sábado, 21 de novembro de 2009

Cálcio em dobro na gravidez

Ele é indispensável durante toda a nossa vida. Nada mais fácil de explicar. O cálcio regula a contração dos músculos, inclusive o coração, tem papel importante na estrutura de dentes e ossos, na coagulação do sangue, na manutenção dos batimentos cardíacos e da pressão arterial. Estudos provam que o aumento do consumo deste mineral em grávidas de risco reduziu o risco de toxemia gravídica (pré-eclampsia), distúrbio ocasionado pela hipertensão. Além disto, o cálcio ajuda na transmissão de impulsos nervosos.


A quantidade ideal

Há fases em que se torna ainda mais importante para a mulher: na gravidez e depois da menopausa, quando é usado para prevenir a osteoporose.


Se há um bebê a caminho, atenção! A sua necessidade de cálcio aumentou cerca de 50%. Ao invés de 800 ml diários de cálcio, agora terá que ingerir 1.200 ml.

O bebê agradece. Assim, previne o raquitismo (deformação na coluna vertebral) e garante uma boa formação de ossos e dentes. A mamãe também sai lucrando, pois seu corpo faz um estoque da substância para produzir leite no futuro. E neste ponto a natureza não deixa por menos: se o bebê tem carência de cálcio, este será retirado, sem cerimônia, dos ossos da mãe. Seu esqueleto está se formando e ele não pode abrir mão de um aliado tão poderoso. Basta para justificar o roubo, não é?


Como saber que falta

Como sinal de que o organismo não tem suas necessidades supridas surgem câimbras nas pernas, queda de cabelos, unhas fracas. Mais tarde, a gestante pode ter ossos enfraquecidos e perda de dentes. Antes que os sintomas apareçam, o melhor é ficar de olho em sua dieta, incluindo nela, todos os dias, os alimentos certos.


Deixe a titia falar, a vovó dizer que é bom. Nunca tome comprimidos de cálcio por conta própria, sem a indicação do obstetra.


Direto da fonte

As maiores fontes de cálcio são: leite, iogurte, queijo, espinafre, salmão, cebola, soja. E, ainda: amêndoas, nozes, chocolate, almeirão, couve, folhas de mostarda, sardinha.


Substitua ou acrescente

Para consumir a dose ideal de cálcio por dia veja nossas sugestões:
Café da manhã – Um copo de leite desnatado com cereais
Almoço – 1 fatia de queijo acompanhando a sobremesa
Lanche da tarde – 1 pote de iogurte
Jantar – Leite desnatado no lugar da água


ALIMENTOS x CÁLCIO

A maior parte deste mineral que consumimos é fornecida pelo leite e seus derivados: perto de 80%. Confira agora a quantidade que cada um oferece.

* Opções para quem precisa de uma dieta com baixo teor de gordura.

ALIMENTO CÁLCIO (mg)
Iogurte, simples, sem gordura (1 copo)* 452
Iogurte, simples, baixa gordura (1 copo)* 415
Iogurte, sabor frutas, baixa gordura (1 copo)* 314
Leite, desnatado (1 copo)* 302
Leite, 1% baixa gordura (1 copo)* 300
Leite, 2% baixa gordura (1 copo)* 297
Leite, integral (1 copo)* 291
Manteiga (1 copo) 285
Leite, chocolate, 2% baixa gordura (1 copo)* 284
Leite, chocolate, integral (1 copo) 280
Queijo, suiço (1 fatia) 272
Queijo, cheddar (1 fatia) 204
Queijo, muzzarella, parcialmente desnatado (1 fatia)* 183
Queijo, Americano (1 fatia) 174
Pudim (½ copo)* 146
Sorvete, (½ copo) 118
Iogurte, frozen, simples (½ copo)* 89
Sorvete, 10% gordura (½ copo) 88
Queijo, cottage 2% baixa gordura (½ copo)* 77
Sorvete, 16% gordura (½ copo) 76


Sylvia Leal
Consultoria: Dr. Décio Alves, ginecologista e obstetra

Nenhum comentário: