sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Cecília e o café.

Hoje de manhã perdi a cabeça...
Já tinha avisado e pedido lá em casa que não dessem café pra Cecília!!
E já peguei ela várias vezes com cheirinho de café na boca, e a Vanda (funcionária) disse que dava café pra Cecília e que ela gostava (claro, o que a Cecília não gosta?) e minha avó por icentivo da Vanda também já tinha dado café pra Cecília e em todas essas ocasiões eu pedi para que não dessem mais.
Eu não sou mãe radical, mas tem coisas que eu realmente evito dar em excesso pra Cecília, porque afinal ela ainda é um bebê, então evito coisas do tipo balas e doces, suco com muito açúcar, comida com muito sal, refrigerante, algumas coisas ela até ja experimentou e de todas as coisas que ela já experimentou a que ela mais gostou foi chocolate, que não pode ver eu comendo que já me pede e eu até dou um pedacinho (afinal filha de peixe, peixinho é! no nosso caso, filha de chocolátra, chocolatrinha é.)  
Mas poxa beber uma xicarazinha de café é de mais né não? A garota ja é ligada, ai fica mais ligava ainda e super agitada quando vai dormir.
Ai a minha revolta de hoje foi que: todo dia de manhã depois de tomar o mamá e tomar banho, vamos pra cozinha pra eu tomar meu café da manhã e a Cecília comer um biscoitinho, a Vanda foi falar com a Cecília que estava em seu cadeirão, quando a Cecília viu que a Vanda estava bebendo café pediu pra Vanda, e essa falou assim "não posso te dar café Cecília sua mãe nao deixa". E minha avó ficou falando que café não faz mal pra cirança que ela viu na TV que a criança fica mais esperta e bla bla e a Vanda reforçando o que minha avó dizia. Eu na calma (de novo) falei que não queria que desse café pra Cecília porque ela ainda era pequena e eu que eu acho que café é uma bebida forte demais pra ela. Nisso a Vanda solta "ja cuidei de outras crianças antes da Cecília e dei café pra todas elas e nenhuma morreu, e a Cecília bebe café desde que tinha 3 meses". Isso pra mim foi a gota d'água falei aos berros "NÃO ESTOU FALANDO QUE CAFÉ MATA E CADA MÃE É MÃE E EU SOU MÃE DA CECÍLIA!! E EU COMO MÃE DELA NÃO QUERO QUE ELA BEBA CAFÉ". 
E sobre a Cecília beber café desde os 3 meses é mentira, porque quem cuidava da Cecília era eu, e ela só mamava no peito. Isso que a Vanda falou me tirou do sério, eu ainda falei outras coisas, e a ela até ficou chateada comigo, mas ela provocou e eu não estou nem ai. Apelei mesmo.
Então chegando na agência fiz uma pesquiza básica na net e a melhor resposta que encontrei foi essa:


Crianças e bebês podem tomar café? FONTE: Rudge Ramos
Em princípio os bebês e as crianças pequenas não devem tomar café como outras bebidas. A cafeína pode excitar as crianças, que já são naturalmente agitadas. Após os 5 anos em pequenas doses e com infusão mais rala (café fraco) podem ser usados. Podem também ser colocados junto com o leite. 

Então mães do meu Brasil qual a opinião de vocês sobre esse assunto? Seus filhos bebem café?

Beijinhos, da mamãe descafeinada.

 

3 comentários:

Rô, Vivi e Anna C. disse...

Olá meninas lindas !

Tenny estou 100% com você.
Se tem comidas e bebidas que podem ser evitadas então evite, nada melhor e mais seguro do que manter uma alimentação saudavél aos nossos filhos.
Não abra mão disso, pois vai fazer uma diferença enorme no crescimento da Cecilia.

Não esqueci do seu e-mail não, passei aqui super rápido para deixar um Oi, escrever que estamos com mega master saudades de vocês.

Super Beijo

Vi, Rô e Anna Clara

SEM FILTRO disse...

Minha querida. Tenho certeza que deve evitar de dar café para sua pequena. Sabemos que as crianças são pós-graduadas em cara de dó e sabem melhor que os filhotes de cachorro como cortar nosso coração. Mas devemos ser firmes. Irei até mais longe: acho que todos em sua casa deveriam parar de tomar café como exemplo pra Cecília.

Beijos, Peoh (o pai da Helô)
www.bebeavista.com

Laura Friche disse...

Teh,

Eu já sou um pouco menos radical: Samuel come doces, e toma café com leite. Tudo com moderação, mas eu nunca proibi nada, porque, aqui em casa a gente toma café e come doces, então eu e o Jorge achávamos contraditório falar uma coisa e agir diferente.

Já faz um tempo que eu programei um post sobre alimentação. Quando ele sair, nessa semana, te mando, pra dividir com vc minha experiência!!!

ADORO o SEU BLOG!!!! :)

BjO