sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Os bebês e o uso das mãos para comer

Faz bagunça, nós sabemos. Mas é muito divertido para os bebês. E ainda estimula a criança a conhecer sua comida mais de perto e ajuda no desenvolvimento motor. Libere o prato para eles!

Ana Cláudia Cruz


Beto Tchernobilsky
Um prato de comida na frente de um bebê é quase um convite para ele colocar as mãos em ação e se divertir tentando comer. Apesar da bagunça que resulta, essa é uma importante etapa do desenvolvimento motor fino, antes de ele aprender a usar os talheres. E pode ser uma ótima forma de oferecer comidinhas sólidas saudáveis, já que frutas, legumes e verduras são facílimos de cortar. Entre os 6 meses e 1 ano de idade, a alimentação muda aos poucos, da papinha para os sólidos. Nesse período, usar as mãos permite o contato mais direto com a comida e o bebê descobre diferentes texturas, cores, aromas, sabores. As resistências variadas de cada alimento estimulam os músculos faciais que têm papel importante na fala. Além disso, como o formato da comida fica mais lúdico, é capaz de o bebê comer mais. Fique atento apenas com a segurança. Ofereça pedaços pequenos, compatíveis com a boca da criança e sua capacidade de mastigação, para evitar engasgos ou machucados na garganta. Uma boa dica é pensar no tamanho da mão da criança. Pedaços que cabem nas pontas dos dedos são engolidos na hora. Por isso, devem ser pequenos mesmo. "Um pedaço maior induz o corte com os dentes ou com as gengivas, se eles ainda não existirem", afirma Tânia Rodrigues, nutricionista e diretora técnica da RGNutri, empresa especializada em nutrição. Por isso, mesmo os alimentos de consistência firme devem ser de fácil mastigação. Com 1 ano, a criança ensaia os primeiros atos usando a colher. Mas comer com a mão continua válido. Conheça, na página seguinte, as nossas sugestões para deixar as refeições dela deliciosas.


De 6 a 9 meses

Começam a despontar os dentes e a mastigação ainda é irregular. Nesta fase, é recomendável oferecer carnes moles, que são mastigadas com os cantos da boca e "chupadas" com os dentes centrais, e pão francês amanhecido, que proporciona um "bolo" homogêneo capaz de ser engolido sem engasgo. Retire antes as cascas crocantes, que podem machucar as gengivas.

De 9 meses a 1 ano

Os controles de mastigação são mais eficientes e, por isso, é possível dar frutas e legumes, como pedaços de tomate, cenoura cozida, banana, maçã e pêra.

A partir de 1 ano

Comer com as mãos é mais usado para facilitar o dia-a-dia. Os pais, durante um passeio, podem descascar uma banana, porque a criança já é capaz de comer a fruta sozinha, dividir um pequeno sanduíche de queijo ou, ainda, um salgado, em uma festa de aniversário. Mas é melhor que as refeições em casa sejam feitas com talheres. É um novo estágio de aprendizado. Nesta fase, a criança deve conhecer todos os alimentos e ser estimulada a manter horários e disciplina às refeições.

Nenhum comentário: