segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Criança: fazer bagunça.

por  Por Megan Mattes, tradução de Mariana Setubal, filha de Cidinha e Paulo
 
CRIANÇAS EXPLORAM O MUNDO CAUSANDO VERDADEIROS DESASTRES. APRENDA A CONTROLAR O CAOS NA SUA CASA

Tentar deixar a casa arrumada quando se tem crianças por perto é uma perda de tempo: no minuto em que você guarda um brinquedo, inexplicavelmente aparece outro. A bagunça chega a um ponto em que você começa a achar que o pequeno está tentando te deixar louca de propósito. Crianças de 1 ano estão descobrindo o mundo da única forma que sabem: explorando os arredores – e isso dá um trabalhão para a mamãe. Junte essa curiosidade ao desejo de ser independente (e à falta de habilidades manuais totalmente desenvolvidas) e você pode se preparar para muitos problemas. Embora a brincadeira de bagunçar seja saudável, isso não significa que você possa deixar seu filho fazer tudo o que quer. Veja as bagunças mais comuns e aprenda a impor limites sem prejudicar seu desenvolvimento.

Desenrolar papel higiênico
Crianças adoram girar o rolo de papel higiênico bem rápido e ver ele se desfazer. Enrolar tudo de novo dá um trabalhão, mas saiba que a brincadeira envolve movimentos de empurrar e jogar que ajudam a construir as habilidades motoras e a coordenação.
Como lidar: deixe o pequeno ter seu próprio rolo de papel higiênico em uma cor diferente. Avise que esse é para ele brincar e que os outros não são, aconselha Rahil Briggs, psicólogo infantil e diretor do Healthy Steps at Montefiore Medical Center, em Nova York. Mesmo assim, você ainda vai ter de ajudar a arrumar a bagunça, mas isso é melhor do que um ataque-surpresa no banheiro. Uma boa alternativa ao rolo de papel é brincar com uma bola. Impulsionar, jogar e rolar a bola vai desenvolver as mesmas habilidades (com a vantagem de não
ter de arrumar nada depois).

Desenhar nas paredes
Dar canetinhas à criança é preparar o terreno para mais bagunça. Por outro lado, o desenho estimula a criatividade e também as habilidades manuais, o que vai ajudar o pequeno a aprender a escrever.
Como lidar: dê à criança uma folha grande de papel. Se ela rabiscar na parede mesmo assim, deixe claro que isso não está certo e envolva-a na arrumação, mesmo que seja só para segurar o paninho enquanto você limpa. Assim, ela vai aprender que suas ações têm consequências.

Brincar com a comida
Criança adora explorar as diferentes texturas, as cores e os sabores das comidas, normal. “Nessa idade, elas também são muito curiosas sobre causas e efeitos”, explica Linda Acredolo, assessora da Parents e co-autora de Baby Minds. Por exemplo: quando a comida cair no chão, será que ela vai rolar, espatifar ou fazer barulho?
Como lidar: posicione um grande tapete lavável embaixo do cadeirão; assim, você não vai precisar se preocupar. Se você correr para limpar cada vez que o pequeno derramar ou deixar cair alguma coisa, vai ficar
louca, e ele vai começar a te testar.

Esvaziar o armário
Utensílios de cozinha são brinquedos superdivertidos para as crianças, além de boas ferramentas para o seu desenvolvimento. Colocar uma tigela dentro da outra melhora a noção de espaço, por exemplo.
Como lidar: deixe uma parte do armário reservada para as crianças, só com utensílios seguros, e mantenha os outros armários trancados. Lembre-se de liberar apenas os itens que você não usa muito para não ter de lavá-los toda hora.

Nenhum comentário: