quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Nomes da moda - 2009

Os nomes da moda
por  Anahi Martinho, filha de Anna e Altivo

PESQUISA LISTOU OS 100 NOMES MAIS COMUNS DE MENINOS E MENINAS NASCIDOS EM 2009. GABRIEL E JÚLIA FORAM OS CAMPEÕES




Uma pesquisa feita pelo BabyCenter listou os 100 nomes mais freqüentes entre 28 mil meninos e meninas que nasceram em 2009 no Brasil. Os nomes compostos e bíblicos foram as maiores tendências. A revisitação de nomes “antigos” como Francisco (54º), Joaquim (55º) e Manuela (7º) também está bastante popular.

Gabriel e Júlia: os campeões
Os grandes campeões de 2009 foram Gabriel entre os meninos e Júlia entre as meninas. Além de Júlia, entre as preferidas estão também Ana Júlia, em 19° lugar e Maria Júlia, em 63º. Aliás, a popularidade de nomes iniciados por Ana e Maria, no ranking das meninas é impressionante, no qual destacam-se Maria Clara (9º) e Ana Clara (10º).

Veja a lista dos 10 nomes mais comuns de meninos e meninas nascidos em 2009

Meninos:
1.Gabriel
2.Arthur/Artur
3.Matheus/Mateus
4.Davi/David
5.Lucas
6.Guilherme
7.Pedro
8.Miguel
9.Enzo
10.Gustavo

Meninas:
1.Júlia/Giulia
2.Sofia/Sophia
3.Maria Eduarda
4.Giovanna/Giovana
5.Isabela/Isabella
6.Beatriz
7.Manuela/Manoela
8.Yasmin
9.Maria Clara
10.Ana Clara

Nomes compostos
Os nomes compostos, que nunca saem de moda, também são sucesso no ranking masculino, com liderança dos nomes iniciados por João e terminados por Henrique.

Outras tendências entre os nomes duplos são a junção de nomes fortes de menino, que não andam tradicionalmente juntos, o que pode dar um Pedro Lucas, por exemplo, ou Lucas Gabriel. Vitória para complementar o nome de menina também tem feito sucesso.

Nomes diferentes
Entre os nomes “diferentes” que estão se tornando comuns, destacam-se Eloá, Kauany, Benício, Derek, Ágatha, Geovane, Yago e Pietra. Muitos deles são nomes estrangeiros, outra coisa que também nunca sai de moda.

Tendência Mundial
O clássico Sofia, que ficou em segundo lugar, é tendência no mundo inteiro. Sofia e variações como Sophia e Sophie apareceram entre os dez nomes mais comuns na Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Canadá, Chile, Escócia, Estados Unidos, Finlândia, Holanda, Inglaterra, Irlanda, Irlanda do Norte, Itália, México, Nova Zelândia, Noruega, Polônia (com grafia Zofia), Rússia e Ucrânia, em pesquisas feitas entre 2006 e 2009.

Bíblia
Mais freqüente entre os nomes masculinos, e em todas as gerações, os nomes bíblicos continuam em alta, como Rafael (11º), Matheus (3º), Lucas (5º), Pedro (7º), Miguel (8º), e o vencedor Gabriel. E destacam-se os “novos” nomes bíblicos, Samuel (24º), Isaac/Isaque (31º) e Emanuel (60º).

Famosos
Nos últimos anos, os bebês famosos estão na onda dos nomes antigos, o que provavelmente influenciou muita gente. João e Francisco, os gêmeos de Fernanda Lima, Joaquim e Benício, os meninos de Angélica e Luciano Huck, Antonia, filha de Camila Pitanga e João Valetim, o recém-nascido de Dado Dolabella, são exemplos da moda de nomes “antigos”. Outros filhos de famosos que parecem ter lançado moda são Enzo (nono lugar no ranking), filho de Claudia Raia, e Davi (quarto lugar), filho de Carolina Dieckmann.

Teste se você está por dentro dos “nomes da moda”
Na pesquisa online feita pelo BabyCenter, 6 mil leitores foram questionados se alguns nomes eram “pouco comuns”, “mais ou menos comuns”, “bem comuns” ou “muito comuns”. Os leitores acertaram com Maria Eduarda (3o no ranking de meninas), mas erraram em relação a outros nomes. A maioria dos leitores afirmou que Camila é um nome mais comum que Nicole e que Melissa, para bebês nascidos em 2009. Mas Camila ficou só em 44o lugar, enquanto Melissa ficou em 32o, e Nicole, em 16o. Menos de 10% consideraram Nicole um nome "muito comum”.

Entre os meninos, os leitores acharam que Paulo e Daniel são muito mais comuns que Artur e Miguel. Redondo engano. Artur ficou em 2o lugar, e Miguel em 8o. Paulo vem MUITO atrás, em 97o, quase de fora da lista, mas mais de 60% das respostas afirmaram que o nome era "bem comum" ou "muito comum". Daniel ocupa apenas o 19o lugar.

2 comentários:

Anônimo disse...

coloquei o nome da minha filha de Sofia..é um nome conhecido em todo o mundo, só muda a forma de escrever. Qdo dava aulas, as sofias eram minhas preferidas..rss. adorei a matéria..
Ja vou imaginando o dia que eu tiver um filho o nome que vou dar..ou outra menina..

Laura Friche disse...

Obrigada Teh

Um bjão e vamos nos falando sempre. Dica de mãe é a melhior coisa do mundo: foi uma das coisas que eu aprendi depois que o Sam nasceu!!!

:)