terça-feira, 24 de novembro de 2009

O que acontece na barriga

Semanas 31 e 32

O bebê

O bebê já passou dos 2 kg e mede de 40 a 45 cm.

A mãe

Na segunda metade do sétimo mês, você já pode ter contrações, suportáveis e esparsas. A linha "nigra" está localizada no abdome anterior, dividindo a barriga ao meio. Ela desaparecerá no pós-parto, não se preocupe.
As suas consultas pré-natais passam a ser quinzenais. O médico vai pedir de novo um hemograma, exame de urina e, eventualmente, de sífilis.
Um novo exame ultrassonográfico pode ser solicitado nesta fase para avaliação do crescimento fetal, determinação do peso estimado, avaliação da quantidade de líquido amniótico, inserção da placenta, circulação sanguínea, útero-placentária e feto-placentária, e posição fetal.
Você pode se sentir muito cansada e está MUITO sensível.

Semanas 33 e 34

O bebê

O bebê está com oito meses em acabamento final, o rostinho está rechonchudo e cor de rosa. Pode ter bastante cabelo. O peso dele está em 2,4 Kg e o bebe está pronto para nascer.

A mãe

Pela sua ansiedade, é possível fazer um "ultrassom de mãe", não existem dados significativos importantes, mas a mãe vê melhor o bebê. Em 3D é possível ver os traços do bebê. Se engordou acima do necessário, é importante manter uma dieta, pois nessa fase o volume de sangue já aumentou 50%.
Você sentirá dores nas costas, porque a coluna sustenta um peso cada vez maior. Também terá alguma dificuldade para respirar porque o diafragma, que ajuda nos movimentos respiratórios do pulmão, está sendo empurrado pelo útero elevado.
Pode manter sua rotina de beleza: manicure, cabeleireiro, academia para natação e alongamento. Se já não fez, compre um bom livro sobre bebês (existem vários, peça indicações de outras mães que você admira e que lidam com os seus bebês da forma como você imaginaria fazer com o seu) Acalme-se lendo e imaginando como será o cotidiano com o seu bebê.

Semanas 35 e 36

O bebê

O bebê está em posição de parto - de cabeça para baixo. A partir dessa época, os pulmões produzem uma substância chamada surfactante, que faz com que eles sequem e fiquem prontos para respirar de verdade. Pesa mais de 2,5Kg. Ele já reconhece a voz dos pais. Se durante a gestação a mamãe e o papai cantarem sempre a mesma (ou as mesmas) música para ele, após o nascimento ele se acalmará ao escutar a canção que o embalou durante boa parte da gravidez, assim como ficará mais tranqüilo ao ouvir a voz da mamãe.

A mãe

Você deve estar totalmente informada sobre qual será o tipo de anestesia do parto - anestesia peridural ou raquianestesia. A maneira mais moderna e eficaz de tirar a dor do período de dilatação é a anestesia peridural, pois alivia ou quase anula a dor, mas as contrações se mantêm. Se ainda não fez, deve participar de um curso de gestantes com seu marido. Vai ajudar muito, tanto no pré-parto, como no pós-parto e no primeiro mês do bebê.
Se já começou o curso para gestantes, aproveite para tirar todas as suas últimas dúvidas relacionadas aos cuidados com seu bebê. Você agora deve alimentar sua confiança e sua tranqüilidade. Já leu muito sobre o parto, já leu muito sobre bebês. Lembre-se: esse tempo de espera é feito para preparar você para tornar-se mãe.

Semana 37

O bebê

O bebê está totalmente pronto para nascer.

A mãe

Está chegando a hora! Você está bem assistida e preparada.
A barriga pressiona o estômago e, pelo refluxo, pode provocar azias diárias. As contrações são esparsas e a maioria indolor. A partir de agora, o colo pode estar aberto com perda do tampão e a barriga estará mais baixa.
Na consulta pré-natal, o médico fará o exame de toque. O retorno é semanal nas consultas médicas.
Não deixe de relatar qualquer anormalidade ao seu médico. E, sobretudo, não deixe de manifestar carinho por seu marido, e ambos com o bebê. Falta pouco.

Semana 38 e 39

O bebê

O bebê deverá estar com peso entre 3kg a 3,5kg e mede cerca de 45 cm. Ele enxerga, ouve e chupa o dedo. Está preparado e começa a ficar sem espaço porque cresce rápido e ganha 200g por semana.

A mãe

Está chegando a hora do parto. Tudo preparado. Alguma ansiedade é normal. A dificuldade para dormir aumenta - use dois travesseiros para respirar melhor. Os reflexos estão diminuídos, por isso, é melhor parar de dirigir. Você deverá estar pesando 12 kg a mais do que no início da gravidez. A dilatação começa.
A instabilidade emocional é grande, mas você deve procurar relaxar, ouvindo música, meditando, lendo...lembre-se de que é você quem vai criar o ambiente de calma e serenidade que seu bebê precisa para sentir-se bem e confortável

Semana 40

O bebê

O bebê pode ter de 45cm a 50 cm e pesa em torno de 3,5kg. Está preparado e esperando a hora de nascer.
Ele está ansioso para conhecer vocês e receber o carinho naquela mãozinha, beijinhos na bochecha e na cabecinha... Tanto amor na barriga, agora ele vai ganhar o calor do papai e da mamãe.
Que alegria!!!

A mãe

Seu bebê vai nascer, de parto normal ou cesariana, chegou a hora dele vir ao mundo. Foi uma grande transformação para você: física, emocional e energética.
Na última semana, as contrações ficarão freqüentes e ritmadas, passando de um ritmo de 1 a cada hora, até chegar a 1 a cada 10 minutos e com 30 segundos de duração, típicas do trabalho de parto.
A partir das contrações rítmicas, o parto pode levar até 14 horas, o que pode ser abreviado com a colocação do pessario, que é um dispositivo intra-uterino que induz ao parto por esvaecer o colo do útero (que passa de grosso para fino) sem provocar dor.
Quando as contrações ficarem mais fortes e a dilatação adequada (5-6 cm) você poderá tomar a anestesia peridural.
Fique tranqüila, você está preparada. Esse é o momento que só uma MULHER pode sentir e dimensionar.
Parabéns!

Nenhum comentário: