NO COMEÇO É DIFÍCIL, ATÉ MEIO ESTRANHO, MAS DEPOIS QUE VOCÊ SE ACOSTUMA, PODE GARANTIR QUE SEU FILHO RECEBA O INSUBSTITUÍVEL LEITE MATERNO MESMO QUANDO VOCÊ TIVER QUE CHEGAR TARDE EM CASA OU VOLTAR A TRABALHAR
Tirar o seu próprio leite e armazená-lo para que seu bebê continue amamentado na sua ausência exige paciência e persistência. O corpo produz exatamente a quantidade que o bebê consome. Então, nas primeiras vezes, não se assuste se sair pouquinho leite. Com o passar dos dias, seu organismo vai 'pensar' que o bebê está mamando mais e produzirá de acordo.Para evitar contaminação, alguns cuidados especiais são necessários, a começar pela escolha do local em que será feita a coleta. Evite banheiro e cozinha, as áreas mais contaminadas da casa. O melhor mesmo é usar o quarto ou a sala para recolher o leite.Retire pulseiras, anéis e relógio e prenda os cabelos. Se possível, coloque uma touca ou lenço para tirá-los de circulação. Lave as mãos até a altura do cotovelo com água e sabão, enxágüe bem e depois as seque com uma toalha limpa ou papel descartável.Pronto, agora é só seguir as nossas instruções. E cuidado: geralmente você não deve ultrapassar dez minutos em cada mama com a bomba elétrica, para não ferir os
mamilos. A coleta com bomba elétrica leva cerca de 15 minutos. Com uma bomba manual, pode chegar a 45 minutos.Com um pouco de prática, seu filho vai continuar desfrutando das vantagens do leite materno. Vale ou não vale muito a pena?
Você vai precisar de:
fralda ou máscara para a boca
+ kit bomba tira-leite
+frasco de vidro com tampa plástica para o armazenamento
+panela
+pano para o escorrimento
+bacia para o descongelamento
Preparativos:
1. Coloque uma fralda ou máscara (como aquelas de médico) sobre o nariz e a boca e evite conversar durante a coleta. Assim, não há risco de a saliva contaminar o leite.
2. Sente-se com a postura correta em poltrona confortável. Pode ser a que você usa para amamentar.
3. Abra o sutiã de amamentação, massageie as mamas utilizando os dedos (indicador e médio) e faça movimentos circulares da aréola (parte mais escura da mama) para o corpo.
4. Com a palma da mão, massageie a mama em movimentos circulares em direção ao tronco.
Retirada:
5. Coloque o funil da bomba tira-leite com o mamilo bem centralizado. Relaxe e pense no seu filho. Deixar uma foto dele à vista pode ajudar.
6. Acoplada ao bico do seio, a bomba exerce uma pressão negativa (vácuo), extraindo o leite.
7. Deixe a bomba na velocidade mais baixa e vá aumentando aos poucos para que seus seios se acostumem e não fiquem machucados.
8. Algumas bombas têm um botão que, pressionado, interrompe brevemente a sucção, imitando o modo de o bebê mamar.
Armazenamento:
1. Para armazenar o leite, utilize um frasco de vidro com tampa plástica (exemplo: frasco de café solúvel ou maionese).
2. Ferva frascos e tampas (sem o papel interno da tampa) por 15 minutos após a água levantar fervura (a água deve cobrir todos os frascos).
3. Deixe-os escorrer em um pano limpo e seco e tampe-os sem tocar na parte interna das tampas.
4. Identifique o frasco com data e horário da coleta. O leite dura 24 horas na geladeira e 15 dias no freezer.
5. Guarde na geladeira, se for usar em até 24 horas, ou no congelador. O descongelamento do frasco pode ser feito em uma bacia com água em temperatura ambiente.
6. Aqueça em água quente (banho-maria desligado). Mantenha o frasco por alguns segundos e agite. Repita até amornar o leite, que deve ser oferecido ao bebê em até 24 horas após descongelado.
HORÁRIO:
O momento mais adequado para a coleta é após as mamadas ou quando as mamas estiverem muito cheias. Se você já voltou ao trabalho, retire o leite nos momentos em que seu filho mamaria caso você estivesse em casa. Assim, você evita que sua produção de leite diminua.
SEM SOFRIMENTONo:
Caso de o mamilo estar machucado (fissura) a coleta não deve ser feita com a bomba. Espere o seio se recuperar ou você pode piorar ainda mais a situação.
DOAÇÃO:
Se você tem leite sobrando, não desperdice. Doe aos bancos de leite, assim você ajuda a recuperação de bebês prematuros. Para saber como doar, acesse o site www.fiocruz.br/redeblh, que traz endereços de bancos de leite
BOMBA DE ALUGUEL:
Como o preço é alto, nem sempre é possível comprar uma bomba elétrica. Não desista: algumas empresas alugam bombas, como a Leite Fácil: SAC (11) 3285-6583. Site: www.leitefacil.com.br
* CONSULTORIA: Banco de Leite – Hospital Albert Einstein
* AGRADECIMENTO: Taís de Carvalho Pinto e sua filha Luana, pelo passo-a-passo.
FONTE: Pais e Filhos
2 comentários:
Comprei uma bomba manual da Chicco, mas em meia hora consigo extrair apenas 20 ml, tá demorado,....tenho bastante leite, o que estou fazendo de errado ? Preciso aprender, pois volto a trabalhar no final do mês e quero continuar com leite materno. Alguém tem vídeo sobre isso ou sabe me ajudar ??
Postar um comentário