz tempo. E o xixi de dia parece que ta começando... agora o coco... ai, ai,ai...

Tenikey disse...

è Ana não é mto facil não, eu ainda estou revezando fralda com sem fralda. Mas se manha cedo já virou lei fazer o 1/ xixi e o 1° coco no vaso sanitário.
kiss

roseli disse...

Olá, estou com um problemão, minha pequena Fernanda está com 2 anos e 2 meses e faz um escandalo quando tento colocá-la no vaso sanitário, o pinico ela diz que é chapéu, já comprei calcinas coloridas, redutor, dexei-a sem fralda, mas ela só avisa depois que fez xixi. Me ajude se puder. Já tenho 2 filhos adultos que não deram trabalho algum, ela está me dando um baile.

Roseli Fenix

ROSELI FENIX*♥* RO, LILI *♥ *♥*♥ disse...

Olá, estou com um problemão, minha pequena Fernanda está com 2 anos e 2 meses e faz um escandalo quando tento colocá-la no vaso sanitário, o penico ela diz que é chapéu, já comprei calcinhas coloridas, redutor, dexei-a sem fralda, mas ela só avisa depois que fez xixi. Me ajude se puder. Já tenho 2 filhos adultos que não deram trabalho algum, ela está me dando um baile.

Roseli Fenix

Gisa e Bele disse...

me ajudem,minha filha tem 2 anos e 3 meses e ja tem mais ou menos 1 mes que venho tentando deixa-la sem franda durante o dia,mas ela nao pede pra ir ao banheiro e só avisa qnd ja fez na calcinha.Antes ela pedia mesmo com fralda qnd queria fazer cocô,e depois começou a pedir pra fazer xixi e eu a levava no banheiro e deixava ela sem fralda sempre que podia nos dias quentes,mas agora que tirei mesmo ela nao avisa mais.Eu preciso leva-la toda hora se eu nao quiser limpar xixi na casa o tempo todo.Me ajudem por favor, eu ja to perdendo a paciencia.

Anônimo disse...

Meu filho tem 2 anos e 4 meses quando chegou o peniquinho chegou a fazer xixi 2 vezes, no segundo dia foi 6 vezes e chegou até pedir e no terceiro dia não quis mais.Ele não pede para fazer o xixi e nem coco e não se incomoda por estar sujo.Ele avisa às vezes quando faz, já não sei como proceder.

Anônimo disse...

Socorro.....meu filho tem 2anos e meio, ele não gosta de ficar com a fralda suja, então resolvi colocar cueca. Em hora em hora pergunto se quer fazer xixi, ele diz que não. Resolvi deixá-lo pelado e sempre perguntando se quer ir para o banheiro e diz que não, enão ele resolve fazer xixi pela casa toda...e vem todo feliz contando que fez xixi no chão. O que eu faço ??? Coco no penico nem pensarrr....

Ju Rocha disse...

Meu filho está com 2 anos e 8 meses iniciei o desfralde há 1 semana e meia, na escola ele aceita ficar sem a fralda mas não faz xixi nem coco, só depois de colocar a fralda de novo e em casa ele não quer ficar sem fralda de jeito nenhum, não sei mais o que fazer, já comprei um super penico pra ele que ele adora mas não quer fazer xixi nele, comprei cuecas coloridas e com personagens e nada... Alguma sugestão?

Anônimo disse...

Tenho o mesmo problema minha filha está com 2 anos e três meses e só faz xixi e cocô na calça, só avisa depois que fez..., não é fácil...





























T