terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Fala Cecília

Fiquei observando a Cecília (coisa que faço sempre) e avaliando quantas palavras ela já fala e o seu desenvolvimento em geral.
A Cecília me surpreende muitas vezes, pois basta explicar uma vez que ela entende, tipo quando ela quer descer a cadeira dela pelo degrau aqui em casa, ela vai arrastando a cadeira em pé (como um andador) ai quando chega perto do degrau (basta alguém falar CUIDADO, mas as vezes nem é preciso dizer nada) ela fica de joelhos e engatinhando ela derruba a cadeira pelo degrau, ai segura no parapeito da porta e desce o degrau e levanta a cadeira e senta.
Depois eu fiquei intrigada com a maneira que ela faz pra se comunicar (de um jeito que nós adultos entendemos).Então vamos as palavras do jeito que ela fala:
  1. Mamã (mamãe)
  2. Mamá (mamadeira)
  3. Bobó (vovó)
  4. Bobô (vovô)
  5. Bubu (carrinho de passeiro)
  6. Carru (carro)
  7. Nenê (neném)
  8. Babi (nome da nossa cachorra)
  9. Duda (nome da nossa cachorra)
  10. Cau (caiu)
  11. Cocó (galinha) 
  12. Cococó (Cocoricó)
  13. Auau (cachorro)
  14. Pucca
  15. Xiii (xixi)
  16. Cocô
  17. Papa (comida)
  18. Papu (sapo)
  19. Oi (quando ela pega meu celular e põe na orelha ela fala Oi)
  20. Caca (coisa suja)
  21. Bó (bola)
  22. Pexi (peixe)
  23. Babá (é como ela chama a Aline babá dela, mas não fui eu que ensinei isso)
  24. Deti (dente)
  25. Tau (tchau) 
  26. E já (quando alguem conta 1,2 3 ela completa "e já")
Cecília também ja sabe algumas partes do corpo como os olhos, nariz, mãos, pés, barriga e cabeça.
Manda beijo e faz tchau, sabe fazer carinho e dar abraço. Gosta de desenhar e ler. E adora assistir os dvd's, o preferido é o da Palavra Cantanda que ela assiste e nem pisca.
Ao ouvir uma música já começa a dançar, mechendo a cabeça, batendo o pé ou se requebrando inteira.
É teimosa e adora me desafiar, tem noção de perigo e toma muito cuidado ao descer degraus.

Um comentário:

Laura Friche disse...

Teh,

Espera só a hora que ela começar a conversinha atrapalhada: é de morrer de rir, eles soltam cada uma que a gente fica tonta!

O tempo vooooa, temos que aproveitar tudo mesmo!

BjO :)