segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Você já é mãe‏

O VÍNCULO QUE A MULHER ESTABELECE COM O BEBÊ NA GRAVIDEZ É O PRIMEIRO DE TODOS OS VÍNCULOS QUE VIRÃO. POR ISSO, ELE É FUNDAMENTAL


A gente costuma se imaginar uma mãe de verdade a partir daquele inesquecível momento em que pegamos nosso filho no colo pela primeira vez. Mas o que poucas mulheres se dão conta – embora no fundo a maioria consiga sentir – é que você vira mãe a partir do momento em que se descobre grávida. No começo, não dá pra se sentir tão mãe assim. Mas a natureza dá nove meses para a mulher se preparar, se transformar e, mês a mês, ir conhecendo aquele pequenino ser que cresce dentro da sua barriga – e que vai se comunicar muito com a mãe mesmo antes de chegar ao mundo. “O vínculo que acontece entre mãe e bebê na gravidez é a fundação de todos os outros vínculos. A partir deste vínculo, todos os outros vão acontecer”, explica Eliana Pommé, mãe de Luana, Naila e Petrus, psicóloga especialista em vínculo mãe e filho.

Essa ligação começa a se estruturar no campo da fantasia, quando a mãe imagina como será o rosto do bebê, a cor do cabelo, a personalidade dele etc. Conforme os meses passam, o vínculo se torna cada vez mais forte. A barriga cresce, o bebê começa a se mexer e logo dá seu primeiro chute. A partir da 20ª semana de gestação, ele já será capaz de reconhecer a voz da própria mãe entre as de outras mulheres. Pelo útero, também chegam ao feto as emoções e os sentimentos da mãe. Ainda em formação, ele percebe se você está nervosa, agitada ou feliz. Isso porque os sentimentos provocam reações no seu organismo, com alterações da respiração e dos batimentos cardíacos, além da produção de hormônios. Sim, raiva ou tristeza vão chegar até o bebê também. E tudo certo. Mesmo antes de nascer, ele já vai aprendendo que a vida é feita de altos e baixos.

O feto não entende o significado das palavras, mas sim a intenção delas. Por isso, converse com ele, coloque música e faça coisas para você se sentir bem também. Já que o bebê lá dentro sente tudo, se você está bem, ele fica também, certo? Invista em exercícios físicos, vá ao cinema, saia pra jantar, cuide de seu corpo e de sua auto-estima. Além disso, a auto-massagem faz muito bem nesta fase. O bebê se sente tocado, recebendo um carinho, e a mulher sente seu corpo, aceitando melhor as mudanças físicas da gestação. Receber apoio da família é fundamental. Quanto mais a grávida se sentir cuidada, mais forte será o vínculo com o bebê. “Inconscientemente, a mãe resgata os cuidados que ela recebeu na vida e se apropria deste conhecimento para cuidar do filho”, explica Luciana Posternak, mãe de Luana, psicóloga especialista na relação mãe-bebê. Quando a menina brinca de boneca, já está desenvolvendo suas habilidades para cuidar de um bebê lá na frente. Por isso, pode se sentir mãe desde já. Mesmo sem perceber, você está se preparando para este momento há muito tempo.

3 comentários:

Anônimo disse...

This parаgraрh wіll asѕist the inteгnet νiewers for building up new
web site oг еνen a blοg fгom ѕtart to end.


Heгe is my ѕitе :: www.jeep.org.pl

Anônimo disse...

My partner and i freaκing adоre my enνiгonmеntally fгiendly e-cіgѕ anԁ would not give up their рarticular high smokе
volume foг anу otheг manufaсtuгeг!
! Wоο!

Feel free to surf to my sіtе ::
Http://Wedlov.Com

Anônimo disse...

Ηello, сonѕtantly i used to cheсk ωebѕite postѕ here eaгly іn thе break of daу, ѕince
i liκe tο learn morе and moгe.

My wеbsitе: relevant resource site