sábado, 21 de novembro de 2009

O que acontece na barriga

Semana 20

O bebê

O bebê tem 330 g e mede 25 cm. Ele se movimenta como um astronauta e os dedos já estão totalmente separados.

A mãe

Você e seu bebê começam a se conhecer melhor. Sua barriga já está crescendo e você aguarda sentir o bebê chutar a qualquer momento!
Com um exame de ultrassom 3D é possível ter uma noção do rosto. Se optar por esse tipo de exame de imagem, prepare-se para a emoção da primeira foto do seu bebê!!

Semanas 21 e 22

O bebê

O bebê pesa 350g tem cílios, sobrancelhas e unhas.

A mãe

Nessa quinzena você sentirá, pela primeira vez, os movimentos do bebê. Pode até levar um susto no primeiro momento, mas esse é o primeiro sinal de interatividade entre você e o seu bebê. Agora é a hora de fazer o ultrassom morfológico, para ter certeza do sexo do bebê e do seu desenvolvimento normal. Seu médico deverá pedir os exames laboratoriais de sangue e urina novamente.
Mande manifestações de carinho, que ele perceberá e retribuirá.

Semanas 23 e 24

O bebê

O feto aos seis meses está feliz da vida: tem 32 centímetros e pesa 850 gramas. Reconhece a voz da mãe e do pai Cresce rápido e ganha peso. Brinca, chuta, faz alongamento, se espreguiça e adora receber carinho dos pais!

A mãe

No sexto mês o volume de sangue está 30% maior que o normal. Você ganhou cerca de 6,4 kg, está com a pele bonita, brilhante e hidratada.
Beba água - e muita! - é essencial para evitar cistite.
É comum sentir um pouco de taquicardia - sensação de que o coração vai sair pela boca e a respiração fica um pouco mais curta.
É normal também ter dor nas costas e a digestão mais demorada. Ah!, não esqueça que vai precisar ir mais vezes ao banheiro porque o peso do bebê começa a pressionar a bexiga.
É talvez o período mais tranqüilo da gravidez. Você está feliz, sente o bebê mexer o tempo todo e tende a exagerar nas atividades - hora extra no serviço, faz limpeza, procura móveis e roupas para o bebê... Abusa e se sente poderosa!

Semanas 25, 26 e 27

O bebê

Neste período o bebê pode dormir enquanto a mãe está acordada e passar a noite toda em atividade, atrapalhando o sono da mãe.
Mas ele está feliz da vida! E já tem 1 kg.

A mãe

Vale repetir: esqueça os conselhos de mãe, sogra e comadre. Confie no seu médico! Faça a dieta aconselhada, os exercícios para preparar a musculatura e a respiração para o parto.
Uma atividade de bons resultados é a hidroginástica, que você pode praticar do quarto mês até o fim da gravidez.
No dia-a-dia, é freqüente o endurecimento da barriga por movimentos bruscos do bebê - ação e reação: ele chuta, o útero contrai.
A partir dessa fase, se viajar de carro, mude frequentemente de posição, estique os pés. Se estiver dirigindo, pare a cada 2 horas e descanse - no mínimo - 15 minutos. Não existe mais o mito de andar de avião, pode sim, até o sétimo mês.

Semana 28

O bebê

O bebê começa a ganhar peso rapidamente a partir da 28ª semana. Ele já tem 1,1kg.

A mãe

Você está no sétimo mês da gestação e a postura muda: inclina-se para trás para equilibrar o peso da barriga. Anda tipo "patinha" - você sabia que o nome científico desse jeito de andar é marcha anserina? Nessa fase, os pés incham. É recomendado calma e descanso, não faça exageros nas tarefas domésticas e não fique muito tempo em pé.
Se for diagnosticada pressão alta, há perigo de eclampsia. O médico acompanhará seu estado, usando medicamentos se necessário.

Semanas 29 e 30

O bebê

Nessa quinzena o bebê engorda e chega a pesar 1,6kg e tem 35 cm a 40cm.
Está numa festa: brinca e até soluça... é fácil a mãe escutar o "ploc-ploc", achando que é batimento cardíaco mais lento, mas - na verdade - é soluço!

A mãe

Período para repetir todos os exames sorológicos que podem evitar a transmissão para o bebê de vírus como: o HIV (vírus da Aids), HTLV tipos I e II (associados à leucemia, linfoma e alterações neurológicas) e os vírus da hepatite B (HBV) e C (HCV). Comece a reduzir sua rotina porque o feto é viável para o nascimento ou seja, seu bebê já pode nascer. Nessa quinzena, 85% dos bebês já estão na posição cefálica (de cabeça na posição) ou pélvica (sentado). A maternidade deve estar escolhida e você deve deixar sua mala e a do bebê prontas.

Nenhum comentário: