sábado, 21 de novembro de 2009

O que não pode faltar no cardápio diário

Você acredita, de verdade, que nosso corpo sempre responde aos bons tratos que recebe? E age de acordo com isto? Se não está convencida ou tem alguma dúvida, vale ouvir o Dr. João Curvo, médico nutrólogo, autor de livros sobre dietoterapia energética – filosofia que consiste na reeducação alimentar como ponto de partida para se obter uma melhor qualidade de vida.

Em seu último livro As cinco estações do corpo (Ed. Rocco) há novidades: ele apresenta os alimentos, de acordo com suas funções no metabolismo, e com a energia que carregam: fala de brotos que remoçam, indica frutas que acalmam e aquecem. Ou seja, mostra novas formas de apreciar o que comemos. É só conferir.


Para aumentar a fertilidade e a produção de sêmen

A dieta chinesa sugere os seguintes itens no cardápio: sementes de girassol, de abóbora e de gergelim, castanha de caju, amêndoas, nozes, pistache, germe de trigo, ovos de galinha ou codorna, peixe, camarão, polvo, lula, lagosta (cozidos com temperos fortes).
E mais: ostras e mariscos, peru, carne bovina, carne de porco, feijão azuki, arroz selvagem, sopa de inhame, cereja, uva, suco de uva, uva-passa, cacau, litchia, pêssego, morango, vinho tinto. E os chás de marapuama e de ginseng.

Para homens e mulheres, com mais de 40 anos, que querem gerar filhos, recomenda-se alimentos jovens e frescos, ricos em líquidos, clorofila e minerais: brotos de alfafa, de feijão, de soja, de trevo, de lentilha, além de nirá, cebolinha, frutas secas e água de-coco.


Uma vez grávida, sua dieta deve conter sempre

Proteínas animais: carne, peixe ou ave, uma vez ao dia. Carnes são ricas em ferro, B12 e zinco, essenciais ao crescimento do feto e à boa resistência física da mãe.
Cereais: arroz integral, milho verde, polenta, aveia, pão e biscoitos integrais. São fontes de vitaminas do complexo B.
Leguminosas: feijão branco, guando, fradinho e azuki - ricos em aminoácidos e ferro. Soja e seus produtos (tofu, missô, carne-de-soja), fontes de aminoácidos essenciais, vitaminas do complexo B e cálcio.
Verduras e legumes: todas.


No almoço


Hortaliças: para serem saboreadas nas saladas: rúcula, raditchi, endívias, acelga, agrião ou espinafre cru, que são tranquilizantes. Cenoura, beterraba e tomate (principalmente tomate-cereja) crus são refrescantes e antioxidantes. Nutrem e limpam o organismo. A combinação do sabor amargo (alface, rúcula, acelga, endívias) com o doce (cenoura, beterraba, fruta ou salada), tem efeito tranqüilizante, antioxidante e mineralizante.


Para tornar tudo ainda mais saboroso, vale temperar com: limão, azeite extra-virgem e/ou iogurte. Como se sabe, o limão ajuda na absorção do ferro e do cálcio.


No jantar


Verduras e legumes entram agora em cena nas sopas, cozidos ou refogados.


Com o aquecimento, os legumes ficam mais pobres em nutrientes, mas, por outro lado, isto facilita a digestão. O ideal é cozinhá-los ao vapor, o que ajuda a preservar o valor nutritivo.


Outros alimentos indispensáveis à futura-mamãe

Iogurte, coalhada e queijos magros de vaca ou de cabra: além da proteína, são fontes de cálcio. Iogurte e coalhada protegem a flora intestinal.
Tofu (queijo de soja) e missô: contêm proteína e cálcio. Sopa de missô com tofu e sanduiche de peito de peru e queijo: aí está uma refeição leve e saudável.
Frutas: ricas em vitaminas, minerais e líquidos. Evitam e tratam os inchaços e a hipertensão arterial. Use e abuse de pêra, tangerina, carambola, melancia, melão e abacaxi.
Chás: os melhores são os digestivos, relaxantes e antiespamódicos: camomila, erva-doce, maçã, hortelã, funcho, limão, orégano.

Atenção!
No segundo e terceiro trimestre da gravidez, aumente sua dose de proteínas: mais aves, peixes, ovos, iogurte, tofu, feijões e lentilhas. No terceiro trimestre – cuidado! - há perigo de anemia. Recomenda-se suplementos de vitamina B12, ácido fólico, vitamina C, ferro e cálcio.



O que deve ser banido

Cafeína: café, chá-preto, mate e refrigerantes tipo cola. Afetam a freqüência cardíaca e a respiração do feto.
Canela: o excesso pode causar aborto.
Pimenta, pimentão e excesso de alho: provocam azia.
Bebidas gasosas: produzem gazes e desconforto.
Frituras e excesso de comida: acarretam fermentação no estômago.


Curiosidade: a pêra e a mulher


Segundo os orientais, a pêra acalma a mãe e o filho em sua barriga. Coma crua, assada ou cozida e beba muitos sucos feitos desta fruta.


Receitinhas fáceis e gostosas à base de pêra

Suco de pêra com hortelã
Bata uma pêra com um copo d’água e quatro folhas de hortelã.

Pêra assada com limão e mel
Parta as pêras ao meio. Ponha em uma fôrma refratária. Regue cada metade da pêra com uma colher (chá) de suco de limão e uma colher (chá) de mel. Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido por 25 minutos.

Mingau de banana com pêra
Ingredientes: 1 banana prata; 1 pêra; 1 colher (chá) de mel; 1 colher (sopa) de suco de limão; 1 xícara de água. Descasque as frutas e bata no liqüidificador com o mel, o suco de limão e a água. Cozinhe por 20 minutos, mexendo, de vez em quando, com uma colher de pau. Sirva quente ou frio.


Maria Amélia de Oliveira
Consultoria: Dr. João Curvo, nutrólogo

Nenhum comentário: