sexta-feira, 20 de novembro de 2009

O que acontece na barriga

Semana 1 e 2

O bebê

O ovo ou zigoto se forma com a fecundação do espermatozóide com o óvulo. Ele, conterá 46 cromossomos e 48 mil genes, com os fatores hereditários do pai e da mãe. 24 horas depois da fecundação, o ovo se divide em duas células, que se dividem em quatro e assim por diante...
O zigoto começa a produzir um hormônio especial, que é exclusivo da gravidez - a gonadotrofina coriônica, cuja missão é proteger o feto e colá-lo na parede uterina.

A mãe

Parabéns, você está grávida!
A primeira consulta ao obstetra vai ser longa porque você terá muitas dúvidas e todas devem ser respondidas. Seu médico vai pedir exames laboratoriais de sangue, urina e fezes. No exame médico, ele vai medir a pressão arterial e o pulso, vai verificar seu peso e examinar os seios.
A orientação dietética é essencial: coma mais vezes ao dia, em menor quantidade. Esqueça aquele ditado que grávida come por dois! Coma com qualidade e fragmentado em seis refeições ao dia, a cada três horas.
Pare de fumar e peça para seu companheiro não fumar no mesmo ambiente que você estiver.

Semana 3 e 4

O bebê

A placenta começa a se formar. É um órgão inteligente, um filtro que escolhe o que o feto necessita e o que ele rejeita. O bebê está cercado de água, o líquido amniótico, que contém glicose, sais e serve para ajudar as trocas entre o organismo materno e o feto e ainda protege o bebê.

A mãe

Por ora, evite os exercícios físicos de impacto, como: step, musculação, corrida, jogar tênis ou fazer cavalgada. Prefira as caminhadas, alongamentos e ioga. Aproveite o ritmo mais calmo do exercício para ir acolhendo o bebê no seu corpo, na sua vida.
É bom tomar cuidado com produtos químicos como a amônia. Por isso, acostume-se a ler os rótulos das tinturas para cabelo e dos produtos de limpeza.
O médico prescreverá por três a quatro meses o ácido fólico, 5 mg, que ajudará na placentação e formação de tubo neural (o sistema nervoso central do bebê).


Semana 5

O bebê

Já se pode falar em um ser humano, apesar dele ainda estar no período embrionário. O bebê tem de 5 a 6 mm, o que corresponde a um grão de arroz. Os órgãos começam a se formar.

A mãe

Você pode sentir enjôo, sobretudo pela manhã ou um aumento de salivação. Talvez sinta dor nas mamas. Seu cérebro está comandando uma operação gigantesca, hormônios bombardeiam sua corrente sanguínea, dentro de você a vida está acontecendo. Que tal sair e comprar o primeiro sapatinho...
Ah, e acostume-se a passar hidratante todos os dias, para prevenir o aparecimento de estrias.

Semana 6

O bebê

O coração do bebê está em desenvolvimento e formam-se as quatro cavidades.. O bebê já mede entre 8mm e 11mm.

A mãe

Seu corpo começa a mudar: seios fartos (às vezes bem doloridos), a cintura um pouco mais grossa. Nessa fase, é comum você sentir-se menos estimulada para o sexo, a libido fica mesmo mais baixa. Além disso, sua atenção está toda voltada para a gestação, sobretudo se você anda sentindo enjôos.
Tenha cuidado com a dentição. Converse com seu dentista e marque um acompanhamento. Além disso, você deve está louca para ver o bebê, quer fazer um ultrassom, mas não é a hora. Tente conter a ansiedade!

Semana 7

O bebê

O sexo é decidido na sétima semana de vida do embrião, apesar de ser determinado no momento da fecundação. Nessa fase o tamanho do bebe é de cerca de 25 mm, o coração dele bate mais ou menos 150 vezes por minuto e já estão definidos os olhos, nariz, lábios, orelha, órgãos internos e sistema nervoso central. Fofo, né?

A mãe

Psicologicamente, você começa a ter a sensação que vai menstruar a qualquer momento, porque a progesterona - que é o mesmo hormônio da TPM - está alta, para manter a gravidez. Fique tranqüila, isso é normal.
Nesse período é comum não engordar ou até perder peso, pois seu apetite está alterado e talvez você não consiga comer em grandes quantidades. Se tiver enjôos é melhor comer - pela manhã - duas bolachas de água e sal, antes de escovar os dentes. Isso ajuda a minimizar o enjôo matinal e a rejeição pelo café-da-manhã.
Uma dica de estética: a pele, pode ficar com algumas manchas, por causa dos hormônios. Não esqueça de usar protetor solar todos os dias e evite pegar sol diretamente entre 10h e 16h.

Semana 8

O bebê

O embrião está na transição para feto, já tem o aspecto humano e todos os órgãos. O bebê cresceu rápido e já cabe na palma da mão de uma mulher, pois ele tem cerca de 31mm.

A mãe

Sim, você pode sentir desejos e não pense que é frescura. Desejos são sinal de que alguma deficiência nutricional precisa ser compensada ou de que as alterações hormonais ainda precisam se estabilizar. Normalmente o desejo está ligado aos sabores cítricos ou a coisas muito doces.
As mesmas alterações no seu organismo podem provocar dores de cabeça diárias, mas fraquinhas, que passam com o analgésico prescrito pelo médico.
Atenção no trabalho: geralmente nesse período, por causa desses incômodos, você pode pedir para ser poupada de algumas atividades, se sua função profissional exigir longos períodos em pé, movimentos de agachar e levantar ou subir escadas com freqüência. Se puder, aproveite para descansar um pouco a cada hora, tente manter a coluna sempre ereta e não esqueça de informar ao seu médico qualquer desconforto para que ele possa orientá-la.

Semana 9

O bebê

O bebê já está com 4 cm e pesa pouco mais de 1g, como se fosse uma uva itália. É nessa semana que começa a formação do esqueleto. Ele já consegue fazer movimentos simples, como mexer o braço e a perna.

A mãe

Viva! Você já pode fazer seu primeiro ultrassom, ver os membros em movimento e ouvir o coração do bebê. Para o médico esse exame é importante porque acerta a idade gestacional (caso tenha dúvida da data da última menstruação) e define se a gravidez é tópica (dentro do útero) e única (um feto).
Puxa, que emoção!!! Você pode gravar e acompanhar todo o desenvolvimento do bebê. Com certeza será um momento muito feliz!
Nesse período você pode sentir muito sono, estar mais distraída, por isso tenha cuidado no volante em trajetos longos!
É normal sentir sono, ficar irritada, ter enjôos...

Semana 10

O bebê

O bebê tem uma intensa movimentação na placenta. As costelas começam a se formar, assim como ossos dos dedos das mãos e dos pés.

A mãe

Se você manteve seus hábitos alimentares, deve ter engordado 400 gramas. Isso mesmo, só 400 gramas, pois habitualmente você não engordaria dois quilos por mês!
Sua gravidez ainda não é aparente e você não sente o bebê mexer. Se você procurou uma nutricionista para seguir uma dieta balanceada, muito bom! Não faça dietas da moda, nem siga dicas de amigas, sogra, mãe e comadres. Muitas gestantes cortam o carboidrato para não engordar, mas tanto o carboidrato como a gordura são importantes para a formação do feto e para a mãe durante toda a gestação.

Semana 11

O bebê

A partir de agora o bebê está totalmente formado e crescerá até o nascimento. É nessa semana que ele coloca, pela primeira vez, a mãozinha no rosto.

A mãe

Nessa semana seu médico vai pedir um ultrassom para medição da translucência nucal. Este é um exame importante que serve para afastar, em 85%, os casos de cromossomopatias, ou seja, ele detecta má formação e anomalias causadas por alterações, tanto nas estruturas, quanto no numero de cromossomos, como a Síndrome de Down. O exame pode ser feito até o final da 13º semana. Procure caminhar e ocupar-se com atividades prazeirosas, porque nesse período você pode sentir-se mais amedrontada e preocupada com seu bebê

Semana 12

O bebê

O bebê tem 9 cm e pesa entre 14g e 30g. Ele já está totalmente formado e a salvo dos riscos de anomalias físicas.

A mãe

Sua barriga começa a aparecer, seu peito está grande e você ainda não se sente pesada. Está linda!
Fisiologicamente, os desconfortos dos sintomas começam a diminuir e - em grande parte das mulheres - desaparecem. Psicologicamente, você está mais disposta a participar de eventos sociais. Evite ambientes com muito fumo, como boates. Cuidado também com o uso de saltos altos e roupas apertadíssimas, que limitem sua respiração e incomodem seus movimentos.

Nenhum comentário: