quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Como introduzir os alimentos na dieta do bebê

A criança bebe apenas leite por praticamente seis meses. Por isso, é preciso que a introdução das papinhas seja feita aos poucos

Mônica Brandão


Fernando Martinho
Em etapas

O método varia entre os pediatras – alguns preferem começar com papinhas salgadas feitas com apenas um legume, enquanto outros já sugerem uma sopinha mais elaborada. Mas, no geral, eles recomendam a seguinte sequência:

1 - Escolha um dia e ofereça um suco de laranja-lima no meio da manhã, entre uma mamada e outra – e não perca por nada o rostinho de espanto que o bebê vai fazer ao experimentar o novo sabor.
2 - Comece a oferecer as papinhas de frutas depois de três, quatro dias. Escolha um horário entre as mamadas na parte da tarde, e observe se o organismo da criança reage bem.
3 - Depois de uma semana, organize o horário das mamadas para oferecer a papinha salgada na hora do almoço. Continue com o suco e a papinha de frutas no lanche.
4 - Quando o bebê já estiver habituado é hora de dar a papinha salgada na hora do jantar também. E papinha de frutas como sobremesa nas duas refeições.
A quantidade ideal

O quanto a criança vai começar varia muito, mas apenas para você ter uma referência:

- dos 6 aos 9 meses: de quatro colheres (das de sopa) a uma xícara
- dos 10 aos 12 meses: uma xícara cheia
- de 1 a 3 anos: um prato infantil cheio

Água é fundamental!

Ela entra em cena junto com as papinhas. Como não há uma recomendação médica específica de quantidade, ofereça depois e entre as refeições, até a criança aprender a pedir. Sucos e chás sem açúcar também são bons, mas sem excesso, para não substituir completamente a água, que é considerada mais hidratante. Primeiro na mamadeira. Com o tempo, passe para o copinho.
Rotina é tudo!

Estabelecer horário para as refeições é um dos princípios fundamentais para a alimentação saudável durante toda a vida. Depois que o bebê experimenta vários alimentos (só depois), é importante criar uma rotina nas refeições. O controle do peso corporal, a melhora do funcionamento intestinal e a prevenção de doenças crônicas são algumas vantagens que ela trará a seu filho.

Os horários ficam assim:
- Ao acordar: leite materno ou de fórmula
- Meio da manhã: suco de frutas
- Almoço: papinha salgada e fruta
- Lanche da tarde: papa de fruta e/ou leite
- Jantar: papinha salgada e fruta
- Ceia: leite materno ou de fórmula

Esses alimentos, só na hora certa...


Até o bebê completar 1 ano, atenção aos alimentos que podem provocar alergias.Veja a partir de quando ele pode comer os seguintes ingredientes:

QUEM QUANDO POR QUÊ?
Gema de ovo cozido A partir de 6 meses e meio Este prazo é o ideal porque a criança já está acostumada com a papinha.

Feijão A partir de 7 meses A fermentação e, conseqüentemente, os gases provocados por ele serão mais bem aceitos após o primeiro mês de introdução de alimentos.
Peixes e frutos do mar A partir de 11 meses Têm proteínas altamente alergênicas e, nessa época, o organismo está mais preparado para lidar com as reações adversas.
Clara de ovo A partir de 1 ano Possui em sua composição uma cadeia química de proteína de difícil digestão para o bebês antes de 1 ano.
Mel de abelha A partir de 1 ano Antes dessa idade a criança corre o risco de contrair botulismo, caso o mel esteja contaminado pela bactéria Clostridium botulinum, nociva apenas aos bebês que são mais sensíveis.

Mantenha distância

Os pediatras e nutricionistas fazem coro: até 1 ano de idade é preciso evitar doces, refrigerantes e frituras. Pesquisas científicas apontam que esses alimentos, além de não possuir valor nutricional, aumentam o risco de a criança ficar obesa no futuro. Prefira sobremesas à base de frutas do que as bolachas doces.
Outro tipo de alimento que aparece principalmente na dieta dos bebês considerados magrinhos são os "engrossantes", como a farinha láctea e o amido de milho. Eles apenas agregam calorias e, muitas vezes, são usados precocemente.

Nenhum comentário: