quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Tirar leite com bombinha e armazenar

NO COMEÇO É DIFÍCIL, ATÉ MEIO ESTRANHO, MAS DEPOIS QUE VOCÊ SE ACOSTUMA, PODE GARANTIR QUE SEU FILHO RECEBA O INSUBSTITUÍVEL LEITE MATERNO MESMO QUANDO VOCÊ TIVER QUE CHEGAR TARDE EM CASA OU VOLTAR A TRABALHAR



Tirar o seu próprio leite e armazená-lo para que seu bebê continue amamentado na sua ausência exige paciência e persistência. O corpo produz exatamente a quantidade que o bebê consome. Então, nas primeiras vezes, não se assuste se sair pouquinho leite. Com o passar dos dias, seu organismo vai 'pensar' que o bebê está mamando mais e produzirá de acordo.Para evitar contaminação, alguns cuidados especiais são necessários, a começar pela escolha do local em que será feita a coleta. Evite banheiro e cozinha, as áreas mais contaminadas da casa. O melhor mesmo é usar o quarto ou a sala para recolher o leite.Retire pulseiras, anéis e relógio e prenda os cabelos. Se possível, coloque uma touca ou lenço para tirá-los de circulação. Lave as mãos até a altura do cotovelo com água e sabão, enxágüe bem e depois as seque com uma toalha limpa ou papel descartável.Pronto, agora é só seguir as nossas instruções. E cuidado: geralmente você não deve ultrapassar dez minutos em cada mama com a bomba elétrica, para não ferir os
mamilos. A coleta com bomba elétrica leva cerca de 15 minutos. Com uma bomba manual, pode chegar a 45 minutos.Com um pouco de prática, seu filho vai continuar desfrutando das vantagens do leite materno. Vale ou não vale muito a pena?

Você vai precisar de:

fralda ou máscara para a boca

+ kit bomba tira-leite

+frasco de vidro com tampa plástica para o armazenamento

+panela

+pano para o escorrimento

+bacia para o descongelamento



Preparativos:


1. Coloque uma fralda ou máscara (como aquelas de médico) sobre o nariz e a boca e evite conversar durante a coleta. Assim, não há risco de a saliva contaminar o leite.



2. Sente-se com a postura correta em poltrona confortável. Pode ser a que você usa para amamentar.



3. Abra o sutiã de amamentação, massageie as mamas utilizando os dedos (indicador e médio) e faça movimentos circulares da aréola (parte mais escura da mama) para o corpo.



4. Com a palma da mão, massageie a mama em movimentos circulares em direção ao tronco.

Retirada:


5. Coloque o funil da bomba tira-leite com o mamilo bem centralizado. Relaxe e pense no seu filho. Deixar uma foto dele à vista pode ajudar.



6. Acoplada ao bico do seio, a bomba exerce uma pressão negativa (vácuo), extraindo o leite.



7. Deixe a bomba na velocidade mais baixa e vá aumentando aos poucos para que seus seios se acostumem e não fiquem machucados.



8. Algumas bombas têm um botão que, pressionado, interrompe brevemente a sucção, imitando o modo de o bebê mamar.

Armazenamento:


1. Para armazenar o leite, utilize um frasco de vidro com tampa plástica (exemplo: frasco de café solúvel ou maionese).



2. Ferva frascos e tampas (sem o papel interno da tampa) por 15 minutos após a água levantar fervura (a água deve cobrir todos os frascos).



3. Deixe-os escorrer em um pano limpo e seco e tampe-os sem tocar na parte interna das tampas.



4. Identifique o frasco com data e horário da coleta. O leite dura 24 horas na geladeira e 15 dias no freezer.



5. Guarde na geladeira, se for usar em até 24 horas, ou no congelador. O descongelamento do frasco pode ser feito em uma bacia com água em temperatura ambiente.



6. Aqueça em água quente (banho-maria desligado). Mantenha o frasco por alguns segundos e agite. Repita até amornar o leite, que deve ser oferecido ao bebê em até 24 horas após descongelado.

HORÁRIO:
O momento mais adequado para a coleta é após as mamadas ou quando as mamas estiverem muito cheias. Se você já voltou ao trabalho, retire o leite nos momentos em que seu filho mamaria caso você estivesse em casa. Assim, você evita que sua produção de leite diminua.

SEM SOFRIMENTONo:
Caso de o mamilo estar machucado (fissura) a coleta não deve ser feita com a bomba. Espere o seio se recuperar ou você pode piorar ainda mais a situação.

DOAÇÃO:
Se você tem leite sobrando, não desperdice. Doe aos bancos de leite, assim você ajuda a recuperação de bebês prematuros. Para saber como doar, acesse o site www.fiocruz.br/redeblh, que traz endereços de bancos de leite

BOMBA DE ALUGUEL:
Como o preço é alto, nem sempre é possível comprar uma bomba elétrica. Não desista: algumas empresas alugam bombas, como a Leite Fácil: SAC (11) 3285-6583. Site: www.leitefacil.com.br

* CONSULTORIA: Banco de Leite – Hospital Albert Einstein

* AGRADECIMENTO: Taís de Carvalho Pinto e sua filha Luana, pelo passo-a-passo.
 
FONTE: Pais e Filhos

2 comentários:

Helen Vitória disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Helen Vitória disse...

Comprei uma bomba manual da Chicco, mas em meia hora consigo extrair apenas 20 ml, tá demorado,....tenho bastante leite, o que estou fazendo de errado ? Preciso aprender, pois volto a trabalhar no final do mês e quero continuar com leite materno. Alguém tem vídeo sobre isso ou sabe me ajudar ??