segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Roupa de criança no tamanho certo

JÁ ESTÁ EM VIGOR NORMA QUE PADRONIZA O TAMANHO DAS ROUPAS PARA BEBÊ E INFANTO-JUVENIL, PRA NÃO TER ERRO NA HORA DE COMPRAR O PRESENTE



Você já deve ter visto esse filme: numa loja, seu filho veste 12. Na outra, 10. E ganha presente número 8, correspondente à idade dele. No fim das contas, toca você ficar correndo pra lá e pra cá pra trocar as peças, ou então esperar a criança crescer pra caber na roupa. A boa notícia é que resolveram acabar com essa confusão e estipular um padrão para as roupas infantis. Ainda bem!

Já está em vigor a Norma Técnica 15.800 sobre referenciais de medidas do corpo humano – que inclui roupas para bebê e infanto-juvenil. Essa norma não anula as informações oficiais da etiqueta tradicional. Poderá ser uma etiqueta a mais na roupa, caso a empresa adote a medida. É mais uma forma de você se localizar entre as diferentes marcas que tem por aí.

A ideia é estabelecer uma forma de indicação de tamanhos revelando, de maneira direta e fácil de entender, as medidas corporais de bebês, crianças e adolescentes às quais está destinado o vestuário. “Esperamos que as empresas do segmento infantil adotem as orientações do documento na produção de suas peças. As medidas de tamanho, que poderão constar na etiqueta certamente serão úteis no ato da compra, uma vez que não deixarão dúvida a respeito do real tamanho do produto no corpo do usuário”, reforça o gerente de Infraestrutura e Capacitação Tecnológica da ABIT, Sylvio Napoli.

Está lembrado de como é uma embalagem de meias, com tamanho e medida dos pés? Nesta etiqueta que estamos falando será parecido. Haverá na etiqueta opcional de camisetas, por exemplo, informações da altura, medida de tórax e pescoço, além da indicação sugestiva dos tamanhos, entre outras.

As lojas e empresas não serão obrigadas a adotar a norma, e também não haverá punição para aqueles que optarem por não seguir as orientações. Mas quem adotar vai ganhar muitos pais, avós, tios e tias que vivem às voltas para comprar o presente da criança no tamanho certo.

FONTE: Revista Pais e Filhos na internet.

Nenhum comentário: