sábado, 21 de novembro de 2009

Parto - Cesárea?

Cesárea?
por  Camila Vasconcellos, filha de Nilton e Teresinha  10 de julho, 2006

São muitas as vantagens de uma cesárea. Para o médico, porque delimita sua hora de trabalho, para a mãe, que evita sentir dor, e para o bebê que, quando em perigo, tem seu risco de morte bastante reduzido. Mas nem sempre ela se faz necessária e essa idéia de tirar proveito até na hora de trazer alguém ao mundo influencia muito o quadro das maternidades brasileiras.

O país é o primeiro em número de cirurgias cesarianas. Em algumas regiões chegam a ocorrer em 90% (!) dos partos - segundo a Organização Mundial da Saúde, as cesáreas não deveriam ultrapassar 15% dos nascimentos. Além disso, a OMS calcula que, de todas as cesáreas realizadas, cerca de 50% poderiam ser evitadas.

Muitas vezes, a comodidade do parto marcado está relacionada às classes média e alta e com mulheres mais instruídas que, geralmente, têm medo de sentir dor ou que são convencidas por médicos que têm uma agenda mais corrida.

A Dra. Daniella Castellotti, ginecologista, obstetra e especialista em medicina de reprodução do IPGO*, afirma que “no parto normal o bebê dá sinais de maturidade, ou seja, quando a paciente entra em trabalho de parto temos mais segurança em não estar fazendo nascer um bebê antes do tempo”, mas ela ainda alerta que essa decisão irá sempre depender da evolução de cada paciente.

Por isso, montamos uma lista que reafirma os benefícios do parto normal e tenta resgatar a importância desse momento na vida da mãe e do bebê.

Contrações e compressão do canal vaginal: elas ajudam a limpar o pulmão do recém nascido;

Prematuridade: o médico pode sim errar no cálculo e o bebê correr o risco de ter má oxigenação cerebral;

Estresse: até a adrenalina do parto ajuda a preparar seu filho para outras situações parecidas!;

Problemas no pulmão: cerca de 20% dos bebês com síndrome do desconforto respiratório nasceram de cesárea marcada;

Nem tudo é o que parece: não sofra por antecipação! Você pode optar pela cesárea depois que o trabalho de parto começar caso esteja muito incomodada com a dor;

Mais ligeiros: bebês que nascem de parto normal nascem mais espertos, pois recebem um ′aviso biológico′ de que sua hora de nascer está chegando e, portanto, preparam-se melhor para esse momento, nascendo mais astutos e com menos problemas de adaptação.

Vínculo mãe e bebê: psicologicamente, a interação mãe-bebê é muito favorecida pelo parto natural, no qual os laços de ligação são potencializados quando comparados a uma cesárea;

Amamentação: uma das vantagens é o fato do bebê poder, em alguns casos, mamar já na sala de parto;

Maior pique: no parto normal a mãe está mais disposta à convivência inicial, sem as dores do corte na barriga, feito na cesárea, e com uma anestesia que, em geral, permite uma movimentação muito mais fácil e precoce, o que também faz com que o vínculo seja mais estreito nessa fase;

Fisicamente falando: no parto normal não há cicatriz aparente – a possibilidade de dores abdominais por aderências é infinitamente menor, assim como a chance de hemorragias e infecções.

Dor e recuperação: Na cesárea, o médico corta sete camadas até chegar ao útero... ou seja, a mãe sente dores em qualquer posição ou qualquer movimento que faça. No parto normal o sangramento geralmente é três vezes menor que na cesárea e o pós-parto costuma ser mais tranqüilo, com menos dor – e a recuperação é praticamente imediata, podendo a mulher voltar aos seus afazeres bem mais rápido.

* (IPGO) - Instituto Paulista de Ginecologia, Obstetrícia e Medicina da Reprodução www.ipgo.com.br.

Nenhum comentário: