terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Casa Segura (via boletim Crescer)

Sua casa é segura?
Uma das maiores diversões do seu filho vai ser explorar a casa, sempre em meio a quedas e tropeções. E basta um segundo de distração para ela engolir um brinquedo, colocar o dedo na tomada ou escalar um sofá em direção à janela. Algumas atitudes legais para os pais terem:
Produtos de limpeza – Devem ser mantidos fora do alcance da criança e não podem ser colocados em outros recipientes, como garrafas de refrigerantes. A criança pode beber o conteúdo acreditando ser o produto original.
Brincando com água – Eles vão querer brincar em baldes com água, no vaso sanitário, banheiras e piscinas. Com 1 ano, a cabeça do bebê pesa um terço do corpo. Se ele vira dentro da privada, por exemplo, pode se afogar, porque não tem força para sair. Os baldes e as banheiras devem estar sempre vazios, a porta do banheiro, fechada, e a piscina, protegida por grades de segurança.
Nas alturas – Imitando o super-herói do desenho animado, muitas crianças se jogam pela janela. Elas não têm noção do perigo. Escalar o sofá ou subir em uma cadeira são outros riscos. O tombo pode causar de ferimentos leves até traumatismo craniano. Se ela cair, observe mudanças no comportamento. Irritabilidade excessiva, desmaios e vômitos são motivos para levá-la ao pronto-socorro. Em casos mais graves, chame o resgate. A prevenção é simples: coloque grades ou redes nos lugares que ofereçam perigo.
Choque elétrico – Tomadas exigem protetores para evitar choques elétricos. Crianças literalmente exploram o mundo com as mãos e, espertas, rapidamente aprendem a retirar os protetores. Por isso, quando estiverem com um pouco mais de idade, é preciso explicar sobre os perigos.
Cozinha – Ali não é lugar de criança. Elas vão querer subir no fogão, puxar as panelas, verificar (e experimentar) o seu conteúdo. As panelas devem ficar nas bocas de trás do fogão, com o cabo virado para a parede. Vale colocar portões no acesso à cozinha e todos os objetos que estiverem sobre os armários devem ficar encostados na parede. Em caso de queimaduras, lave com soro fisiológico e medique com o analgésico habitual, indicado pelo pediatra. Se aparecer bolha, não tente rompê-la e leve a criança ao hospital.
Mobília segura – Cabeça de criança parece ser atraída por quina de móveis! Por isso, os especialistas recomendam as arredondadas. Mas não é preciso trocar toda a mobília. Há protetores de plástico (chamados de cantoneiras) que suavizam as batidas.

Nenhum comentário: